Home | Faça você mesmo | Decoração | Faça você mesmo filtro dos sonhos

Faça você mesmo filtro dos sonhos

Antigamente o povo nativo de Ojibwa, da América do Norte, costumava proteger o sono das crianças dos pesadelos e de visões malignas com um objeto feito à mão, chamado de Filtro dos Sonhos. Os Ojibwa acreditavam que essa rede filtrava os sonhos, para que somente os bons sonhos passassem entre os fios e os ruins ficassem presos. Tudo que permanecesse preso na trama sumiria com a luz do sol, evitando que se concretizasse (mais sobre a origem aqui). Veja aqui como e faça você mesmo filtro dos sonhos!

faça você mesmo filtro dos sonhos

Os materiais utilizados na confecção do filtro dos sonhos eram todos naturais, coletados no meio ambiente: galhos para o aro, madeira ou ossos e pelagem de cavalo para a rede e penas. Sabe qual o motivo desses enfeites abaixo do anel com trama? São obstáculos para impedir que os pensamentos ruins escapem antes do sol chegar, ficando presos às penas e contas. Legal a simbologia, não é? As penas de águia, por exemplo, eram símbolo de coragem, enquanto as penas de coruja, simbolizavam sabedoria.

Depois de conhecer bela tradição, vamos aprender um faça você mesmo filtro dos sonhos com suas próprias mãos? É uma ótima pedida para presentear pessoas queridas. Para ficar mais legal ainda, vamos transformá-lo em pingente preso a um colar, uma bijoux com muita personalidade.

faça você mesmo filtro dos sonhos

Faça você mesmo filtro dos sonhos, materiais necessários (disponíveis em qualquer armarinho):

  • Um anel  do tamanho que você preferir
  • Penas
  • Fita de camurça ou cetim
  • Algodão ou fio encerado (aqui usamos encerado)
  • Contas de Madeira, miçangas
  • Tesoura

1. Começamos cobrindo o aro com fita de camurça.

2. Em seguida, fazemos o trançado com fio encerado. Siga o desenho acima para fazer a trama tradicional. Ou opte por um trançado estilo livre, assim não tem erro.

4. Depois de fazer o trançado no anel, basta incluir na parte inferior, as fitas, miçangas, penas e fio encerado que devem ficar pendurados no aro. Fique livre para enfeitar como mais gostar!

5. Por fim amarre a parte superior do aro do filtro em um longo fio encerado para usar como colar. Que tal?

Seu filtro está pronto!

Gostaram do resultado ? Quem se animou a criar um também?

Veja aqui mais opções de filtro dos sonhos em bijuterias

Confira mais sete passo a passos de filtro dos sonhos

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.