Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Declaração anual do MEI: veja como fazer

Declaração anual do MEI: veja como fazer

Todo começo de ano o Micro empreendedor Individual – MEI  precisa fazer a Declaração anual do MEI. Essa é uma das obrigações e responsabilidades que o MEI deve apresentar anualmente. Confira neste post várias dicas e cuidados que você deve ter ao preenchê-la. Vem ver!

Declaração Anual do MEI: como fazer?

Declaração anual do MEI: como fazer?

Quem é micro empreendedor individual, ou seja, que faturam até R$ 60 mil por ano, deve fazer a Declaração Anual do Microempreendedor Individual – DASN-SIMEI. Ela pode ser realizada através do site da Receita Federal no período de: 02 de janeiro a 31 de maio do ano subsequente.

Como preencher a DASN-SIMEI?

Todo mês o MEI deve preencher o relatório mensal de receita bruta, onde deve anexar notas fiscais de serviços e mercadorias dos seus fornecedores e todas aquelas emitidas aos  seus clientes. Esse documento vai te auxiliar na hora de preencher a DASN-SIMEI, pois ficará mais fácil de consultar os valores de receita e despesa.

Acesse o site da Receita Federal, selecione as opções “Simei-Serviços” seguida de “Cálculo e Declaração”. Depois clique na opção DASN-SIMEI e informe o CNPJ da sua empresa e siga as instruções fornecidas pelo site.

Só três outras informações são pedidas pelo sistema:

1. O valor da receita bruta recebida ao longo ano de 2016. Inclua o valor de todos os produtos e serviços vendidos pela sua empresa.

2. O total da receita bruta referente às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual.

3. A existência de um empregado ou não nesse ano. Lembre-se que o MEI só pode ter um funcionário!

Veja também:

+ Previdência e outros benefícios do MEI

+ Formalização como MEI: situações permitidas

Fique atento!

  • Faça a Declaração Anual do MEI o quanto antes, pois em caso de atrasos, a empresa terá que pagar uma multa mínima de R$ 50.
  • Não confunda o DASN-SIMEI (Declaração Anual do MEI) com a Declaração Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física, que deve ser entregue até 28 de abril.

Espero que tenha gostado das dicas!

Quer ler mais materiais para melhorar o seu empreendimento? Acesse a nossa categoria de Negócio Criativo.

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no A.Craft.

Veja mais posts deste autor.

13 comentários

  1. Excelente este post! Este ano foi meu primeiro ano de declaração, fiquei muito em dúvida, pois em videos do youtube a informação oscilava, uns declaravam de um jeito, outros de outra forma, então quem está começando se sente inseguro. Obrigada por lembrar de nós artesãos e MEI’s :D
    E só para adicionar, façam uma postagem sobre a Receita Bruta, depois que comecei a manter as minhas mês a mês comecei a entender o faturamento da minha empresa e melhorei outras questões, mesmo aqueles que não são MEI’s deveriam aprender a fazer, pois temos outra visão do nosso negócio.

    • Liana Uehara

      Olá Graciele!
      Fico feliz que tenha gostado do conteúdo!
      Muito obrigada por sua sugestão!

      Abraços!

  2. Uma dúvida, pesquisei em vários outros sites que diziam que o prazo máximo para a declaração anual é 31 de maio! Fiquei na dúvida com a postagem de vocês!

    • Liana Uehara

      Olá Juliane!
      Isso mesmo. A data limite para a declaração da Declaração Anual do Microempreendedor Individual – DASN-SIMEI é dia 31 de maio como mencionamos no segundo parágrafo do post! ;)

  3. Olá! Devo declarar somente o que teve nota fiscal emitida?

    • Liana Uehara

      Olá!
      Você deve declarar o valor total sobre suas vendas, tanto as que tiveram notas fiscais emitidas quanto as que não tiveram!
      Abraços!

  4. Sou obrigada a declarar?

    • Liana Uehara

      Olá Beatriz!
      Se você é MEI (Micro Empreendedor Individual), é obrigada a fazer a declaraçºao anual do MEI!
      Abraços

      • Boa tarde! Nao fiz nenhuma venda ou compra pela MEI, somente paguei as mensalidades, mesmo assim tenho que declarar?

        • Liana Uehara

          Olá Tati!
          Isso mesmo!
          É importante fazer a declaração mesmo que você não tenha feito nenhuma compra ou venda!
          Abraços
          Liana

  5. Olá, Liana! Tenho duas questões:
    1- Fiz venda para pessoa jurídica, emitindo nota fiscal, isso muda em algo a DASN-SIMEI?
    2- Os lucros do Mei tem que aparecer na minha declaração como pessoa física?
    Obrigada

    • Liana Uehara

      Olá Claudia!
      Para fazer a declaração anual do MEI, você deve somar toda a sua receita, tanto das vendas com emissão de nota fiscal, quando as que não tiveram a sua emissão.
      Em relação à declaração do imposto de renda como pessoa física, sugiro você procurar um contador ou acessar o portal do Sebrae para te ajudar com esta questão! (https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae)

      Abraços

  6. Boa tarde! Nao fiz nenhuma venda ou compra pelo meu MEI, só paguei as mensalidades, mesmo assim preciso declarar?
    Obrigada!