Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Guia completo para enviar produtos pelos Correios

Guia completo para enviar produtos pelos Correios

correios2

Fez sua primeira venda online e ficou confusa na hora de enviar seus produtos para o cliente? A gente garante que é muito fácil, mas como tudo na vida, tem seus segredinhos. Vem com a gente aprender como enviar seus produtos pelos Correios!

O processo de envio dos produtos é formado basicamente de 4 etapas:

  1. Embalagem interna
  2. Embalagem externa
  3. Envio
  4. Rastreamento

1. Embalagem interna
A embalagem interna é responsável por duas coisas muito importantes: o diferencial da sua loja e a proteção do seu produto.

Quando falamos de diferencial, é aquele elemento que irá junto com seu produto que irá causar um encanto a mais no seu cliente. Tem artesão que usa essência, dá brindes, coloca docinhos, vales promocionais ou até mesmo um bilhetinho, mostrando que aquela peça foi feita artesanalmente e pensando no cliente o tempo todo. Mas cuidado: todo e qualquer mimo deve estar dentro dos cálculos de preço do seu produto e não deve ser muito grande ou pesado, para não aumentar o valor do frete.

Agora, não adianta nada encher o cliente de carinho se o produto que ele comprou chegar danificado, né? Então analise seu produto e pergunte-se quais precauções você pode tomar para fazer da sua embalagem interna uma proteção para sua peça. Abuse do plástico-bolha, papel de jornal ou revista picado, retalhos de tecido, bolinhas de isopor, espuma… A forma de proteger vai depender do tipo de produto que você vende. Se forem doces artesanais, então, todo cuidado é pouco! Muitas artesãs que trabalham com esse tipo de produto desenvolvem ou compram embalagens próprias para conservar e proteger cupcakes, cookies, chocolates, lembrancinhas e tudo mais!

peso1

2. Embalagem externa
O valor do frete é calculado a partir do volume do pacote, do peso e do tipo de frete que você escolher. Com esses dados em mãos, você pode estimar o valor do frete no próprio site do Elo7.

Para calcular o peso, use uma balança – pode ser daquelas de cozinha mesmo (veja foto acima), pois são baratas e fáceis de encontrar. Lembrando que você apenas estimará o valor do frete. Este poderá variar para mais, ou para menos quando você chegar na agência dos Correios.

O volume é calculado a partir das dimensões do pacote. Depois de embalado, meça o comprimento, a largura e altura da embalagem, tudo em centímetros.

Há tipos de embalagens e medidas permitidas para envio pelos Correios, clique aqui para conferí-las. Se sua embalagem for muito maior do que o produto, ele vai ficar “sambando” durante toda a entrega e não haverá proteção interna que segure – além de aumentar o valor do frete. Se for muito pequena, pode não ser permitido seu envio. O ideal é que as embalagens externas sejam ligeiramente maiores que os produtos e resistentes, para aguentar o trajeto com segurança.

Reaproveite embalagens de papelão que você tem em casa, compre em papelarias ou empresas especializadas caixas que tenham tamanho ideal para armazenar seus produtos. Dica: comprar a embalagem dos Correios na hora do envio parece ser prático, mas o valor é muito mais elevado. ;) Papel pardo também é um grande aliado e ajuda a deixar o pacote mais protegido. É legal também porque dá para esconder marcas e nomes se você estiver reutilizando caixas.

A equipe do Elo7 montou o Guia para embalar e enviar produtos fora de série para você aprender como surpreender seus clientes e entregar os pedidos sãos e salvos. A embalagem muitas vezes será o primeiro contato físico do cliente com seu produto, então capriche!

guia_embalar_ebook_banner

3. Envio
Produto protegido e embalado? É hora de colocar o endereço de quem está enviando (remetente) e de quem irá receber o pacote (destinatário). Em caixas, um deve ficar na frente da caixa (veja foto acima) e o outro no verso. Assim sobra espaço para as etiquetas que o funcionário da agência dos Correios irá colocar. Em envelopes, o remetente deve ficar sempre no lado da aba (lado aberto) e o destinatário no verso. Veja as formas de endereçamento no site dos Correios, clicando aqui.

