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Instagram para divulgar produtos criativos

O Instagram é uma excelente ferramenta para divulgar seu negócio criativo – seja através de fotos ou vídeos – além de ter atualizações constantes que estão deixando o app ainda melhor para quem quer promover o seu trabalho.

Instagram para divulgar produtos criativos

Instagram para divulgar produtos criativos

Hoje, a ferramenta é conectada com o Facebook e segue alguns padrões dessa rede social, como por exemplo um jeito “meio estranho” de mostrar as fotos na linha do tempo dos usuários, o que leva a nós, produtores de conteúdo, a fazer posts cada vez mais interessantes e engajadores.

Eu sei, não é tão fácil quanto parece. Mas também não é tão difícil assim. Veja, a questão é ter dedicação, estudar a plataforma, saber um pouco de fotografia, texto e interagir. Veja abaixo algumas dicas de como ter um ótimo perfil e construir um público engajado com sua marca!

Tenha uma descrição interessante

Como é a fachada da sua casa? Ela é bem limpinha, com uma guirlanda na porta ou algo do tipo? Se você mora em um apê, tem um capacho de “boas vindas” na porta? Bom, a entrada da nossa casa merece uma atenção pois vamos receber nossos amigos e familiares por ali, certo? Esse é o mesmo cuidado que você precisa ter com a descrição do seu perfil no Instagram. Quem chegar na sua conta vai dar de cara com sua descrição, portanto capriche e use os 150 caracteres de maneira inteligente e criativa. Diga ao público quem você é e o que você tem a oferecer para as pessoas.

+ Veja como divulgar seu negócio nas redes sociais

Coloque um link

Você tem a opção de colocar um link junto com sua descrição. Você pode deixar o link da sua loja no Elo7 ou de algum produto específico. Utilize essa possibilidade ao seu favor, variando os links conforme as novidades da sua empresa – um produto novo, uma promoção ou um post de blog. Lembre-se de sempre atualizar!

+ Veja como criar o post perfeito

Utilize as hashtags certas

É uma baita tentação colocar um monte de hashtags (#) nas fotos achando que as curtidas nas fotos irão aumentar. Bom, as hashtags servem para sua foto ser encontrada, mas isso não quer dizer que você precisa colocar até hashtags que não tenham relação com seu post. Faça uma pesquisa em outros perfis para identificar quais hashtags estão sendo utilizadas e depois analise cada uma das possibilidades (vá em “pesquisar” e digite um termo, por exemplo #artesanato). Identifique o tipo de interação que as fotos que utilizam essa hashtag têm e, se for a interação com o público que você deseja, acrescente no seu post. Use sempre as hashtags relevantes para o seu negócio, mesmo que sejam de 3 a 5.

+ Veja o Guia para Divulgar Produtos Fora de Série

Incentive seus clientes

Uma ótima forma de divulgar ainda mais seu trabalho é incentivando seus clientes a postarem fotos dos seus produtos. Você pode criar uma hashtag específica ou pedir para que os clientes marquem sua loja na foto, usando o @. Você pode acrescentar um cartãozinho na encomenda com as instruções de compartilhamento da foto. Quando acontecer um post desse tipo, compartilhe no seu Instagram – garanto que seu cliente vai se sentir ainda mais especial!

Utilize os vídeos

Hoje temos duas possibilidades no Instagram – vídeo nos posts ou no Stories. Você pode utilizar os vídeos de posts para mostrar os bastidores do seu negócio, mini-entrevistas com clientes, ou mostrando como utilizar seus produtos. No Stories você pode contar uma história trazendo seu público para mais perto do seu negócio. É o que falo sobre “humanizar a marca”, levando para sua conta do Instagram mais “pessoas” e menos “automação”. Seu público vai se sentir parte do seu dia a dia. Mas claro, mostre coisas interessantes relacionado ao seu negócio – coisas muito pessoais deixe para o seu próprio perfil.

Como você tem utilizado seu Instagram? Quais as hashtags que funcionam para você? Me conte nos comentários!

Anna Hilbert é empreendedora, jornalista, blogueira e está sempre conectada! Especialista em comunicação e marketing, está à frente da Clockwise, agência especializada em mídias sociais e gestão de cursos online.

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13 comentários

  1. Anges'ver Artesanatos

    Boa noite. recebi uma mensagem do Instagram para mudar para um perfil comercial como fazer isso? Poderia nos ajudar

  2. Adoro o Insta!!!! Tenho dois perfis bem recentes no Instagram, que tem sido o meu maior aliado em vendas! Sigo as dicas do Samuel (segredos da audiência) e Ana Tex, são dois feras em tráfego orgânico.

  3. Acho o Instagram muito interessante. Dinâmico, fácil de atualizar e de grande alcance. Pesquisei sobre os horários em que tinha mais curtidas e agora sei quando postar.
    Procuro diversificar as postagem entre peças prontas e material de trabalho.
    Ainda tenho muito que aprender mas com a ajuda da Equipe do Elo7 sei que vou melhorar, sempre!

  4. Maria Cecília de Moraes Gillio

    Embora eu seja a administradora da minha página no facebook, o instagram não encontra a página da minha loja, então não consigo mudar o meu instagram pra profissional. Você tem alguma dica para resolver?

  5. Anges'ver Artesanatos

    Está acontecendo comigo o mesmo problema que com a Maria Cecília de Moraes o instagram não encontra a página da minha loja e não consigo mudar para instagram profissional. Tem alguma dica para resolver esse problema?

  6. Link no instagram ?? Como consigo ???

    • Liana Uehara

      Olá Wagner!
      É só seguir estes passos:
      1. Abra o Instagram
      2. Clique no ícone do perfil, do lado direito inferior
      3. Clique em “Editar perfil”
      4. Clique em “site” e digite o link da sua loja

      Abraços

  7. Adorei suas dicas, valeu muitoooo, e aonde encontro o link para baixar o ebook?