Home | Faça você mesmo | Faça você mesmo: convite de casamento rendado

Faça você mesmo: convite de casamento rendado

abre-conviterendadoatual

O casamento é um grande passo na vida de um casal apaixonado. Para celebrar, muitos não poupam esforços para tornar este momento inesquecível. Mas, quem disse que precisa gastar tanto assim para ter uma festa especial?

Pensando nisso, trouxemos um projeto super fácil de fazer, ideal para quem adora colocar a mão na massa e – o melhor vem por aí – economizar com estilo.

Papel e caneta a postos, vamos aos materiais:

  • Papel Vergê ou qualquer outro à sua escolha, de boa gramatura (recomenda-se utilizar de 120g pra cima);
  • Papel rendado (toalhas rendadas ou Doilies);
  • Papel cartão ou canson;
  • Fita de cetim ou organza;
  • Cola branca ou cola quente;
  • Tesoura, estilete ou guilhotina;
  • Pequenas pérolas adesivas ou strass, de acordo com o seu gosto.

0

Antes de mais nada, temos que escolher o tamanho do convite e só então, partir para a compra do papel rendado. O tamanho escolhido foi o padrão que geralmente usam na hora de imprimir, 15x21cm. Para envolver o convite, escolhemos um doilie de 28cm de circunferência. Se você quiser, pode escolher um doilie quadradinho, porém o redondo dá esse efeito mais legal e deixa o monograma dos noivos à vista.

Elaborando o convite

Faça o convite do jeito que desejar. Existem vários sites que fornecem modelos prontos, mas nada impede que seja totalmente personalizado por você. Para quem não tem intimidade com o Photoshop ou outros softwares de edição de imagem, abrace o Word. É simples, rápido e fácil de diagramar, utilizando caixas de texto mesmo e até as formas (como o retângulo, para delimitar o espaço e formato do convite) . Se for utilizar a mesma configuração que utilizamos, cabem dois convites em uma mesma folha, tamanho A4. Na hora do corte, se você tiver uma guilhotina, o trabalho flui com muita facilidade. Caso contrário, utilize uma tesoura ou estilete. É um pouco mais trabalhoso, mas o resultado é igual. :)

Mãos à obra!

Para fazer a capa do convite, basta abrir o doilie e recortar as extremidades superior e inferior do tamanho do convite. Recorte um pedaço do papel cartão ou canson na mesma medida do convite e cole dentro do doilie, para dar firmeza no papel rendado. Recomendamos a boa e velha cola branca para este processo. Por se tratar de um papel mais delicado, fica bem mais fácil de movimentar o convite dentro deste tipo de envelope. Deixe secar bem para poder finalizar.

1

Opte por fechar o convite com uma fita inteira, pronta, sem a necessidade do convidado ter que desfazer o laço. Prático e muito lindo!
Se você estiver com boa disposição, faça um lacinho à parte para arrematar o convite e deixá-lo mais especial. Cole a fita e o laço com cola quente, para melhor aderência e segurança. Finalize colando um strass ou uma dessas mini pérolas adesivas que utilizamos bem no meio do lacinho. Simples e delicado. Um sucesso!

2

Uma opção simples, bonita e – por que não – muito chique! Materiais de fácil acesso e simples manuseio.

E aí, gostou? Vai fazer o seu? Se você não tiver tempo para fazer e quiser encontrar convites criativos e diferentes, nesse post falamos sobre eles. Um mais incrível que o outro!

IMG_0304

Dá até vontade de casar. Ah! Você também pode fazer de presente para as amigas! <3

Sobre Aimée

Publicitária-to-be. Adora uma câmera fotográfica e não tem medo de arriscar. Busca inspiração nas coisas simples e práticas da vida. Criativa e insone, tem a certeza - e a experiência - que as melhores ideias sempre vem na madrugada.

Veja mais posts deste autor.

24 comentários

  1. Simplesmente lindo! <3 Meu convite!

  2. André Arruda

    Que tudo, vou ser padrinho de casamento em outubro, já posso começar a fazer os convites. Adorei o post, vai me ajudar muito. Obrigado elo7! Estou aguardando mais ideias…

  3. Evelyn Nunes

    Perfeito…Amei!!!

  4. Obrigada Elo 7! Este era o post que eu precisava. Me caso este ano e já havia decidido por este modelo de convite porém encontrava apenas fotografias. Sempre tive dúvidas sobre o passo a passo especialmente em relação ao tipo e tamanho de papel. Agora sim ficou facil! Na próxima semana já irei fazer um teste e colocar a mão na massa! Obrigadaaaa! :)

  5. Lindo… amei a ideia…

  6. Aniete Soares

    Simples…Delicado…Muito lindo…Amei a ideia ficou perfeito e também recomendo as futuras noivas o convite ficou um encanto. Parabéns a idealizadora.

  7. Gostei muito. Vou fazer p meu aniversario.

  8. Fiz o meu nesse estilo!

  9. Lindo! Queria o meu bem assim :) Alguém sabe como posso comprar somente a arte do convite? Achei lindo, e seria exatamente nesse estilo que procuro…

  10. Georgea Cassador

    O meu ficou pronto! Lindo! Foi amor a primeira vista. Sucesso total!. #apaixonada

  11. Olá, gostaria de saber como deixar a parte da renda do Doilie mais firme, visto que é um papel muito fragil, fino, que não suporta muito manuseio ou mãos menos cuidadosas, para não dizer mais desastradas.Entendi que colar um papel cartão no centro vai deixar essa parte mais dura.Mas e as abas de renda que fazem a frente do convite,como deixar mais durinho, firme?

    • Cris Oliveira

      Oi Rafaella! Há hoje no mercado um spray que enverniza sem alterar a cor do papel, inclusive ele é indicado até para proteger documentos, fotos, etc. Pode ser útil para o doilie também. Procure por Colorgin Plastilac. Beijo!

  12. Thaís Terra

    Qual o tamanho do dolie?

    • Marcela Stump

      Oi, Thaís! O doile originalmente era usado para colocar entre o pires e xícara, logo esse é mais ou menos o diâmetro: o de um píres. :) Boa criação!

  13. Oi Thaís.. em minha loja temos váaaarios tamanhos e formatos!!!
    Dá uma passadinha lá!
    http://www.elo7.com.br/marcellymimos

  14. amanda marins

    só nao entendi uma coisa, seu eu fazer a fita ja fechada, o convidado teria que desfazer o laço para ler? pq como o convite está colado nao dá para retirar por cima, né?

    • Juliana Seixas

      Olá Amanda, tudo bem? O convite não está colado na fita, essa fita apenas passa por cima e o laço está grudado na fita. Para abrir o convite, basta tirar a fita por cima. Abraços

  15. Olá, qual o tamanho do papel rendado para o convite 14×21 cm?