Você pode escrever à mão, ou utilizar a etiqueta com o endereço que  é enviado para você por e-mail, já no formato padrão dos Correios. É só imprimir o papel e colar na caixa. Prático, né? Saiba mais sobre este benefício para os vendedores em nossa ajuda, clicando aqui.

Uma dica para deixar a embalagem e os dados mais seguros é usar aquela fita adesiva mais larga (fitão) transparente em toda a volta do pacote e também em cima do endereço. Isso evita que os dados sejam apagados ou arrancados no transporte.

Lembra que no item 2 falamos que o tipo de frete também influencia no valor? Pois bem, nos Correios estas são as principais formas de envio de encomendas:

correios1

PAC
O PAC é o serviço de encomenda mais econômico, mas tem prazo de entrega maior do que os outros tipos de envio. Um pacote pode levar, de 3 a 10 dias úteis para chegar em seu destino, aproximadamente. Dependendo da localidade, pode demorar muito mais. Ele tem código de rastreio e se você declarar o valor na hora da postagem, receberá uma indenização por atraso da entrega de 30% do valor declarado. Saiba mais sobre o PAC no site dos Correios, clicando aqui. Embalagem: só é possível enviar produtos em caixas.

SEDEX
É a forma mais rápida de envio. O SEDEX normal costuma chegar entre 1 e 3 dias úteis, mas também pode demorar um pouco mais dependendo da localidade. Também tem indenização por atraso da entrega e código de rastreio. Saiba mais sobre SEDEX no site dos Correios, clicando aqui. Embalagem: o envio pode ser feito por caixas ou envelopes padronizados.

E-Sedex
Essa modalidade está disponível para grandes empresas, que têm alto volume de entregas. É feito um contrato entre a empresa e os Correios, que diminui consideravelmente o valor do frete. Aqui no Elo7, nós temos esse contrato e disponibilizamos para todos os artesãos, assim você pode ter até 50% de desconto no valor do seu frete, aumentando suas vendas! Saiba mais sobre o frete com desconto do Elo7 e Correios em nossa ajuda, clicando aqui.

Escolha a melhor forma de envio para seus produtos e utilize a estimativa de frete, para ter ideia dos prazos e valores para cada envio.

4. Rastreamento
Depois de postar seu produto, você vai receber um comprovante. Guarde-o até a confirmação do recebimento pelo cliente. Você pode confirmar que um produto foi entregue através do código de rastreio, que está impresso nesse comprovante.

No Elo7, dá para acompanhar o envio do produto pelo próprio site, cadastrando o código no pedido, clique aqui para saber como fazer na sua loja. Se você enviar com a etiqueta do PLP, o pedido será atualizado automaticamente com o código de rastreio. Você pode também pode acompanhar pelo site dos Correios. É só digitar o código de rastreamento no campo indicado e saber se já foi entregue ou em qual localidade ele está.

Dica quentíssima (da loja Flor de Cris): Se você usa o Google Chrome como navegador, dá para baixar esse aplicativo* e acompanhar em tempo real o status das suas entregas. Legal, né?

Além de acompanhar o processo, a gente recomenda enviar um email para seu cliente assim que o produto chegar, perguntando o que achou do produto e se colocando à disposição para demais esclarecimentos. É gentil e conta muitos pontos no atendimento, que pode te ajudar a ter avaliações positivas e aumentar a confiabilidade da sua loja para novos clientes! Saiba tudo sobre avaliações nesse post.

Gostou das nossas dicas para envio de produtos pelos Correios? É o principal serviço de entrega do Brasil, mas infelizmente não dá para mandar tudo por ele. Confira aqui quais produtos os Correios não transportam e os limites de dimensões e pesos.

