Home | Bebê e Infantil | Reciclagem para criança: saiba importância

Reciclagem para criança: saiba importância

Para onde vai todo o material que não utilizamos? Como celulares e computadores antigos? Vamos ver neste post como ensinar reciclagem para criança e a importância deste aprendizado.

Reciclagem para criança

Quando pensamos em ensinar algo para a criança, umas das questões importantes é lembrar que na infância uma das melhores formas de aprender é com o exemplo. Assim, quando pesamos na importância da reciclagem para a criança,  vale lembrar que a melhor forma de conscientização é iniciar com a família e dar continuidade na escola. A conscientização da importância da reciclagem é da responsabilidade de todos!

reciclagem para criança

Aqui você aprende a fazer um jacaré com materiais reaproveitados!

Saber reciclar todos os resíduos, respeitar o meio ambiente é uma forma de cuidar do planeta e cuidar de si mesmo. Por volta dos 3 anos de idade já é possível iniciar a aprendizagem sobre como separar os materiais que não se utiliza.

Reciclar significa pegar algo que não tem mais utilidade e transformar novamente em matéria-prima.

Por onde começar a ensinar?

Reciclagem e sustentabilidade dizem respeito a atitudes cotidianas como por exemplo ensinar a reutilizar uma embalagem, consertar um brinquedo quebrado ao invés de comprar um novo, reduzindo os gastos, construir brinquedos  utilizando embalagens reutilizadas,  higienizadas quando este brinquedo sofrer o desgaste natural de um produto perecível que é, colocá-lo no recipiente correto para ser reciclado, transformado em matéria prima novamente.  Com pequenas ações pode-se praticar os 3Rs. Tanto em casa quanto a escola há muitas formas criativas para aproximar as crianças da prática da reciclagem.

reciclagem para criança

Reutilizar latas para guardar pertences das crianças é uma forma de mostrar reaproveitamento. Daqui.

Como explicar o processo de reciclagem para a criança? Com tranquilidade ensine-a a selecionar o lixo e onde deve depositá-los. Mostre que os resíduos podem ser separados em 5 grupos com cores distintas:

  1. Lixeira azul: depositar papel e papelão
  2. Lixeira verde: depositar vidros e cristais
  3. Lixeira vermelha: depositar plásticos
  4. Lixeira amarela: depositar metal e aço
  5. Lixeira marrom: depositar os restos orgânicos como restos de comidas, plantas etc.
  6. Lixeiras complementares: para jogar restos de óleo, brinquedos quebrados e pilhas.

De acordo com a idade da criança, comece com as 4 primeiras cores. Lembrando que todo material que for reutilizado precisa ser rigorosamente higienizado. Procure também atividades divertidas para estimular o ensino de reciclagem para criança!

Sugestão de atividades para fazer com as crianças:

Mosaico com tampinha

Crie com os materiais:

  • Tampas de cores e tamanhos diversos
  • Cola de plástico
  • Pedaço de papelão para fazer a base.

Como fazer: após higienizar e secar as tampas, comece a colar usando a sua criatividade.

Bilboquê de garrafa

Você vai precisar de:

  • Meia garrafa pet, a parte com a tampa
  • Barbante
  • Tinta e ou fita adesiva colorida
  • Pedaço de jornal

Como fazer: após higienizar e secar a garrafa, fure a tampa e amarre uma das pontas do barbante. Na outra ponta do barbante amarre no pedaço de jornal amassado no formato de circulo. Feche a tampa e use a sua criatividade para enfeitar. Cuidado com as bordas, lacre bem.

Há uma infinidade de possibilidade para reutilizar os materiais (aqui há uma série de produtos criativos!), mas o mais legal é fazer junto com a criança.  No processo de confecção de um brinquedo por exemplo, além de trabalhar a questão do meio ambiente, também trabalha diversas aprendizagens de forma motivadora e envolvente. Neste post do blog, tem passo a passo para reciclar giz de cera. Já pensou nisso?

Dica de filme para assistir com a criança: Wall-e.

Se inspirou na ideia de ensinar reciclagem pra criança?