Home | Faça você mesmo | Como limpar bijuterias e dicas para preservá-las por mais tempo

Como limpar bijuterias e dicas para preservá-las por mais tempo

As bijus têm por vezes um valor sentimental maior do que joias, não é mesmo? E a ação do tempo pode ser cruel com elas. Então, saber como limpar bijuterias pode ser uma boa saída para recuperar peças escurecidas. E melhor ainda, é saber como preservá-las para que durem por muito mais tempo! Acompanhe a seleção de dicas e deixe suas peças brilhando como novas por mais tempo!

Como limpar bijuterias

Pulseiras da Melatto Design

+ Encontre bijuterias criativas e feitas à mão no Elo7

Como limpar bijuterias

As peças de metal com banho dourado ou prateado podem perder com o tempo o banho ou ainda pior, ficarem escurecidas. E há algumas formas de trazer de volta o brilho e cor das peças! Confira alguns jeitos de limpar suas bijuterias:

Com creme dental branco: pegue uma escova de dentes já sem uso e passe um pouco de creme dental, a boa e velha pasta de dentes branca. Escove sua bijuteria como se estivesse escovando os dentes mesmo. Lave muito bem para tirar qualquer resquício de creme dental. Seque a peça com flanela e ela ficará como nova de novo! Esse mesmo processo vale também para tirar o preto das joias em prata.

Com ketchup (sim, ketchup!): o processo é exatamente o mesmo da pasta de dentes. Esfregue na peça um pouco de ketchup com escovinha macia ou até com uma flanela. Lave bem para tirar o ketchup. Biju novinha em folha!

Com vinagre: coloque em um recipiente uma proporção de 50% de água e 50% de vinagre branco. Deixe a peça por alguns minutos. Esse processo não é recomendado em bijuterias com pedras naturais, já que a acidez do vinagre pode retirar o brilho da pedra. Depois do molho, esfregue a peça com uma flanela bem macia e o preto sairá no pano.

+ Encontre anéis no Elo7

Cuidados com as bijuterias para que elas durem mais tempo

Para bijuteria com strass e pedrinhas (sintéticas): passe uma fina camada de esmalte incolor (base) para que as pedrinhas não se soltem com facilidade. Cuidado ao escolher o esmalte e também com a quantidade a ser passada, não exagere para que o esmalte não amarele suas pedrinhas.

+ Relembre como fazer um organizador de colares com cabide

+ Outros organizadores para joias e bijuterias que já fizemos por aqui

Coloque um pedaço de giz (de quadro negro) na sua caixinha de bijuterias. O giz ajuda a remover a umidade e conservará as peças por mais tempo.

Não utilize suas peças de bijuterias imediatamente após passar protetor solar, creme, bronzeador, perfume. Os componentes desses produtos podem ocasionar uma reação química com o metal, causando escurecimento e desbotamento das peças.

Brincos da Miss Lele Acessórios

Guarde suas peças em uma caixa com divisórias para que elas não fiquem em atrito constante, o que causa descascamento e embaraço das peças.

Kit de caixas organizadoras da Loliani

Para desemaranhar um colar, vale pensar naquela vizinha fofoqueira! Simpatias à parte, utilize uma agulha para ajudar a puxar a corrente e também óleo de bebê pode ajudar na missão, já que lubrificará o metal. Depois é só lavar a peça e secar bem.

E você, tem alguma boa dica de como limpar bijuterias ou deixá-las novinhas por mais tempo? Conte pra gente!

Imagens externas: Pinterest, Instagram