Veja mais dicas para iniciantes no Guia do Vendedor, em nossa ajuda online, e nos posts abaixo:

*Aplicativo não desenvolvido pelo Elo7

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.

99 comentários

  1. Taciana Design

    Hoje em dia muitos supermercados ofertam caixas para seus clientes levarem as mercadorias, ai eu já escolho aquelas que cabem bem as minhas encomendas (Ex: na caixa de água sanitária cabem certinho 50 panos de copa).
    Eu também compro as embalagens menores no mercado livre, saem BEEEEM mais baratas que as dos correios,e fica bem profissional.

  2. Taciana Design

    Hoje em dia muitos supermercados ofertam caixas para seus clientes levarem as mercadorias, ai eu já escolho aquelas que cabem bem as minhas encomendas (Ex: na caixa de água sanitária cabem certinho 50 panos de copa).
    Eu também compro as embalagens menores no mercado livre, saem BEEEEM mais baratas que as dos correios,e fica bem profissional.

  3. Taciana Design

    Hoje em dia muitos supermercados ofertam caixas para seus clientes levarem as mercadorias, ai eu já escolho aquelas que cabem bem as minhas encomendas (Ex: na caixa de água sanitária cabem certinho 50 panos de copa).
    Eu também compro as embalagens menores no mercado livre, saem BEEEEM mais baratas que as dos correios,e fica bem profissional.

  4. Casulo dos Fios

    Elisa, apesar de ter já bastante experiência em enviar via Correios {desde 2008} vim ler seu post {sou fã} e fiquei encantada com as dicas. A do aplicativo para acompanhar o rastreamento achei show. aplausos! Cris.

  5. Casulo dos Fios

    Elisa, apesar de ter já bastante experiência em enviar via Correios {desde 2008} vim ler seu post {sou fã} e fiquei encantada com as dicas. A do aplicativo para acompanhar o rastreamento achei show. aplausos! Cris.

  6. Casulo dos Fios

    Elisa, apesar de ter já bastante experiência em enviar via Correios {desde 2008} vim ler seu post {sou fã} e fiquei encantada com as dicas. A do aplicativo para acompanhar o rastreamento achei show. aplausos! Cris.

  7. Geisa Mariana

    Estou adorando o novo sistema de pagamento antecipado do frete atraves do saldo MOIP, isso torna pratico o dia a dia com o despacho de encomendas. Imprimir o endereço e colar na caixa é o máximo!! Devo parabenizar o Elo7 por mais esta iniciativa.

  8. Geisa Mariana

    Estou adorando o novo sistema de pagamento antecipado do frete atraves do saldo MOIP, isso torna pratico o dia a dia com o despacho de encomendas. Imprimir o endereço e colar na caixa é o máximo!! Devo parabenizar o Elo7 por mais esta iniciativa.

  9. Geisa Mariana

    Estou adorando o novo sistema de pagamento antecipado do frete atraves do saldo MOIP, isso torna pratico o dia a dia com o despacho de encomendas. Imprimir o endereço e colar na caixa é o máximo!! Devo parabenizar o Elo7 por mais esta iniciativa.

  10. A dica quentíssima do aplicativo de rastreio é o MÁXIMO!!! Já instalei e é ótima!

  11. A dica quentíssima do aplicativo de rastreio é o MÁXIMO!!! Já instalei e é ótima!

  12. A dica quentíssima do aplicativo de rastreio é o MÁXIMO!!! Já instalei e é ótima!

  13. Mei - BELLA BAMBOLA

    Obaaa… informação e sugestão nunca são demais!!! Obrigada!!!

  14. Mei - BELLA BAMBOLA

    Obaaa… informação e sugestão nunca são demais!!! Obrigada!!!

  15. Mei - BELLA BAMBOLA

    Obaaa… informação e sugestão nunca são demais!!! Obrigada!!!

