Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Apostilas e moldes de projetos de artesanato: como criar

Apostilas e moldes de projetos de artesanato: como criar

Nesse post quero falar sobre infoprodutos do tipo impresso, como apostilas e moldes de projetos de artesanato.

Para quem não sabe, infoprodutos são produtos digitais que passam informações e conhecimentos, como por exemplo: cursos online, vídeo aulas, ebooks, apostilas e moldes. Para conhecer um pouco mais, sugiro que leia esse outro post onde falo das vantagens, dos formatos e passos de como fazer o seu próprio “infoproduto”.

Apostilas e moldes de projetos de artesanato: como criar

Apostilas e moldes de projetos de artesanato: como criar

Apostilas e moldes sempre foram populares no meio do mercado artesanal, pois permitem a artesã ter um passo a passo para desenvolver as suas peças.

Como a chegada do mundo digital, as apostilas e moldes ganham mais força por causa da facilidade de enviar os arquivos para qualquer lugar do mundo com apenas alguns cliques, seja por e-mail ou por download.

Layout e apresentação

Ao criar sua apostila ou molde, um aspecto que deve ser levado em consideração é o layout e apresentação do seu material. Por se tratar de um material visual é importante que as fotos sejam de boa qualidade e que a diagramação seja satisfatória.

Veja alguns pontos a serem considerados:

  • As imagens devem ser nítidas e detalhadas;
  • Evite fontes de texto muito pequenas ou de difícil leitura;
  • No texto, use sempre contraste de cores (em fundo escuro o texto deve ser claro e vice versa);
  • Cuidado com erros de digitação. Sempre faça uma revisão ou peça para um conhecido fazer.

Se houver possibilidade, contrate um profissional para fazer o layout e apresentação do material. Você pode encontrar profissionais freelancer em sites como Workana ou 99Freela.

Conteúdo

  • Estruture e organize os tópicos do material;
  • Faça uma apresentação mostrando o resultado da peça pronta, já no início do material. Dessa forma, você cria uma expectativa e mostra qual será o resultado alcançado ao final da execução do que está sendo ensinado;
  • Insira informações sobre o seu trabalho e também formas de contatos com você;
  • Ao invés de disponibilizar somente os arquivos do molde, monte uma apresentação geral.

Divulgação e vendas

  • Nas redes sociais fale sobre a aplicação das peças que você ensina e disponibilize junto da postagem o link para aquisição do molde ou apostila em sua loja virtual;
  • Disponibilize uma amostra de seu material gratuitamente. Dessa forma, o cliente pode conhecer seu trabalho antes de fazer uma compra. Por exemplo: Para o tema “Branca de Neve” você pode dar o molde de um dos anões e comercializar o molde dos outros anões, príncipe e Branca de Neve;
  • Dê um desconto especial para aquisição de outros moldes e apostilas que você tenha. Isso pode ser feito colocando um cupom de desconto ou um link exclusivo para quem comprou mais de um material;
  • Faça um combo de moldes e apostilas relacionadas. Quem se interessar por uma apostila de uma determinada princesa, tem grandes chances de querer também de outras princesas;
  • Dê dicas extras e indique outras apostilas ou moldes. Isso pode gerar vendas adicionais de outros materiais seus;
  • Ofereça bônus para quem compra seu material. Isso irá surpreender seu cliente e deixa-lo muito satisfeito!

Veja também:

+ Café com Chat: Precificação de trabalhos digitais e infoprodutos

+ Oportunidades da era digital – webseminário

Registro da obra

Para ficar mais seguro com relação ao direitos autorais é importante registrar o material na Biblioteca Nacional. Dessa maneira, você terá o ISBN, um sistema que inclui os dados de autoria. Saiba informações no site oficial da Biblioteca Nacional, aqui nesse link.

No cenário econômico atual, muitas pessoas têm buscado no artesanato uma fonte alternativa de renda, isso representa uma grande oportunidade para quem ensina ou deseja ensinar artes manuais.

Além do aspecto comercial, o mais gratificante de quem trabalha com infoprodutos é saber que está ajudando outras pessoas através de seu conhecimento e habilidade.

Deixe um comentário com suas dúvidas ou dizendo o que achou do conteúdo!

Eder Machado empreendedor digital, idealizador do ArtesCON e criador do blog Como Vender Artesanato. Seu blog e cursos têm ajudado vários criativos e artesãos a desenvolverem um negócio rentável através das artes manuais.

Veja mais posts deste autor.

Deixe uma resposta