Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Inovação e tecnologia: como aplicar no seu negócio

Inovação e tecnologia: como aplicar no seu negócio

30Neste post vou falar sobre a importância de aplicar inovação e tecnologia ao seu negócio usando as ferramentas disponíveis do Elo7. Será que você já conhece todas elas? Confira abaixo!

Inovação e tecnologia: como aplicar no seu negócio

Inovação e tecnologia: como aplicar no seu negócio

Frete automático

A principal vantagem do frete automático é a agilidade do processo de compra. Quanto mais rápido o seu cliente tiver acesso às informações do frete, menos chances terá de desistir da compra. Esse valor é estimado pelos Correios de acordo com as dimensões do pacote cadastradas na página do produto. O frete automático também funciona para produtos cadastrados sob encomenda. Veja aqui como configurá-lo!

PLP

A PLP ou pré-lista de postagem é um controle composto por um formulário e uma etiqueta de postagem. Esse controle indica que o vendedor realizou a postagem da mercadoria numa agência dos Correios. Após a confirmação do pagamento do pedido, você já pode gerar a PLP e efetuar o seu pagamento. Em seguida você irá imprimir, recortar a etiqueta e colar ela na maior face da embalagem.

A outra parte, que é o formulário PLP, deverá ser entregue ao atendente dos Correios. Após a postagem o código de rastreio da mercadoria será gerado automaticamente. A validade da PLP é de 7 dias. Então sugerimos que você realize a emissão da PLP 3 dias antes do envio do pedido. Assim, você se antecipa e caso surja algum problema terá tempo hábil para resolvê-lo.

+ Saiba mais sobre a PLP

Preço promocional

Descontos e ofertas são práticas muito utilizadas para aumentar as vendas em tempos de pouco movimento. Eles ajudam a girar o estoque ou atrair novos clientes para a sua loja. Antes de oferecer estes descontos, é muito importante se planejar. Assim você terá  certeza que terá lucro com os descontos oferecidos.

Saiba qual a sua margem de lucro. Ao fazer este cálculo você saberá o limite de desconto que poderá oferecer ao seu cliente.

Atue nas tradicionais datas comemorativas já é quase clichê do comércio em geral. Porém, vale reforçar que há outras datas que devem ser lembradas, como o aniversário de clientes, fazer uma campanha na véspera de um feriado, etc.

+ Veja aqui como cadastrar o preço promocional

Frete grátis

Já pensou em oferecer o frete grátis em sua loja? Isso pode ajudar a incrementar as suas vendas. Esta é uma das coisas que mais geram a desistência de compras. Mas antes é necessário analisar se este benefício é viável em sua loja.

Primeiro calcule a média de valores gastos com os fretes por mês.  Para isso some todos os valores dos fretes gastos no último ano. Em seguida divida pela quantidade de meses considerados.

Em seguida verifique de que forma esse gasto pode ser diluído nas suas vendas. Você pode buscar alternativas para reduzir gastos com embalagens, fitas, papel de embrulho, plástico bolha, etc, com alternativas mais baratas ou pode incluir uma parte do frete no valor dos produtos, mas antes disso, pesquise a concorrência, verifique se o preço do seu produto ainda será competitivo.

Caso não queira mexer no preço do seu produto, verifique qual a porcentagem da sua margem de lucro será reduzida ao oferecer o frete grátis. Para isso calcule o ticket médio, ou seja, o valor médio que cada cliente compra em sua loja. Em seguida calcule o valor médio do frete pago nos últimos meses e faça a seguinte conta:

(Ticket médio) – (Média do custo com frete) = Lucro Bruto Médio

Ao final, analise se o resultado do Lucro Bruto Médio é suficiente para arcar com as despesas de matéria-prima, custos de produção e o seu lucro.

+ Saiba como oferecer frete grátis por Estado

+ Saiba como oferecer frete grátis por valor

Talk7

Além de todas as ferramentas citadas, você pode aplicar a inovação e tecnologia utilizando o Talk7. Ele é um aplicativo criado para que o vendedor gerencie seu próprio negócio. Através dele, será possível estabelecer um relacionamento com o cliente, conversar sobre um produto ou ideia em um chat com fotos, montar um orçamento, receber pagamentos com segurança e acompanhar a logística de entrega dos pedidos.

Você poderá concretizar e acompanhar toda a venda sem sair do chat, desde o primeiro contato ao pagamento, entrega e avaliação final do cliente. Com isso o cliente fica engajado o tempo todo na concretização da compra. E isso melhora a conversão de vendas e a satisfação do consumidor.

A grande vantagem do Talk7 é a possibilidade de divulgação de seus produtos para sua própria rede de contatos e realizar vendas com a praticidade e segurança que o Talk7 proporciona. Tudo isso será feito de uma forma muito simples e transparente, por isso queremos ter certeza de explicar bem esta funcionalidade.

Sabia que Inovação e Tecnologia é um dos 7 valores do Elo7? Agora é a sua vez de aplicá-lo em seu negócio!

Imagem de capa: loja Patricia Henriques

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no A.Craft.

Veja mais posts deste autor.