Home | Bebê e Infantil | Como organizar quarto infantil com a participação das crianças

Como organizar quarto infantil com a participação das crianças

Como organizar quarto infantil com a participação dos pequenos? As férias estão acabando e este pode ser o momento ideal pra dar aquela organizada no quarto das crianças, então, tente transformar isso em algo bacana e divertido.

Tenho umas dicas aqui bem legais pra envolver nossos pequenos e até os mais grandinhos nesta tarefa. Já comentei várias vezes em outros posts no Blog do Elo7 que quando organizamos espaços tudo começa com uma bela triagem. É normal para os pais que essa seja a etapa mais difícil se as crianças têm o perfil de não se desfazer de nada.

+ Encontre organizadores para deixar tudo em seu devido lugar!

+ Brinquedos educativos para as crianças, no Elo7 tem opções criativas e feitas à mão

Como organizar quarto infantil com a participação das crianças?

Para diminuir a tensão, transforme esta primeira etapa em um game. Dê um saco ou caixa colorido para seu filho e proponha o desafio de enchê-los no menor tempo possível com coisas que não usa ou não precisa mais. Para eles sentirem que é pra valer, você também vai fazer o mesmo no seu próprio quarto. Você vai se surpreender com o resultado das crianças e também com o seu resultado!

O prêmio tem que ser algo criativo, nada de dinheiro ou outro brinquedo. Faça um quadro dos resultados dando estrelinhas ou carinhas felizes de acordo com o critério combinado:

  • saco cheio – 3 estrelinhas
  • pela metade – 2 estrelinhas
  • com pouca coisa – 1 estrelinha

Tem aquela hora que você encontra as famosas lembranças e as pastinhas dos trabalhos de escola. Então coloque uma roupa bacana na garotada. Tire uma foto bem legal deles com a sua criação. Se for algo antigo feito meses atrás nem vai sentir falta e você agora tem o registro da lembrança feita pelo seu filho. Dessa forma, fica mais fácil isso ir para a caixa da doação ou do reciclado.

Se a situação é outra e a lembrança da escola ou da infância é muito bacana, organize de forma correta isso. Junto com seu filho, coloque tudo em uma caixa bonita ou uma caixa transparente. Deixe ele participar deste momento customizando a caixa ou colocando com sua própria letra o nome das coisas ou do conteúdo.

E os brinquedos que faltam peças, o que fazer?

Outro clássico do quarto das crianças são os brinquedos que faltam peças e você não tem a menor ideia do que se trata cada uma delas. Aí aparece a famosa caixa do “tudo junto e misturado”. Volte para a ideia do game e proponha aos pequenos o desafio de encontrar as peças e remontar o brinquedo no menor tempo possível ou por ordem de finalização. Acredite, vão aparecer muitas estrelinhas.

Na dúvida de como organizar quarto infantil, use e abuse das caixas transparentes, organizadores com rodinhas, cestas, suportes, baldinhos, sapateiras de porta, porta trecos, aramados etc. Deixe tudo ao alcance das crianças, só assim elas vão aprender a criar o hábito de guardar o que usam.

Se o espaço do quarto é muito pequeno a estratégia é fazer o famoso rodízio de brinquedos. Aí sim, tire do alcance das crianças alguns brinquedos. De tempos em tempos faça o rodízio criando uma sensação de novidade para eles. Impedindo ao mesmo tempo que a área de circulação do quarto fique comprometida.

E aí, curtiu as ideias de como organizar quarto infantil? Tem sugestões? Enriqueça essa discussão nos comentários!

Imagens retiradas do Pinterest