Home | Casa | É pop: estilo kitsch na decoração

É pop: estilo kitsch na decoração

O termo kitsch vem de uma expressão alemã e já foi usado para designar diferentes estilos e estética desde o início do seu uso. Antes, a palavra era empregada para descrever elementos decorativos de menor valor estético, ou por serem réplicas de objetos artístiscos ou por exagerarem de alguma forma a mensagem original. Era chamado de kitsch tudo aquilo que parecia ser mais refinado, mas não era, não tendo os mesmos materiais e portanto, mais acessível no mercado.

Isso foi no passado. Mas a expressão e sua classe de objetos tomou novo rumo com o gosto atual pelo vintage, pelo antigo e inusitado. Hoje, em que tudo é moda e permitido, os objetos coloridos, inspirados e até por vezes fora de contexto são valorizados. A decoração com galinhas e gnomos é vista como cool e nunca um móvel extremamente colorido foi tão apreciado.

O kitsch se tornou um movimento e é lisongeado por aqueles que curtem uma decoração moderninha, que gostam de misturar épocas e tendências. Se antes ter uma jarra de abacaxi ou um flamingo na sala poderia parecer de gosto bastante duvidoso, hoje entra na catergoria do fun, do divertido, do ousado. Quem aí não sorri ao ver um destes objetos? Além do kitsch carregar valor sentimental por fazer parte da memória coletiva, normalmente é cercado de elementos que trazem bom humor.

É interessante notar que a conotação popular desse tipo de decoração hoje mudou. O que era chamado de kitsch por ser apenas uma réplica e ser procurado por quem não poderia alcançar  a estética original, atualmente se confunde com o vintage.

Agora, as peças são raras e escassas, então, um telefone de boca rosa um dia menos apreciado, hoje é digno de galeria de arte. Quem dúvida? ;) Até mesmo na loja do SPFW que aponta tendências, registramos bons exemplos do estilo. Pra rever, só clicar aqui.

Produtos no post: Thelma Zanardo Atelier, loja All Skull, Love Art, 1 Up Móveis

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.