  16. Elisangela R.Keller

    Elisa, Adorei o post, muito rico de informações *Ü*
    Quando envio os meus produtos uso a caixa de papelão do supermercado mesmo e abro toda a caixa e uso ela do “avesso”, dessa forma nem preciso embrulhar com o papel pardo, só reforço com a fita adesiva larga e escrevo dentro: “uso caixa reciclada por acreditar em um mundo melhor”
    Parabéns Elo7. Sucesso!!!!

  17. Elisangela R.Keller

    Elisa, Adorei o post, muito rico de informações *Ü*
    Quando envio os meus produtos uso a caixa de papelão do supermercado mesmo e abro toda a caixa e uso ela do “avesso”, dessa forma nem preciso embrulhar com o papel pardo, só reforço com a fita adesiva larga e escrevo dentro: “uso caixa reciclada por acreditar em um mundo melhor”
    Parabéns Elo7. Sucesso!!!!

  18. Elisangela R.Keller

    Elisa, Adorei o post, muito rico de informações *Ü*
    Quando envio os meus produtos uso a caixa de papelão do supermercado mesmo e abro toda a caixa e uso ela do “avesso”, dessa forma nem preciso embrulhar com o papel pardo, só reforço com a fita adesiva larga e escrevo dentro: “uso caixa reciclada por acreditar em um mundo melhor”
    Parabéns Elo7. Sucesso!!!!

  19. Nossa você nao sabe o quanto ajudou td isso, pois é a primeira vedna que faço via correio. Muito obrigada. Milene Antonello

  20. Nossa você nao sabe o quanto ajudou td isso, pois é a primeira vedna que faço via correio. Muito obrigada. Milene Antonello

  21. Nossa, perfeito este post. Valeu demais!! :) :) :)

  22. chiquitabacanaatelier

    Já estou usando o aplicativo no meu navegador! :)

    Outra alternativa é adicionar o formulário de rastreamento de objetos do correios no blog e/ou site.

    Fiz isso no meu… http://chiquitabacanaatelier.blogspot.com.br/

    Beijokas e bom dia Meninas.

  23. chiquitabacanaatelier

    Já estou usando o aplicativo no meu navegador! :)

    Outra alternativa é adicionar o formulário de rastreamento de objetos do correios no blog e/ou site.

    Fiz isso no meu… http://chiquitabacanaatelier.blogspot.com.br/

    Beijokas e bom dia Meninas.

  24. Atelie Moreno

    Gostei da parte que fala em reutilizar as caixas. Acho um absurdo comprar uma caixa, produzir lixo, se existem tantas a disposição. O mundo agradece!

  25. Atelie Moreno

    Gostei da parte que fala em reutilizar as caixas. Acho um absurdo comprar uma caixa, produzir lixo, se existem tantas a disposição. O mundo agradece!

  26. Faltou falar sobre o seguro de produtos….

  27. Faltou falar sobre o seguro de produtos….

  28. Flor de Cris

    Tks pela menção honrosa, Elisa! <3 Esse aplicativo é muito bom mesmo =)

  29. Flor de Cris

    Tks pela menção honrosa, Elisa! <3 Esse aplicativo é muito bom mesmo =)

  30. Adorei, muito útil as dicas e explicações.

    bjs

  31. Adorei, muito útil as dicas e explicações.

    bjs

  32. Drucila Milian

    Muito boa esta postagem, repassei em meu blog, para contribuir com a divulgação, neste link: http://drucilamilian.blogspot.com.br/2013/07/repasse-importante-do-blog-elo-7.html
    Obrigada

  33. Drucila Milian

    Muito boa esta postagem, repassei em meu blog, para contribuir com a divulgação, neste link: http://drucilamilian.blogspot.com.br/2013/07/repasse-importante-do-blog-elo-7.html
    Obrigada

  34. Karla Cristina

    Alguém pode me ajudar por favooooooooor?
    Como estou começando, ainda não fiz minha 1ª venda online e nem enviei pelo Correio, por esse motivo estou com um probleminha. Se um cliente me perguntar “Quanto sai o frete desse produto para o CEP tal?” O que faço? Se não sei o peso total do produto pedido? Existe alguma técnica para calcular? O que responder para o cliente?

