Home | Casa | Tipos de suculentas: conheça as variações

Tipos de suculentas: conheça as variações

As suculentas são as plantinhas mais democráticas: se adaptam bem em clima quente ou frio, não pedem muita água e basicamente só precisam de sol. E se você gosta da planta, conhece os principais tipos de suculentas? Há muitas espécies, mas apresentaremos as mais populares. Acompanhe o post!

+ Veja como fazer um terrário suspenso com vidros reutilizados

+ Mais sobre suculentas: dicas práticas para plantar

Curiosidades sobre as suculentas

Os tipos mais comuns de suculentas encontradas no Brasil são da família das crassuláceas. A principal característica da suculenta é armazenar água nas suas folhas. Já os cactus, que são suculentas também, armazenam água no caule. Só a família das crassuláceas têm mais de 1300 tipos de suculentas diferentes!

Dentre as crassuláceas, o kalanchoe e a echeveria têm destaque por serem tipos bem comuns e fáceis de cuidar.

Principais tipos de suculentas e como cuidar delas

A planta-jade ou bálsamo (Crassula ovata) é de cultivo e manejo fácil. Ela precisa de sol para florescer. As regas não precisam ser frequentes. Diminua o volume de rega no inverno, pois as raízes podem apodrecer. O bacana da planta-jade é que ela parece um bonsai quando plantada em vaso!

A Crassula ovata também possui outras variações, e uma das mais conhecidas é a orelha de Shrek ou Gollum. O nome popular faz jus à aparência da plantinha!

A Echeveria ou rosa de pedra também possui cultivo e manejo fácil. Demanda muito sol. Se sua rosa de pedra está perdendo o formato original, tornando-se muito alongada, possivelmente está precisando de mais sol direto. Tome o cuidado de não molhar as folhas dessa suculenta. No inverno rigoroso, a rega pode ser mensal.

Além da rosa de pedra, há outros tipos bem comuns de echeverias, como a Black Prince, Shaviana e Peacock.

A planta-fantasma (Graptopetalum paraguayense) é comum e possui uma cor arroxeada e leitosa quando deixadas à meia sombra. Já se criada ao sol, as folhas são mais amareladas. Deixe para regá-la somente quando a terra estiver seca. E, assim como as outras suculentas, diminua as regas no inverno.

O kalanchoe, conhecido também como flor da fortuna (Kalanchoe blossfeldiana) floresce praticamente o ano inteiro e em várias cores. Deixe também para regar somente se a terra estiver seca. Cultive em sol direto.

Agora que você já conhece os principais tipos de suculentas, fique de olho, em breve traremos a parte II desse post com mais espécies e seus cuidados!

+ Encontre suculentas em forma de arranjos e lembrancinhas

+ Sementes para lembrancinhas criativas

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *