Home | Bebê e Infantil | Festa Junina, um olhar pedagógico

Festa Junina, um olhar pedagógico

Festa Junina, um olhar pedagógico para uma das atividades mais tradicionais do nosso país!

festa junina, um olhar pedagógico
Vestido Faz de Conta Kids

Pula a fogueira iá iá, pula a fogueira iô iô! Como começar falar de festa junina sem lembrar do seu maior símbolo: a fogueira! Embora hoje em dia não se acenda mais fogueiras nas grandes cidades, em alguns interiores essa tradição é bem presente. Pensando nisso é uma boa possibilidade de pensar na aprendizagem, o por que da fogueira de São João e de todas as demais atividades típicas da festa.

Normalmente no mês de junho é frio e tradicionalmente as fogueiras são acessas para aquecer as pessoas à sua volta. Além da fogueira, várias brincadeiras entram na comemoração, como correio elegante, casamento na roça, pescaria, quebra-pote e a tradicional dança da quadrilha! Quanta atividade maravilhosa! Mas não podemos esquecer do principal: o significado da festa. Então podemos começar a dialogar com os alunos sobre quais as origens das festas juninas? Sabe por que comemos tantos derivados do milho e de onde vem as danças?

A festa junina é uma tradição aqui no Brasil e ela representa uma parte do processo de aculturação do povo brasileiro, portanto, a escola pode aproveitar esse momento para resgatar os modos e costumes, tão importante para reflexão do que somos e porque somos.

Festa Junina, um olhar pedagógico – sugestões para transformar a festa junina numa super aula!

  • Pesquisar sobre qual o sentido da festa
  • Pesquisar sobre a origem e sua influência no processo de aculturação
  • Resgatar as manifestações culturais
  • Envolver os alunos e a família no assunto
  • Permitir que o evento seja um espaço de criação para os alunos
  • Associar os conteúdos escolares ao tema
  • Valorizar o brincar e o resgate das brincadeiras tradicionais

Sugestão de brincadeira para fazer em casa com as crianças

Correio elegante:

1. Crie um clima de brincadeira, solicitando que todos escolham uma pessoa ou mais para enviar uma carta secreta. (quem não souber escrever ou ler, pode desenhar).

2. Marque um período (uns 3 dias) para que todos possam entregar as suas cartas.

3. Os que recebem as cartas vão tentar adivinhar quem enviou

4. Acertando pode dar um abraço, agradecer. Não acertando pode dar uma chance e várias dicas.

Bom, brincar sempre é uma atividade maravilhosa em qualquer época do ano e com certeza aproxima mais a família e fortalece os vínculos. Curtiu o tema Festa Junina, um olhar pedagógico? Então, divirtam-se!

Aproveite para conferir aqui uma lista de conteúdos sobre festas juninas e julinas. E veja também uma seleção de brinquedos pedagógicos para os pequenos!

Doutoranda na área de Educação pela Universidade de São Paulo, Mestre em Psicologia, Psicopedagoga, Psicóloga, membro diretor da Associação Brasileira de Brinquedotecas, membro da International Toy Library Association, experiência em gestão na primeira infância, pesquisadora do grupo CIEI – Contextos Integrados em Educação Infantil da Faculdade de Educação da USP, autora de vários livros sobre os jogos, brinquedos, brincadeiras e brinquedotecas, professora na graduação em Pedagogia e coordenadora na Pós-Graduação em Psicopedagogia. Consultora da empresa Reis Ludos – Educação e Ludicidade. Contato: sireoli@yahoo.com.br

Veja mais posts deste autor.