  35. Olá Karla, para calcular o frete, você tem que saber o peso do produto ou pelo menos uma estimativa você deverá saber.
    Isso porque a faixa de cálculo dos Correios é, para PAC, de quilo em quilo, e SEDEX, a partir de 300g, portanto, a faixa até permite uma pequena variação, caso você não saiba o peso exato. Mas, para evitar confusões, o melhor mesmo é ter uma balancinha em casa, dessa de cozinha mesmo. Elas são baratas e fáceis de encontrar.

  36. Olá Karla, para calcular o frete, você tem que saber o peso do produto ou pelo menos uma estimativa você deverá saber.
    Isso porque a faixa de cálculo dos Correios é, para PAC, de quilo em quilo, e SEDEX, a partir de 300g, portanto, a faixa até permite uma pequena variação, caso você não saiba o peso exato. Mas, para evitar confusões, o melhor mesmo é ter uma balancinha em casa, dessa de cozinha mesmo. Elas são baratas e fáceis de encontrar.

  37. olá, como calculo o frete para o cliente? sei o peso, mas não sei calcular o frete. só sei se o cliente efetuar a compra…
    desde já agradeço e adorei as dicas…

  38. Quais são os Dados necessários para poder enviar um produto pelos Correios?

  39. Elisa, tenho tido alguns problemas no transporte, por mais que eu embale e proteja com plástico bolha e isopor, ainda tenho tido peças quebradas. Qual a maneira correta de agir? coloco alguma obs na política da loja, geralmente tenho feito outra peça e mando para o cliente , mas tem me onerado, como devo proceder?

  40. Luliza Artes e Doces

    Adorei esse post. Alguem sabe onde posso comprar essa balança da foto?

  41. Luliza, essa balança é encontrada em lojas para acessórios de cozinha. A nossa compramos na rua 25 de março, em São Paulo.

  42. Luliza, essa balança é encontrada em lojas para acessórios de cozinha. A nossa compramos na rua 25 de março, em São Paulo.

  43. Rosânia, receber peças defeituosas, mesmo que sejam culpa do transporte, não é legal. Mesmo que os Correios ou o transporte danifiquem sua peça, quem vai sair prejudicado na história é seu cliente, que pagou por um produto e não recebeu. Concorda?

    Se isso acontece com frequência, considere proceder da mesma forma que as nossas vendedoras de doces artesanais: desenvolva uma embalagem especial! Com proteções e divisórias próprias. No começo pode ser um custo para sua loja mas a longo prazo será uma economia valiosa. Imagine não ter mais que enviar novas peças?

    Peça dicas para os vendedores de produtos super frágeis, como vidros, gesso, molduras & etc. Nossa comunidade está sempre pronta a judar!

    Espero ter te ajudado. Um beijo,
    Elisa

  44. Rosânia, receber peças defeituosas, mesmo que sejam culpa do transporte, não é legal. Mesmo que os Correios ou o transporte danifiquem sua peça, quem vai sair prejudicado na história é seu cliente, que pagou por um produto e não recebeu. Concorda?

    Se isso acontece com frequência, considere proceder da mesma forma que as nossas vendedoras de doces artesanais: desenvolva uma embalagem especial! Com proteções e divisórias próprias. No começo pode ser um custo para sua loja mas a longo prazo será uma economia valiosa. Imagine não ter mais que enviar novas peças?

    Peça dicas para os vendedores de produtos super frágeis, como vidros, gesso, molduras & etc. Nossa comunidade está sempre pronta a judar!

    Espero ter te ajudado. Um beijo,
    Elisa

  45. Endereço do remetente e destinatário, altura, largura, comprimento e peso do pacote.

  46. Endereço do remetente e destinatário, altura, largura, comprimento e peso do pacote.

  47. Oi Regina, se vc quiser saber mais sobre seguros veja no site dos Correios:
    http://www.correios.com.br/produtosaz/produto.cfm?id=26E2E14C-5056-9163-89479BFF2272AC3B

    Não é possível fazer seguro de produtos enviados por e-sedex.

