Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Declaração anual do MEI: veja como fazer

Declaração anual do MEI: veja como fazer

Todo começo de ano o Micro empreendedor Individual – MEI  precisa fazer a Declaração anual do MEI. Essa é uma das obrigações e responsabilidades que o MEI deve apresentar anualmente. Confira neste post várias dicas e cuidados que você deve ter ao preenchê-la. Vem ver!

Declaração Anual do MEI: como fazer?

Declaração anual do MEI: como fazer?

Quem é micro empreendedor individual, ou seja, que faturam até R$ 60 mil por ano, deve fazer a Declaração Anual do Microempreendedor Individual – DASN-SIMEI. Ela pode ser realizada através do site da Receita Federal no período de: 02 de janeiro a 31 de maio do ano subsequente.

Como preencher a DASN-SIMEI?

Todo mês o MEI deve preencher o relatório mensal de receita bruta, onde deve anexar notas fiscais de serviços e mercadorias dos seus fornecedores e todas aquelas emitidas aos  seus clientes. Esse documento vai te auxiliar na hora de preencher a DASN-SIMEI, pois ficará mais fácil de consultar os valores de receita e despesa.

Acesse o site da Receita Federal, selecione as opções “Simei-Serviços” seguida de “Cálculo e Declaração”. Depois clique na opção DASN-SIMEI e informe o CNPJ da sua empresa e siga as instruções fornecidas pelo site.

Só três outras informações são pedidas pelo sistema:

1. O valor da receita bruta recebida ao longo ano de 2016. Inclua o valor de todos os produtos e serviços vendidos pela sua empresa.

2. O total da receita bruta referente às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual.

3. A existência de um empregado ou não nesse ano. Lembre-se que o MEI só pode ter um funcionário!

Veja também:

+ Previdência e outros benefícios do MEI

+ Formalização como MEI: situações permitidas

Fique atento!

  • Faça a Declaração Anual do MEI o quanto antes, pois em caso de atrasos, a empresa terá que pagar uma multa mínima de R$ 50.
  • Não confunda o DASN-SIMEI (Declaração Anual do MEI) com a Declaração Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física, que deve ser entregue até 28 de abril.

Espero que tenha gostado das dicas!

Quer ler mais materiais para melhorar o seu empreendimento? Acesse a nossa categoria de Negócio Criativo.