Home | Faça você mesmo | Decoração | Como reformar cadeira: faça em casa e economize

Como reformar cadeira: faça em casa e economize

Que tal um faça você mesmo para economizar no tapeceiro? Aprenda como reformar cadeira, trocando o estofado e deixando-a nova em minutos! Além do tecido apropriado para aguentar manchas e não deixar que os líquidos permeiem, você precisará basicamente do grampeador de tapeceiro. Confira o passo a passo e deixe suas cadeiras novinhas em folha!

Como reformar cadeira: materiais necessários

Faça você mesmo!

Para começar, retire o assento da cadeira, a parte estofada. Para isso, vire a cadeira ao contrário e desparafuse a parte do assento.

Se o forro do assento for de cor lisa ou clara, você pode fazer uma higienização com pano e úmido e produto de limpeza e estofar por cima do próprio forro original. Isso facilitará o seu trabalho, já que não será necessário segurar a espuma.

Agora, se a espuma da sua cadeira estiver deteriorada, vale a pena trocá-la por uma nova camada de espuma e seguir o passo a passo a seguir.

Corte um pedaço de tecido e deixe aproximadamente cinco dedos de sobra dos quatro lados. Estique bem o tecido (acerte previamente a estampa, caso seja necessário) e grampeie o tecido no tampo.

Estique também o tecido, dessa vez para grampeá-lo do lado oposto em que começou. Nos cantos, capriche esticando ainda mais para garantir um acabamento bonito. Se sua cadeira tiver cantos curvos, como a que fizemos aqui, vá puxando o tecido aos poucos e grampeando. Não se preocupe com o excesso de tecido, você poderá retirar depois.

Faça o mesmo procedimento nas outras laterais, sempre esticando muito bem o tecido e grampeando em seguida.

Para fazer o acabamento no fundo, recorte os excessos de tecido. Se preferir, grampeie um pedaço de TNT (tecido não tecido) para esconder os grampos do forro.

Agora é só reposicionar o assento na cadeira, colocar os parafusos novamente e estrear sua cadeira reformada!

Este “alguém” veio conferir se o assento estava forrado no capricho!

Veja o antes e o depois das cadeiras:

+ Inspire-se com mais ideias de faça você mesmo para decorar a casa

+ Veja como a equipe do Elo7 criou pufes de paletes

Curtiu o passo a passo de como reformar cadeira? Mãos à obra e renove as suas também!