  48. Oi Regina, se vc quiser saber mais sobre seguros veja no site dos Correios:
    http://www.correios.com.br/produtosaz/produto.cfm?id=26E2E14C-5056-9163-89479BFF2272AC3B

    Não é possível fazer seguro de produtos enviados por e-sedex.

  49. Rodrigo Nobre

    valeu muito obrigado, o post ta muito bem explicado e elaborado…

  50. Joyce Tavares

    Por favor me ajudem.Faço arvores de jujubas,gostaria de mandar para outros estados como faço.. Como envio pelo sedex.. Me explique.. Obg. Joyce-joyce-cleia@hotmail.com

    • Elisa Dantas

      Olá, Joyce!

      Você pode testar o envio com plástico bolha, pode tentar enviar separada a bolinha do palito e proteger tudo com bolha, informando a seu cliente que ele deve montar quando chegar. Caso nada disso proteja seu produto, tente projetar uma caixa especial para ele, em gráficas e fornecedores de caixas. Atenção: como seu produto é perecível, aconselhamos o envio apenas por SEDEX.

    • Olá Joyce, no seu caso, embrulharia bem no plástico filme e acomodaria na caixa com bolinhas de isopor bem pequenininhas ou plástico bolha pra não despencar nada. bjinhos.

  51. Muuuito bom! Mas tipo, eu quero alguma coisa para que o calculo seja feito automatico e o cliente pague o frete quando comprar o item.. Sabe como fazer?

  52. Muito bom … Achei muito interessante mesmo. parabens

  53. eu queria saber se precisa de nota fiscal pra enviar sabonete liquido?

  54. Muito esclarecedor esse post. Prá mim ficou uma dúvida apenas: no caso do e-Sedex pode se usar qualquer embalagem ou deve ser apenas caixa? Obrigada!

    • Cris Oliveira

      Oi Ana! Os Correios exigem que as encomendas sejam enviadas em caixas, mas não necessariamente na caixa que eles vendem, você pode reaproveitar uma caixinha pra enviar!

  55. Aí vai uma dica, meninas: Reaproveito caixas virando-as do avesso, colo ou prendo com a fita durex larga, fica perfeito, não precisa gastar dinheiro com papel pardo. bjinhos.

  56. Olá meninas, tudo bem? Amei o post! Gostaria de saber se existe algum procedimento para enviar vidro e difusores líquidos?

    • Cris Oliveira

      Olá Natamy! Sugiro que não economize no plástico bolha ao enviar coisas tão frágeis, como vidro e líquidos. Enrole bastaaaante plástico bolha em seus produtos ;)

  57. Ola… Gostaria de saber como sao enviados os docinhos de festa pelo correio. Faço brigadeiros gourmet e gostaria de vender pelo Elo7. Nao sei se apenas a caixa com berco sao suficientes ou com forminha petala ficaria mais firme… Enfim, nao gostaria q minhas clientes recebessem os doces baguncados na caixa…

    Obrigada

  58. Olá pessoal,sou fabricante de caixas de papelão e deixo aqui meu site para quem quiser comprar para envios no correio http://www.caixaspapelaogoiania.com

  59. Preciso colocar o meu endereço na embalagem para o cliente?

  60. Boa tarde gostaria de saber oq e possivel enviar por carta registrada. Cds, dvds, objetos pequenis, etc.

    • Cris Oliveira

      Oi Milena! Somente documentos. Produtos não podem ser enviados por carta registrada ;)

    • Milena voce pode enviar por carta registrada qq tipo de documento – e isso INCLUI: CDS, DVDS e PEN DRIVES. (de acordo com as normas dos correios). O envio de Cd/DVD/PenDrive pressupoe o uso desses como midia digital para o envio de “DOCUMENTO” – por exemplo, um estudio de fotografia pode enviar FOTOS por carta – e pode enviar um CD de fotos igualmente – DESDE QUE esses NÃO POSSUAM VALOR COMERCIAL. (ou seja – sejam documentos) – isso pq a carta não é um meio de transporte que permite ser ASSEGURADO. Ou seja, se houver o extravio, os correios nao irao ressarcir nada.

