Home | Gente que Inspira | Entrevista | Lojista em destaque: Alice, da loja No país da Alice

Lojista em destaque: Alice, da loja No país da Alice

alice_foto

Oi! Muito prazer. Meu nome é Alice Mantellatto e minha loja é a “No país da Alice”. Sou de Santos-SP e atualmente resido em Piracicaba-SP.

Muita arte e papel sempre

O interesse pelas artes me acompanha desde a infância. Cursei faculdade de Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas na Unesp.Minha intenção  era dar aulas e ter um trabalho autoral, paralelamente.

Na adolescência, fiz um curso de Ecoarte, onde aprendi a fazer a papietagem, uma variação do papel machê. Para aprender a receita da massa do papel, fui pesquisando, testando diversas possibilidades, errando muito, até alcançar um resultado satisfatório. Em relação à pintura, me dediquei a cursos durante a adolescência e a faculdade, mas só fui aprender de verdade quando comecei a dar aulas de óleo sobre tela e pintura em tecido. Aprendi na prática, junto com meus alunos.

alice_criacoes

É curioso pensar que comecei a pesquisar o papel machê só no último ano da faculdade, quando fazia voluntariado no Hospital Estadual de Bauru. Na época, queria confeccionar um fantoche diferente para contar histórias para as crianças internadas. Foi aí que surgiu meu primeiro boneco e me apaixonei pela técnica. Até hoje é o tipo de arte que permeia todos os meus produtos, de anéis a topos de bolo.

Não basta criar, tem que vender

No início da minha marca, a grande dificuldade ao empreender e criar um negócio não estava na produção… Foi a falta de experiência em vender minhas peças meu maior obstáculo. Eu tinha muita vergonha no começo. Outro ponto foi aprender a lidar com a nova rotina de trabalho e administrar a vida profissional e pessoal, que se tornaram uma coisa só.

Para aprimorar meu negócio, senti que precisava buscar conhecimentos e comecei a pesquisar sobre empreendedorismo. Investi em cursos da área e li bastante sobre o assunto, procurando me diferenciar de uma maneira autêntica e sincera.

atelie_alice

As fases do ateliê

Cuido pessoalmente de todas as etapas do trabalho, do início ao fim. Minha fase preferida é a pintura e a finalização da peça. Quando chega o momento de envernizá-la, significa que tudo deu certo e que fiquei satisfeita com o resultado. É uma sensação muito boa. Fotografar também é uma das etapas preferidas, amo fotografar!

Meu ateliê fica na sala do meu apartamento. Na verdade a sala nem existe mais, é só meu ateliê. Tudo começou com uma mesa enorme que meu pai improvisou pra mim. E então, aos poucos, fui decorando e arrumando de um jeito funcional e ao mesmo tempo confortável e bonito.

Tudo dentro da rotina

Para que o trabalho tenha produtividade, procuro me focar o máximo possível e deixar os afazeres domésticos para outros momentos. Porém, confesso que às vezes me vejo passando aspirador no chão quando deveria estar trabalhando. Mas acho que isso faz parte de um processo de adaptação.

Não tenho filhos, mas tenho uma gatinha chamada Amelie que me faz companhia e solicita a minha atenção e cuidados. Hoje entendo que é  preciso organizar as tarefas, fazer listas de prioridades e calcular o tempo para cada atividade. Sem organização, tudo falha.

alice_arte

Tão livre como os passarinhos

Quando penso no meu produto favorito, não tenho dúvida:  são os passarinhos! Eles são minha marca registrada e representam a liberdade que sinto em relação a trabalhar como autônoma. O topo de bolo para casamento (com passarinhos noivos) é o produto que mais vendo.

Fico muito feliz quando vejo um cliente satisfeito e emocionado com uma peça que produzi. Para mim, fazer coisas que amo e que geram um impacto positivo na vida de outras pessoas é quase uma poesia. Costumo dizer que são pequenas doses de amor, pois cada peça criada carrega uma história e emoções únicas.

atelie

Boas perspectivas

No ano passado, me dediquei exclusivamente ao meu negócio criativo e foi a minha única fonte de renda. Este ano, começarei a dar aulas de Educação Artística e quero conciliar os horários para que ambos os trabalhos convivam em harmonia.

Gosto muito do trabalho de outros artistas do Elo7, me identifico com “Atelier Santa Bárbara” com seus produtos artísticos e coloridos, com os delicados aventais da “Flô di Pá” e com os sapatinhos fofos do “Ateliê da Nanda”.

