Home | Faça você mesmo | Decoração | Como pintar geladeira com spray: dicas

Como pintar geladeira com spray: dicas

Como pintar geladeira? Se o seu refrigerador clama por uma cara nova (e convenhamos que nesse momento, o melhor é dar um upgrade do que comprar um novo), que tal pintá-lo? A técnica utilizada foi a pintura com esmalte sintético em spray. A tinta escolhida é própria para metais. Isso garante maior durabilidade. Veja o passo a passo de como pintar geladeira e transforme a sua também!

+ Adesivo para geladeira: busque opções criativas

Como pintar geladeira com spray – materiais

como pintar geladeira

  • Geladeira (aqui usamos um frigobar)
  • 1 lixa d’água 600 ou mais fina
  • Pano limpo e úmido
  • Jornal ou papel kraft
  • Fita crepe
  • Estilete
  • 3 latas de spray esmalte sintético da cor desejada

Como pintar geladeira – faça você mesma!

O primeiro passo é limpar a geladeira, por dentro e por fora! Retire todas as peças soltas internas e limpe bem a parte externa (para a parte interna, tem dicas aqui para fazer a limpeza!). Procure retirar resíduos de gordura de maneira bem eficiente. Para não comprometer a cobertura da tinta. Assim que limpar, passe um pano seco e limpo antes de começar a lixar.

Agora que a geladeira já está limpa, é hora de lixar! O objetivo não é retirar a tinta de fábrica, e sim criar uma camada mais fosca para melhorar a aderência do esmalte sintético. Aqui utilizamos a lixa d’água 600, mas você pode utilizar uma lixa ainda mais fina! Se desejar, lixe também as partes plásticas.  Nesse caso, o spray será utilizado na peça toda. Se preferir preservar os detalhes plásticos originais da peça, proteja-os com fita crepe e retire os excessos com estilete.

como pintar geladeira com spray

Como pintar geladeira – etapa por etapa

Depois de lixar toda a parte externa (a parte de trás não é necessário, ok?), é hora de limpar novamente! Retire toda a poeira com um pano limpo e úmido. Se sentir necessidade, passe o pano mais de uma vez. Até garantir que não há uma poeirinha sequer sobre o refrigerador!

Proteja todas as partes que não devem ver tinta, como a parte interna ou a parte de trás. Para isso, utilize jornal (ou papel kraft) e fita crepe.

Agora é hora de começar a pintar! A primeira camada de tinta deve ser passada da seguinte forma: chacoalhe bem a lata de spray e pulverize a geladeira. Mantenha uma distância de pelo menos 30cm. Lembre-se, a primeira camada de tinta não tem objetivo de cobertura. Ela somente servirá para “segurar” as demais camadas de cor.

como pintar geladeira passo a passo
A primeira camada de spray servirá para segurar a tinta das próximas camadas

Assim que cobrir todo o refrigerador com essa primeira camada, dê um intervalo de pelo menos 15 minutos para a próxima. A segunda camada de tinta já começará a ter o efeito de cobertura desejado. Pulverize sempre respeitando uma distância de pelo menos 30cm. Dessa forma, você evitará de que algumas partes fiquem mais carregadas de tinta do que outras.

como pintar geladeira colorida
Atente-se para cobrir os detalhes com tinta em todos os ângulos para o acabamento ficar perfeito!

Dica: se a tinta escorrer, não se desespere! Remova rapidamente a gota excedente com um pedacinho de papel kraft ou jornal. E acerte a pintura na próxima camada de tinta. Ficará imperceptível!

Como pintar geladeira: mais dicas

Bom, agora é só fazer isso até que a cobertura fique do seu agrado! No frigobar, utilizamos duas latas de spray e três coberturas (sendo uma fina para segurar as outras duas). O que já deu um ótimo resultado. Sempre espere pelo menos 15 minutos entre uma camada e outra. Assim como pelo menos 48 horas de secagem completa da peça.

como pintar geladeira azul

Assim que terminar, evite colocar as mãos na sua geladeira, dessa forma, evitará marcas de dedos que ficarão permanentes na peça.

Outro detalhe importante: escolha uma área aberta para fazer esse passo a passo, pois certamente fará alguma sujeira (além do cheiro da tinta ser um pouco forte – mas não se preocupe, o cheiro logo sai!).

Aqui a tinta escolhida tem um acabamento brilhante e a peça ficou linda assim! Mas se você preferir um acabamento mais acetinado ou até mesmo fosco, recomendamos a utilização de um verniz em spray com o acabamento desejado.

como pintar geladeira final

Não pense que não vai conseguir!

Se acontecer por aí de cair tinta na parte interna da geladeira ou em algum outro lugar que não deveria ser pintado, use uma estopa ou paninho com um pouco de removedor. A tinta sairá como mágica! Lembre-se que isso funciona bem para esmalte sintético.

+ Dicas para decorar cozinha americana.

Curtiu a ideia de deixar sua cozinha mais colorida e criativa com uma geladeira personalizada? Já aprontou alguma arte por aí no seu refrigerador também? Conta pra gente aqui nos comentários! E pra deixar ainda mais bacana, veja boas opções de imãs feitos à mão aqui.

+ Geladeira pronta? Agora vem aprender a fazer geladinho e se refrescar com a receita!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.

6 comentários

  1. Adorei Cris, vontade de pintar a geladeira, o fogão, a casa toda rsrsrs

    • Juliana Seixas

      Oi Marcelo, tudo bem? Se você tiver alguma sugestão de pauta, já sabe que a Cris manda muito bem! :) Bjs

  2. oi Cris. Tenho uma geladeira vermelha bem antiga e estava bem conservada. Porém guardei no cômodo geral do prédio e uma faxineira deixou cair tinta branca nela. neste caso, qual cor posso passar para alterar o vermelho? a tinta que caiu por cima vai marcar a próxima tinta que passar? obrigada!

    • Cris Oliveira

      Oi Betânia! Nossa, estou aqui com o coração apertado só de pensar nesse estrago causado por acidente! :( Bom, você pode tentar cobri-la de vermelho mesmo para preservar o aspecto original dela ou outra cor mais forte, como o azul ou até mesmo o preto, que está bem em alta nos eletrodomésticos (olha aqui nesse link quanta geladeira preta linda: http://bit.ly/1ZeKiy2). Agora, se a tinta branca que caiu criou uma camada espessa, o ideal é antes de pintar novamente, lixar a área para nivelar novamente a peça com a tinta anterior.
      Independente da cor escolhida, fique atenta ao tipo de tinta, deve ser esmalte sintético para aderir bem ao metal da geladeira, ok? Um beijo!

  3. Renata Indira da Silva Franco Batimarco

    Olá essa tinta é aquela que compramos em casa de material de construção, tipo aquelas que usam para pintar roda de carro, e etc?

    • Juliana Seixas

      Oi Renata, tudo bem? É spray normal mesmo, desses da casa de construção que você disse. Beijos