      • Olá Daniel, sempre envio carta registrada e tem a opção de seguro sim, o Valor Declarado. Caso haja extravio, o Correio deve ressarcir.

        • gabriela brito

          Eu gostaria de vender meus produtos por internet, mas eles são de pequeno valor. (de 1 a 5 reais) e o frete por PAC sai em torno de 15. Fica inviável. Existe outra forma?

  61. meninas entre no http://www.mandae.com.br eles são maravilhosos fazem todo trabalho por voceis embalam tudo o produto e despacham pelo correio e o valor é o mesmo que vc ia pagar para eles confiram

    • Seria ótimo mas não moro em nem uma das cidades que eles dizem atender você não saberia me dizer se eles não atendem em RS/Porto Alegre?

  62. Boa noite, eu gostaria de saber se eu posso mandar os produtos feito com papel reciclado, porque ele fica mais resistente porém não sei se os correios aceitam. Obrigada

  63. Boa noite! Trabalho com docinhos modelados e tenho deixado de vender por não saber como enviar para outros Estados, alguém teria alguma dica?

  64. Neuzeli Leles

    Eu tenho uma dica! Outro dia comprei um produto pelo Elo7 e recebi em uma caixa que parecia nova, mas na verdade estava pelo avesso! Achei o máximo a idéia, pois alem de valorizar a embalagem evita uso de papel pardo. É só pegar as caixas que estão disponíveis no mercado, abrir e montar de novo, pelo avesso. Fica novinha e muito legal para usar. Eu já faço isto desde que via a ideia.

  65. Eu tenho uma dúvida, na hora de postar a mercadoria o vendedor é quem paga o envio na agência dos correios, ou a elo 7 se responsabiliza pelo pagamento do frete?

    • Juliana Seixas

      Olá Quezia, tudo bem? Quem paga o frete é o comprador. O valor do frete é adicionado junto ao valor do produto no ato do pagamento. Abraços

  66. Um envio de encomenda via PAC pesando 10kg, se for separado em 3 caixas é cobrado um frete só? Ou 3 fretes?

    • Liana Uehara

      Olá Euzélia!
      Se a encomenda for separada em 3 vaixas, serão cobrados 3 fretes.
      Abraços

  67. Michele Braga

    Boa noite, minha duvida é quando o pedido não cabe em uma só caixa, por ser um kit higiene de 8 pçs, como calculo o frete?

  68. Dúvida qual a diferença entre altura e comprimento não é tudo a mesma coisa
    Largura __
    Altura l
    Comprimento l
    Ou algum desses é espessura da embalagem

  69. tenho uma dúvida: fiz minha primeira venda , o cliente pediu seis unidades, oe o valos do frete corresponde ao peso de uma unidade. eu tenho que pagar a diferença ou é o mesmo valor mesmo?Obrigada

    • Liana Uehara

      Olá Elisabete!
      Você pode tirar sua dúvida no nosso chat: ajuda.elo7.com.br ;)
      Beijos

  70. Estou iniciando uma Lojinha Virtual e nunca trabalhei com os correios e gostaria de saber se pra eu enviar algum produto pelos correios eu preciso pagar ou só meu cliente que paga o frete?

    • Liana Uehara

      Olá Vitória!

      Quem paga pelo frete é o seu cliente. ;)
      Abraços!

  71. Teresa Norma Harceno Salmam

    Oi,gostaria muito que vocês me auxiliasse sobre o tal número do NCM que temos que colocar no pacote qdo enviamos para fora ex Egito…são presentes…mas os Correios me avisaram que precisa de um código ..número para despachar…como desconheço isso estou solicitando auxílio socorro… por favor me acudam….