Home | Casa | Como plantar suculentas: dicas práticas

Como plantar suculentas: dicas práticas

Decoração sustentável em pauta. Como plantar suculentas é algo que todo mundo adora saber, afinal, a planta é amiga das iniciantes, é linda, tem uma porção de espécies e sempre combina com a decoração.

Neste post, o nosso objetivo é dar dicas práticas de como plantar suculentas em vasos e decoração sustentável, além de terrários, latas, xícaras e como manter. Não basta saber de plantas, tem é que mantê-las vivas e crescendo! Vai ver como ao pegar o jeito elas se multiplicam e geram sempre muitas mudas! Vamos lá?

Como plantar suculentas

+ Vasos de vidro com suculentas naturais da marca Incantare, conheça.

Como plantar suculentas: dicas práticas

Ter plantas em casa é decorativo e ao mesmo tempo, uma terapia! Manter o verde ao nosso redor nos ajuda a cultivar o bem-estar e traz calma. Uma planta é capaz de deixar qualquer ambiente mais agradável. Se você ainda não é adepta ao cultivo de plantas e horta, cultivar suculentas é um ótimo início.

+ Vasos e criações feitas à mão com suculentas: veja no Elo7.

A suculenta é uma planta que requer poucos cuidados. Ela guarda água, portanto, não precisa de muitas regas. Além disso, também é fácil de podar e de ser transplantada. Com uma tesoura simples ou alicate, é muito fácil cortar galhos ou folhas e replantar em novos vasos. Como passe de mágica, elas brotam rapidamente e geram novas mudas. E a gente se sente super jardineira(o)! Decoração sustentável e linda!

como plantar suculentas placas

+ Para lembrar os dias de regas: criativas placas feitas à mão da Oficina Singular

+ Terrários estão na moda e são fáceis de cultivar: veja modelos.

+ Lembrancinhas com tema jardinagem: ótima inspiração para festas.

Como plantar suculentas: tome nota de sugestões infalíveis

  • Suculentas são plantas desérticas e é por isso que estão habituadas a armazenar água. Outro ponto que trazem de sua origem: elas amam sol. Logo, ao escolher um lugar para seu cultivo, é necessário que receba ao menos 3 horas de sol por dia.
  • Dê preferência aos lugares externos ou próximos de janela ao escolher onde colocar seus vasos ou terrários. Varanda, janela, sacada ou jardim são bons lugares. Mesmo que more em apartamento, dê um jeito colocando em um lugar com grande exposição à luz.
  • Você pode deixar a planta no vaso original ou pode replantar. Para isso, certifique-se de retirar toda a raiz com seu torrão de terra e colocar em um vaso com terra adubada e saudável.
  • Para o vaso ou recipiente escolhido, não há problema se não tiver furos no fundo. O motivo é a rega com pouca frequência. Dificilmente vai deixar acumular água e prejudicar a planta.
  • Não regue mais que duas vezes por semana. Ou, veja sua umidade antes de colocar novamente água. Para isso, basta tocar na terra e sentir se está mito seca. Caso ainda esteja úmida, não é necessário. Ambientes no litoral ou muito úmidos também já tem água no ar, logo, menos regas são necessárias.
  • Suculentas adoram podas: não deixe folhas amareladas e secas. Isso tira a energia da planta. Corte e ela ficará mais saudável para continuar crescendo.

Folhas viram mudas, saiba replantar

Suculentas têm grande facilidade de se reproduzir e crescer a partir de folhas. Isso é uma ótima vantagem para criar uma coleção delas.

É muito fácil: basta colocar uma folha caída de suculenta na terra do próprio vaso ou em outro e vai começar a nascer uma muda. O processo de crescimento é rápido e basta seguir as indicações com a planta: sol, pouca água, terra saudável.

Como plantar suculentas vasos

De uma planta, você pode ter rapidamente muitas mudas e replantar em diferentes vasos e recipientes diferentes. Basta seguir as suas boas práticas e cuidar com carinho. Sua decoração sustentável vai vingar!

Neste post, há muitas dicas e experiências com suculentas. A autora mostra na prática como faz em sua casa e o que tem dado mais certo. Vale a pena ver suas plantas, ideias de vasos e relatos!

Vasos, latas e vidros para cultivar suculentas

As suculentas são tão fáceis de serem cultivadas que permitem serem plantadas em diferentes recipientes. É aconselhável sempre deixar espaço para que ela cresça bem e se preocupar com a qualidade e quantidade de terra. De resto, pode ser criativa(o) na escolha do vaso.

+ Compre canecas criativas para sua casa: veja inspirações e colecione!

As suculentas ficam lindas em xícaras, canecas, vasos de cerâmica, copos, terrários, vidros e onde mais quiser. Latas e outras embalagens reaproveitadas também são ótima ideia para um pequeno jardim. Decoração sustentável e criativa!

como plantar suculenta em xícara-

+ Como cultivar em xícaras e canecas: veja no post.

Projetos de faça você mesmo: suculenta em cápsula de café

Além do plantio em vaso, há muitos jeitos criativos de inovar em seu cultivo. Um deles que fez sucesso no blog já e anda correndo pela web e programas é o cultivo em cápsula de café. Sabe aquelas cápsulas plásticas que sobram ao tomar a bebida preparada em máquina? Basta limpar seu conteúdo e então plantar com um pouco de terra.

Essa versão mini de vaso é ideal para replantar folhas caídas. Você pode deixar crescer e depois transplantar para um local maior. Mas vira um ótimo berçário! Imagine várias delas juntas? Muito fofo e decorativo!

como plantar suculentas cápsula

+ Mostramos suculentas em cápsula de café neste post: faça você mesmo.

Como plantar suculentas em vasos pendentes de vidro

Mais um projeto de sucesso é criar um vaso pendente para suas suculentas. Criamos um passo a passo no blog mostrando como reaproveitar vidros para isso. Basta guardar embalagens de azeitona ou geleia, por exemplo. Limpe bem, retire o rótulo com ajuda de água quente e sabão, e reutilize para o vasinho.

No projeto, usamos fio de algodão encerado e pedrinhas. O resultado é superdecorativo! Ninguém vai achar que você quem fez e ainda plantou as suculentas! Vale a pena aprender! O vaso pendente pode ser amarrado a outras floreiras na varanda do seu apartamento. Ou também decorar o muro ou entrada da sua casa! Charmoso e ao mesmo tempo, sustentável!

Como plantar suculentas vaso pendente

O que achou das nossas dicas de como plantar suculentas? Vai adorar essa prática e aos poucos se tornará uma paixão!

+ Se ama essa planta, está na moda dar suculentas como lembrancinha de festa: veja!