Home | Manual de técnicas artesanais | Papietagem: você sabe o que é?

Papietagem: você sabe o que é?

A papietagem é uma técnica artesanal de dar forma a uma escultura ou preenchimento de molde a partir de papéis recortados ou picados e cola. Vamos explorar mais a técnica?

papietagem
Beija-flor feito com a técnica de papietagem da loja Marcelo Gonçalves – Bichos em Papel

Conheça mais sobre a papietagem

A técnica também conhecida em francês como “papier collé” (papel colado) era muito utilizada para a confecção de adereços para peças teatrais. Por ser muito versátil, é possível aplicar a arte sobre as mais diversas superfícies, tais como madeira, pedras, moldes de gesso, silicone, papel machê etc.

A técnica de colagem de papel anda de mãos dadas com o papel machê, isso porque são complementares: em alguns trabalhos de papel machê, o acabamento é feito com papietagem. As técnicas mescladas já eram utilizadas na França desde o século XVI para a confecção de bonecos. Mais tarde, a papietagem ganhou apelo comercial na Europa quando aplicada em peças de mobiliário e objetos de arte, inspiradas em peças orientais.

Como fazer a papietagem

Se tem interesse em aplicar a técnica, a notícia é boa: não é necessário ter experiencias anteriores ou grande habilidade para fazer, já que a papietagem exige apenas a aplicação de papéis diversos (tal como jornal, papel de revistas, papéis coloridos) e cola branca diluída em água na proporção de um para um. Rasgue pequenos pedaços de papel com as mãos e umedeça-os na cola branca diluída. Aplique sobre a superfície desejada com ajuda de um pincel e aguarde secar de doze a vinte e quatro horas. Após a secagem, a peça produzida pode até receber tinta ou verniz por cima.

Curtiu conhecer mais sobre a técnica de colagem de papel? Veja muito mais técnicas artesanais em nosso manual disponível neste link.

Aproveite também para ver mais produtos feitos com a técnica no Elo7.

 

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.