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7 dicas para escolher um nome para sua loja

“Olá, meu nome é…”
Sua loja nasceu! E chegou a hora de dar um nome à sua criação.

Nesse momento, lembre-se de que o nome é uma das partes fundamentais de uma marca. Ele chega antes mesmo do logo ou do produto, e é essencial para que haja simpatia do público pela sua marca. A questão é tão séria que existe uma área profissional chamada Naming, que cria nomes para negócios e produtos. Acredite, o seu esmalte favorito não ganha um nome aleatoriamente, uma coleção inteira chegar a levar meses para ser criada!

Mas você pode dispensar os especialistas usando criatividade e bom senso.
Ao escolher o nome a sua loja, tenha em mente os seguintes pontos:

  • o nome deve estar conectado com a essência da sua loja e dos seus produtos;
  • ser de fácil memorização;
  • ter qualidades positivas: um nome sugestivo ou descritivo, uma palavra sonora e agradável.

1- Fuja do óbvio, seja criativo
É mais fácil nomear uma loja com o nome do artesão ou associar o produto como “Loja da Nath”, ” Artes da Nath”, “Criações da Nath” ainda mais quando os produtos já estão prontos e só falta começar a vender. Mas é importante pensar que o nome da sua loja deve ter valor próprio e marcar a sua presença. Afinal, sabemos que é importante ter um nome fácil de comunicar – criar marca, panfletos, site, etiqueta… então porque não criar algo realmente novo?

2- Solte a imaginação
O nome escolhido é fácil de combinar com um desenho interessante? Você pode brincar visualmente e associá-lo a outras palavras? Você sabia que OMO vem de Old Mother Owl, que significa “velha mãe coruja” em inglês? E o mais interessante, remete exatamente à corujice de quem quer roupas limpas para a sua família – uma outra técnica interessante para procurar um nome, pensar na pessoa que vai usar o seu produto.

3- Pense na essência da sua marca

Falei disso no meu último post. O nome que você escolheu se ajusta ao propósito comercial da sua loja e dos seus produtos? Se funcionar melhor para outro negócio, guarde e fique de olho, vai que ele serve para uma outra lojnha?

4- Simplifique
O seu nome é claro e fácil de ser lembrado e digitado? E se alguém decidir buscar na internet, vai conseguir chegar na sua loja facilmente? Descarte trocadilhos, gírias e expressões que fazem sentindo agora mas que não funcionarão no futuro.

5- Fique atenta à pronúncia
As pessoas conseguem falar o nome da sua loja sem dificuldades? Não transforme o nome da sua marca num trava-língua.

6- Não se reprima!
Se por acaso eu escolhesse o nome “Sabonetes da Nath” o que acontecia se futuramente quisesse vender toalhas de lavabos ou kit para banheiro? Não se torne refém do seu nome, pense que se hoje você faz uma técnica, o futuro pode trazer surpresas ótimas para o seu negócio. Outro ponto é que se você limitar o nome da sua loja ao produto que será vendido,  isso restringirá  a procura por outros produtos na sua loja.

7- Evite associações impróprias
Vocês se lembram do carro chinês Chana? Pois é, não foi nenhum sucesso por aqui. Cuide para que o nome não tenha significados pejorativos em outras culturas, regiões brasileiras ou idiomas – não custa nada fazer uma pesquisa rápida. Escolher um nome ofensivo ou que não traga imediatamente boas associações pode ser um tiro no pé.

Quando você tiver escolhido algumas opções de nome, faça testes. Promova uma pesquisa informal com seus familiares a amigos, faça perguntas, experimente escrever num papel, peça para as pessoas repetirem o nome depois de ouvir. Teste todas as possibilidades enquanto estiver criando o seu nome – é um exercício divertido que com certeza terá seu esforço recompensado.

E lembre-se de verificar a disponibilidade do domínio, independente da sua loja ser apenas virtual ou não. Cheque pela internet mesmo se já não existe um nome igual ou muito parecido – não é uma ou duas letras que fazem a diferença para o seu cliente.

Existem sites onde você insere o nome que deseja dar para a sua marca e ele já te dá as opções de registro disponíveis. Um exemplo é o namecheckr.com.

Não copie de jeito nenhum!
Não copie produtos, não copie o logo e não copie no nome de ninguém no mercado – isso pode custar penalidades legais.

Aproveite para demonstrar que suas criações são originais, com detalhes exclusivos que só você entende e domina. Mostre que a sua loja é ÚNICA.

Proteção legal e disponibilidade
O nome escolhido pode ser registrado no Elo7? Registre algo que possa ser digitado com caracteres de letras e números, evite apóstrofes e símbolos.

Entender se o nome da sua loja está disponível requer um tempo, considerar registrar a marca quando as vendas aumentarem e os negócios crescerem também. Mas pense sempre nesse cenário: se o seu negócio crescer, você conseguirá registrar facilmente a sua marca? Ou toda a reputação construída e trabalho dedicado terão que ser recomeçar do zero justamente quando você for grande o suficiente para dar novos passos?

Escreva se surgirem dúvidas, ou consulte nossa ajuda online e lembre-se que marca forte é uma marca planejada!

Até a próxima!