Home | Manual de técnicas artesanais | Ponto russo: conheça o bordado com agulha mágica

Ponto russo: conheça o bordado com agulha mágica

O ponto russo é uma técnica de bordado feita com uma agulha oca. Quando esta agulha perfura o tecido, ela deixa um pequeno laço de linha do outro lado da fibra têxtil, e dessa forma, o desenho ou figura é preenchido com esses pontos. Como tantas outras técnicas artesanais, ela surgiu no Egito Antigo, e os egípcios utilizavam ossos de pássaros como agulha para bordar. Conheça mais detalhes do ponto russo!

ponto russo o que é

Ponto russo – o por quê desse nome

No século XVI, a Igreja Ortodoxa Russa sofreu uma série de mudanças. Um grupo conhecido como os “Velhos Crentes” se separou da Igreja, a fim de conservar as suas crenças tradicionais. Uma boa parte da ornamentação usada em seus painéis religiosos, vestimentas e roupas foi feito em ponto russo. Provavelmente daí surgiu o nome da técnica: ponto russo.

Esse tipo de bordado foi utilizado também na Europa durante a Idade Média, para ornamentar vestimentas e painéis religiosos. Posteriormente, o bordado foi associado com os imigrantes russos e foi ensinado a muitas gerações até os dias atuais. Hoje, o ponto russo é feito com vários tipos de linhas, agulhas de espessuras diferentes e tem propósitos distintos, desde patch apliques, como peças de tapeçaria.

ponto russo sacola

Como começar a bordar em ponto russo?

A técnica tem o nome também em inglês de punchneedle (que é também o nome da agulha utilizada, no Brasil o nome do material é “agulha mágica”). A técnica do bordado russo também tem uma versão japonesa,  chamada Bunka, onde o projeto é trabalhado a partir da frente. O bordado russo é feito do lado avesso do tecido e o efeito fica do lado direito.

A técnica é muito fácil de aprender e, com os materiais corretos, dá para fazer uma infinidade de projetos. Para o começar a bordar, é necessário agulha própria para ponto russo (ou agulha mágica, como mencionamos anteriormente), bastidor, linha especial para bordado, tecido de linho, tesoura, caneta e o desenho.

 Gostou de conhecer o bordado russo? Aproveite para conhecer também o Manual de Técnicas Artesanais, onde exploramos cada tipo de arte trazendo sua história e aplicações.

Veja também mais peças em bordado russo feita pela nossa comunidade criativa!

Imagem: Webstercraft

 

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.

Um Comentário

  1. Deise Vieira

    Que agulha pra ponto russo é esta? Sabem onde encontrar para comprar? Achei bem interessante.