Home | Manual de técnicas artesanais | Pintura com lápis de cor: descubra a técnica

Pintura com lápis de cor: descubra a técnica

Nesse post que é parte integrante do Manual de Técnicas Artesanais abordaremos detalhes sobre pintura com lápis de cor.

Confira as vantagens de colorir com lápis!

pintura-com-lapis-de-cor-1

Pintura com lápis de cor

Os lápis de cor são uma grande ferramenta para artistas iniciantes ou até mesmo os que têm experiência com outros tipos de materiais de pintura. Dá para enumerar uma lista de vantagens deste material.

Versáteis, os lápis são de custo acessível, portáteis e fáceis de utilizar.

A pintura com lápis de cor não apresenta segredos, mas dá para aprimorar a arte com algumas técnicas. É possível encontrar na web diversos tutoriais e macetes para colorir da melhor forma utilizando lápis de cor.
Há alguns tipos de lápis de cor, são eles:
  • Lápis com base de óleo (também conhecido como giz de cera, mas há no mercado giz com corpo amadeirado, no mesmo formato do lápis comum),
  • Lápis solúveis em água (semelhante aos lápis aquareláveis)
  • Lápis de cor a base de cera.

Materiais necessários para começar a colorir

O companheiro indispensável para a pintura com lápis de cor é o papel.
Não há um tipo específico de papel para a pintura com lápis de cor, mas alguns são mais recomendados, como por exemplo o papel de aquarela é apropriado para os lápis aquareláveis, pois fixam a pigmentação de forma melhor.
Outros materiais que podem ser úteis para quem se aventurar na pintura com lápis de cor são a borracha, escovinha para retirar pó, fita crepe, fixadores de cor, apontadores, estilete e o prolongador de lápis.
Para misturar cores, é necessário criar camadas de cores sobrepostas, pois os lápis de cor não permitem misturas como as tintas.
Para quem curte colorir com lápis de cor, os livros de colorir que foram um grande sucesso em 2015 possuem custo acessível e permitem a escolha de temáticas específicas, de acordo com seu gosto.
Imagens: Pinterest
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.