Home | Faça você mesmo | 7 dicas para aprender uma nova técnica artesanal

7 dicas para aprender uma nova técnica artesanal

Aprender é sempre bom. Já dizia meu pai, conhecimento é algo que ninguém tira da gente. Aprender uma nova técnica artesanal é melhor ainda! Em muitos casos, além de ser uma distração, há como associar a técnica que você já domina com outra. Quer um bom exemplo? Você domina a arte da marcenaria. Que tal se aprofundar na pintura? Ou então associar a costura com o bordado à mão? Não é bacana agregar ainda mais valor à sua arte? Ou ainda descansar as agulhas do crochê e distrair-se com o mosaico, só para variar um pouco?

Encontre no Elo7 materiais e kits para aprender algo novo!

Hands working on throwing wheel, master class of studio pottery
Deposit Photos

Animou-se para pensar fora da caixinha e aprender algo diferente? Siga algumas dicas para aproveitar ao máximo o aprendizado de uma nova arte!

7 dicas para aprender uma nova técnica artesanal

Imagem

 1. Pesquise, pesquise e pesquise.

Gostou de uma técnica artesanal? Não conhece nada sobre o assunto? Antes de qualquer coisa, procure conhecer um pouco da técnica e suas origens. O artesanato é rico em referências culturais, seja a técnica que for. Procure referências aqui no nosso Manual de Técnicas Artesanais, sites especializados… Se tem uma coisa nessa vida que vale acumular é o conhecimento!

Imagem

2. Invista no aprendizado.

E quando digo investimento não me refiro somente à parte financeira, mas principalmente em tempo. Fique de olho em cursos online (nesse período de quarentena, muitos sites disponibilizaram cursos gratuitos). Dedique-se a ver vídeos pela internet (ah! Vale a pena descobrir o nome inglês da técnica artesanal que queira aprender. Há ótimas referências em imagens e vídeos em inglês!). Cursos e pesquisas levam tempo, mas valem a pena!

3. Conheça alguém que conhece alguém.

Quer aprender arraiolo (linda técnica de tapetes bordados à mão, típica de Portugal), mas está difícil encontrar aulas por aí? É hora de por em prática seu networking! Há sempre alguém que conhece alguém que domine a técnica. Aproxime o contato com quem possa te ajudar e demonstre seu interesse em aprender. Geralmente quem domina uma técnica tem prazer de transmitir seu conhecimento para um entusiasta. Aproveite a quarentena para fazer esse networking por vídeochamada!

Imagem

 

4. Arrisque.

Invista algum dinheiro em materiais. Se estiver apenas começando e, principalmente se não tem certeza de que vai levar a sério a técnica artesanal, não exagere ao adquirir materiais, pois caso não leve o aprendizado adiante, não haverá frustração. No Elo7 você consegue comprar insumos sem sair de casa. Perfeito para esse momento!

Imagem
5. Keep calm.

Quer aprender uma nova técnica? Então vá com calma. Não inicie com grandes projetos ou peças elaboradas, pois a dificuldade inicial pode virar frustração. Absorva cada detalhe, cada fase do aprendizado. Para que ter pressa, não é mesmo?

6. Divida para multiplicar.

Você é artesã, criativa e Fora de Série, então certamente já domina alguma técnica. Que tal dividir e multiplicar o conhecimento? Domina o crochê como ninguém, mas não entende quase nada de costura? Ofereça uma “troca” àquela amiga que pode te ajudar! Transmita o seu conhecimento, principalmente a quem tem algo a transmitir para você também.

7. Colecione referências.

Visite sites estrangeiros, busque referências no próprio Elo7, crie uma conta no Pinterest e crie um board para pinar referências, favorite vídeos, blogs, encontre grupos no Facebook com o mesmo interesse…

Temos tantas possibilidades, tantos dons que ainda não sabemos, tantos talentos a serem ainda descobertos… Vale a pena arriscar-se e aprender algo diferente. E mesmo que seja por distração ou não leve a técnica adiante, tenha certeza de que o tempo não foi perdido, afinal, você pode se orgulhar de saber o nome daquele ponto de bordado e fazer bonito por aí, esbanjando conhecimento!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.