Será que você também já pode falar que gostou da minha loja? Vem conhecer mais aqui.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.

32 comentários

  1. Maravilho o trabalho da Alice!!! Adorei!!!

  2. Parabéns pelo trabalho e pelo destaque no Elo7, Alice!

  3. Ha que linda ela ne??
    Muito talentosa e acompanho o blog dela há uns meses :)

    Conheçam: http://www.chadecalmila.com

  4. Parabéns pelo seu trabalho e principalmente à vc q é uma pessoa maravilhosa.

  5. Trabalho maravilhoso, está de parabéns, faz um trabalho bem original! E ela ainda gosta de gatos (amei)!

  6. Adorei! Os passarinhos são muito lindos e expressivos!

  7. Ah! Esquecí de dizer: gostei tanto que já adicionei aos meus favoritos na minha loja do Elo7 – O Espírito da Coisa!

  8. PARABÉNS PELO TRABALHO, ALICE!!

  9. Olá , Alice, vc já é uma maravilha! Lindo seu trabalho!
    Temos em comum o amor pela arte, pelos passarinhos e tbem tenho um gato!
    Entre no meu Face veja o meu trabalho. Moro pertinho de Piracicaba.
    um grande abraço
    Ma. Jô Atelie

  10. Parabéns pelo seu trabalho, Alice! Quando vi a foto do seu ateliê, me identiquei logo, pois o meu é assim tb!..rs Principalmente a prateleira cheia de materiais.. trabalho com sabonetes e cosméticos artesanais, minha paixão, que pretendo investir em loja física futuramente. Muito bacana a gente ver que nossos sonhos de viver de nossa arte é completamente possível e mega gratificante! Minha loja é a Banho de Encanto, dá uma passadinha lá pra conhecê-la, ok! Bjos e sucesso!

    • Obrigada, Flávia!
      Sim, às vezes meu ateliê fica um pouquinho bagunçado, com materiais para todos os lados! rsrsr
      Mas aí paro uns dez minutinhos e organizo, caso contrário, não consigo trabalhar!
      Que bom que minha história te inspirou! É possível sim viver do que amamos, com muita dedicação, sempre!
      Vou passar na sua loja pra conhecer!
      Beijos

  11. Tudo muito lindo, parabéns! O que ressalta é o carinho e dedicação com que você faz seu trabalho. Os passarinhos realmente têm uma personalidade única cada um deles. Adorei. Olinda Lopes da http://www.elo7.com.br/une. Eu estou começando no Elo 7.

    • Oi Olinda! Obrigada pelo seu comentário!
      Desejo um caminho de muita inspiração, amor e dedicação para você que está começando!
      Grande beijo <3

  12. Obrigada a todas que deixaram comentários, elogiando meu trabalho e se identificando comigo. Fiquei muito feliz com o retorno e carinho de todas!
    Desejo a todas muito sucesso em seus empreendimentos criativos!
    Muito obrigada também ao Elo7 e à Marcela Stump, pelo convite e oportunidade de mostrar meu trabalho aqui no blog.
    Grande beijo <3

  13. Linda Matéria !!
    Amei os anéis … fofos !!
    Teve uma época que fazia anéis de folha de revista ,mas os seus são cheios de alegria !!!!
    Parabéns !!
    bete santos

  14. Aline Rodrigues

    Trabalho lindoooo! Parabéns!!!

  15. Adorei o seu trabalho Alice!
    Quanta delicadeza pode caber na sua arte: um infinito com certeza.
    Parabéns por se empreender e por trazer delicadeza ao mundo.
    Bjins

  16. Menina…adorei seu trabalho, seus bichinhos são lindos. Os passarinhos realmente encantam.Siga em frente sempre assim, doce , meiga e humana. bj

  17. Parabéns Alice!!! Seus trabalhos são lindos!!!

  18. São lindos,seus aneis divino os pássaros,gosto de artesanatos em geral…..sucesso sempre,bjs a vc e linda gatinha

  19. Que delicadeza, todo o trabalho é desenvolvido com amor, isso logo se vê. Parabéns

  20. Alice, fico lisonjeada em estar na tua lista! Teu trabalho é fantástico! Beijão

  21. Obrigada Bete Santos, Aline Rodrigues, Renata Abreu, Maria Marlene, Regina, Marli Andrade, Luzearoma e Bárbara Nunes pelos comentários tão lindos! Fiquei muito feliz com cada um deles em especial!
    Muito beijos a todas <3