Home | Bebê e Infantil | Disposição dos livros: como ficar atrativo para as crianças

Disposição dos livros: como ficar atrativo para as crianças

Disposição dos livros: como ficar atrativo para as crianças seguindo a linha montessoriana?

Disposição dos livros

Na primeira infância – o período correspondente as crianças em idade de 0 a 6 anos -, o livro deve ocupar um papel lúdico no universo infantil. Ler, ouvir histórias é mais do que um aprendizado, é um momento mágico!

Para Maria Montessori esse período sensível do desenvolvimento é marcado por suas experiências sensoriais do nascimento aos seis anos de idade. Nesse momento a criança desenvolve sua linguagem com considerável rapidez e eficiência.

Mas Montessori acredita que o período em que a importância da leitura se dá com maior significado é o dos quatro primeiros anos de vida. Até o fim do quarto ano, muito do que virá a se desenvolver na linguagem da criança já está formado.

Neste sentido, trabalhar o desenvolvimento da linguagem que inicia desde o período pré-parto até o quarto ano de vida é fundamental. No entanto, todos sabemos que a leitura ocupa um lugar proeminente em todos os períodos da vida.

+ Encontre produtos criativos e feitos à mão seguindo a linha montessoriana

Disposição dos livros: como ficar atrativo para as crianças seguindo a linha montessoriana

Para tornar esse momento lindo, a criança precisa conhecer as possibilidades do livro. Para isso, no primeiro momento, o livro deve ser apresentado para a criança, especialmente as menores para que elas possam interagir com os conteúdos, com os desenhos e as vozes dos personagens.

Pensando em tornar esse momento ainda mais atrativo e inspirador é importante que a criança escolha o seu próprio livro. Neste momento a disposição dos livros ocupa destaque fundamental na linha montessoriana.

Montessori primeiro e acima de tudo defende a criança. E a ideia da criança desenvolver suas capacidades de forma mais livre e autônoma. Por isso, a prateleira para atender a linha montessoriana deve estar ao alcance da criança. Os livros devem ser organizados preferencialmente com a capa da frente a vista da criança. Assim, ela pode ser atraída pela linguagem da capa e queira descobrir o que tem dentro.

Além disso, toda a disposição e desejo do leitor nos anos iniciais fará com que esse momento se eternize e queira torná-lo cada vez mais frequente, em casa, na escola e vire uma linda brincadeira de aventura de imaginar!

Há alguns modelos de prateleiras que facilitam e são mais atrativas para inspirar o desejo pela história ou o manuseio do livro, como esses modelos em canaleta ou prateleiras de madeira que ficam sempre ao alcance dos pequenos. É uma ótima opção para deixar o quarto, a sala, a escola, o hospital a brinquedoteca… um lugar encantador!

+ Encontre no Elo7 prateleiras de livros e brinquedos próprias para o método montessoriano

Doutoranda na área de Educação pela Universidade de São Paulo, Mestre em Psicologia, Psicopedagoga, Psicóloga, membro diretor da Associação Brasileira de Brinquedotecas, membro da International Toy Library Association, experiência em gestão na primeira infância, pesquisadora do grupo CIEI – Contextos Integrados em Educação Infantil da Faculdade de Educação da USP, autora de vários livros sobre os jogos, brinquedos, brincadeiras e brinquedotecas, professora na graduação em Pedagogia e coordenadora na Pós-Graduação em Psicopedagogia. Consultora da empresa Reis Ludos – Educação e Ludicidade. Contato: sireoli@yahoo.com.br

Veja mais posts deste autor.