Home | Faça você mesmo | Faça você mesmo: convite infantil em scrapbooking

Faça você mesmo: convite infantil em scrapbooking

abre e destaque

Se você é daquelas pessoas que adora aprender coisas novas e exercitar sua criatividade, o nosso passo a passo de hoje é especialmente para você! Que tal inovar e preparar um convite de scrap exclusivo para a festa do filhote, ou da sobrinha, da afilhada – motivos e pessoinhas queridas não faltam, né?

Para quem não tem muita familiaridade com o termo scrapbooking, não precisa se preocupar: a técnica é simples e consiste em montar desde álbuns de recordação até itens para festas,  utilizando papéis e materiais diferentes para personalização.  É uma ótima opção na hora de preparar o convite e o restante da papelaria da festa dos pimpolhos, customizando com o tema que a garotada preferir.

Existe uma série de materiais específicos, desde furadores até cola especial para scrap, mas nada impede que  você use e abuse da imaginação e improvise com o que tiver em mãos. E aí, vamos começar?

Separe os materiais:

  • Papéis de scrap;
  • Tesoura (ou estilete, se você tiver prática);
  • Régua;
  • Fita dupla face ou cola branca (ou cola própria para scrapbook);
  • Furadores artesanais (utilizamos o scallop 2″ e um furador de borda contínua);
  • Adesivos ou figuras para decorar (utilizamos a corujinha);
  • Renda (ou fita de cetim) para o acabamento externo.

materiais

Hora de começar!

Você geralmente encontra as folhas de scrap no tamanho 30,4cmx30,4cm. Se você quiser imprimir diretamente na folha é necessário que um pequeno ajuste seja feito. Para tanto, basta medir e cortar a folha do tamanho do papel A4 comum. Mas como estamos falando de facilidade, basta montar o convite numa folha à parte (pode ser em um recorte de outro papel scrap, ou papel vergê de boa gramatura), recortá-lo e colá-lo posteriormente à base do convite, do jeitinho que está aqui no modelo.

Para a base, corte uma tira de aproximadamente 30cm de largura por 10,5cm de altura. Faça os vincos para dobrar o convite e fechá-lo. Se quiser seguir o nosso exemplo, basta delimitar as dobras, seguindo a proporção de intervalo das partes: 8,5cm x 11cm x 10cm. Para marcar esta dobra, utilize uma régua. Caso você tenha um boleador, fica ainda mais fácil de marcar o papel.

passo1

Depois de um pouco de trabalho, chegou a parte mais divertida: a colagem e personalização dos detalhes.

Você pode compor a capa do convite com combinações e sobreposições de papéis e imagens, ou até mesmo colando adesivos em 3D (vendidos em lojas especializadas em scrapbooking), para um efeito mais atrativo. Escolhi a renda para envolver a parte externa do convite, para dar um toque a mais de delicadeza.

Hora do improviso: aqui foram utilizados dois tipos de furadores para fazer um dos apliques do logo principal e a borda inferior do convite. Se você não tiver os furadores para fazer o formato “florzinha” (scallop), improvise e faça um círculo para acompanhar a figura escolhida do destaque.  Use o compasso para fazer o aplique de círculo e depois mão firme com a tesoura! ;)

passo3

Com este modelo você consegue utilizar várias temáticas, inclusive para os meninos. É só apostar na imaginação!

Dica #foradesérie: dentro do convite você também pode inovar usando uma ilustração bem colorida, ou uma borda diferente. Existem diversos sites e blogs que disponibilizam gratuitamente algumas imagens boas para scrapbooking, basta fazer uma busca rápida pelo Google que logo você encontra várias opções. Como o tema escolhido foi de corujinhas, a ave simpática escolhida foi encontrada aqui. Para as informações da festa na parte interna, foi montado um quadrado de 9cm x 9cm. Dá até para fazer no Word!

Para finalizar, um toque de carinho especial na tag: tem coisa mais atenciosa do que você receber um mimo desses, escrito à mão? <3

passo4

Um convite simples e muito fácil de fazer. Mesmo quem não tem muita intimidade com o artesanato, consegue um ótimo resultado. Junte a vontade com a disposição que no final, o resultado sairá assim:

fecha

Alertamos para um pequeno detalhe: cuidado! Depois de entrar no mundo do scrapbooking, você não vai querer mais saber de outra coisa, além de comprar vários papéis e materiais para scrap. Eu disse muitos, mas muitos papéis. :D

E aí, gostou do convite? Tem mais alguma sugestão de formato ou temas em alta? Conta pra gente aqui nos comentários! <3

Sobre Aimée

Publicitária-to-be. Adora uma câmera fotográfica e não tem medo de arriscar. Busca inspiração nas coisas simples e práticas da vida. Criativa e insone, tem a certeza - e a experiência - que as melhores ideias sempre vem na madrugada.

Veja mais posts deste autor.

16 comentários

  1. Muito criativo e lindos

  2. Sempre muito habilidosa, parabéns pelo seu trabalho.

  3. Jandira lelis

    Simplesmente enlouquecida com tanta coisa linda.

  4. Lindo! super dica Aimee :)

  5. Que post legal e bem explicado. obrigado Aimée. ficou lindo

  6. Mto lindo, prático e barato! No lugar de aniversário, estou pensando em fazer para o chá de bebê do meu sobrinho…òtima idéia! Parabéns! :)

  7. eu não sou criança mas queria um convite desses kkkkkkkkkk lindo Aimee, sempre criativa, sempre arrasando!!!!!!

  8. Suzie Anne De Souza Jacinto Rêgo

    Minha maninha do ❤️, adorei a idéia e vc é mt criativa.

  9. Adorei a dica. Vou fazer a festa da chapeuzinho vermelho para minha filha. Estou pensando em usar essa técnica pra fazer o convite. Obrigada

  10. Aniete Soares

    cada vez mais criativa e sabedora do uso de sua imaginação hein Aimée Jacinto. Parabéns ficou lindo!!!!
    é bem prático e com o preço que cabe no bolso de qualquer um <3<3<3

  11. Fabiani marinho

    Adorei e já comecei a me inspirar para o niver de um ano do caçula. Desde a gravidez que fiquei apaixonada pela técnica scrap e só não me dedico mais porque to com bebê que exige muita atenção mas estou ansiosa e dedicar meu curto tempo aos convites.

  12. Gostei! São delicadas e a inspiração é maravilhosa. Cada pessoa tem uma criatividade diferente, observando o mesmo exemplo. sou apaixonada por artesanato, quando estou atuando é como se eu estivesse em uma viajem no tempo sem compromisso com as horas.

  13. me apaixoneiiiiiiiii parabenssssssssss

  14. Lindo trabalho!