Home | Casa | Cozinha organizada: 15 dicas espertas para deixar tudo à mão

Cozinha organizada: 15 dicas espertas para deixar tudo à mão

Manter a cozinha organizada é praticamente um trabalho de manutenção diário, já que o cômodo é um dos mais utilizados da casa e é lá que se concentram mais objetos, de todos os tipos e tamanhos. Então, que tal facilitar o seu dia a dia com essas 15 dicas? Confira mais um post da nossa semana especial de organização!

Cozinha organizada, facilite sua vida!

Use o pegboard também na cozinha. A placa de madeira perfurada é econômica e verticaliza a organização, facilitando seu dia a dia.

Cozinha organizada

Otimize a organização das canecas e xícaras. Esses itens costumam ocupar um bom espaço nos armários. Com um pouco de habilidade e os materiais certos, vale a pena criar um suporte para xícaras com deque de madeira ou palete e ganchinhos.

Reaproveite caixotes para manter a cozinha organizada

As tábuas de corte não podem ser armazenadas em locais úmidos, como o gabinete da pia, por exemplo. O ideal é que elas sejam mantidas ao ar livre para que não haja proliferação de fungos e bactérias. Além disso, a caixa de madeira dá um toque rústico e lindo à cozinha!

Os caixotes de madeira também podem virar integrantes da cozinha de outra forma, dessa vez como gavetões para frutas. Se o estilo rústico não agrada, vale usar cestos aramados de metal ou até plásticos.

Use suportes nas portas dos armários para armazenar itens diversos, como guardanapos, descartáveis e até produtos de limpeza, como detergente e esponjas em estoque.

+ Aproveite para conferir esse guia completo de organização da cozinha

+ Veja como organizar a geladeira

Crie novas áreas úteis na cozinha

Aproveite áreas antes sem utilização, como as laterais dos seus armários. Instale barras e ganchos para criar um espaço para os utensílios ficarem sempre à mão.

A bandeja está sem uso? Que tal deixá-la com os temperos do dia a dia? Ou itens do café, como açúcar, adoçante e sachês de chá? Fica a dica!

O organizador de papéis para escritório pode virar uma peça superútil na cozinha. Aqui ele foi instalado na porta de um armário e abriga papéis alumínio e plástico filme.

Mais um jeito de verticalizar a organização e criar espaços onde antes não havia é com a instalação de prateleiras pequenas próximo à pia e ao fogão. Deixe o azeite, óleo e sal sempre perto quando precisar!

Para os mais habilidosos, que tal criar esse armário vertical com rodízios para deixar ao lado da geladeira? O móvel é o queridinho do Pinterest e é fácil encontrar passo a passo da montagem dele. Organize conservas, temperos e latas, ao mesmo tempo em que fica tudo escondido no cantinho!

Deixe a organização das gavetas de utensílios na diagonal. Dessa forma, você terá mais espaço para peças grandes, como facas, escumadeiras…

Mais um jeito de verticalizar a organização e ampliar os espaços: instale uma barra e ganchos para pendurar pacotes de mantimentos que estejam abertos.

Aproveite armários altos e adapte-os com prateleiras verticais ou divisórias. Assim, é possível guardar fôrmas de bolo, bandejas e tábuas.

Tem poucos armários na cozinha ou o orçamento está curto para investir em marcenaria planejada? Vá de prateleiras! Elas são econômicas e, mantendo organizadas, dão charme deixando os objetos à vista.

E para finalizar, que tal utilizar potes de mantimentos etiquetados para manter a despensa organizada, funcional e linda? Aproveite e anote a data de validade dos alimentos também.

Curtiu as inspirações para sua cozinha organizada? Tem mais alguma boa dica de organização? Compartilhe com a gente nos comentários!

+ Veja todos os posts relacionados à organização de cozinha aqui

Imagens: Pinterest

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.