Home | Negócio Criativo | Movimento de Valorização do Artesanal

Movimento de Valorização do Artesanal

“Dar um presente artesanal é evitar a espera nas filas nas grandes lojas e nos shoppings mas também é algo que possui um significado muito maior.
Quem compra presentes artesanais tem a satisfação de apoiar diretamente o trabalho de um artista ou artesão. Já quem recebe, ganha algo único, feito com carinho e atenção que podem ser sentidos e vistos no próprio produto.
Um presente artesanal é o resultado de talento e dedicação, fatores que estão ausentes nos produtos provenientes da fabricação em massa/ industrial.”

Há mais de quatro  anos eu traduzi lá no meu blog esta frase que faz parte do Movimento Buy Handmade (ou “compre produtos feitos à mão”). Na época ela viralizou rapidamente e foi reproduzida em inúmeros sites e blogs na Internet. Sinal de que o boom do movimento artesanal moderno estava chegando aqui. Vi, nos últimos anos, a Internet, mudar a cara do artesanato e dos artesãos. Graças à ela, pessoas criativas ganharam visibilidade, formaram comunidades e organizaram eventos incríveis em todo o país. O artesanato, antes rotulado tristemente como ‘terapia de dona-de-casa’, ganhou  status de empreendimento e virou um negócio com oportunidades reais. Até a máquina de costura da vovó perdeu a poeira e virou objeto de desejo. E é claro, o crescimento do Elo7 teve tudo a ver com isso. Um site que eu vi nascer pequenino em 2008 e agora conta com mais de 85 mil artesãos expondo mais de 1,5 milhões de peças online para todo o Brasil e vendendo até para o exterior! Hoje já é possível transformar criatividade em negócio!

Mas agora é hora desta gente criativa mostrar seu valor. Na minha opinião apenas fazer um produto de artesanal não é garantia de sucesso. Não, de jeito nenhum! Por isso não se contente em reproduzir uma técnica de A mais B. Vá além e acrescentam seu toque criativo, único, original em tudo que fizer. Procure seu diferencial. Valorize o fato que você usa materiais de ótima qualidade (você usa, né?) e que seu acabamento é superior ao dos produtos massificados e tristes. Cuide muito bem desta relação direta, pessoal e respeitosa que você como criador tem com seus clientes/consumidores. Existe um fator insubstituível nos produtos artesanais, sabia? Só eles têm alma do criador em sua essência, têm o carinho de alguém que cuidou de cada etapa de sua produção. Isso transparece e resulta em objetos, únicos, exclusivos e personalizados sob medida. Onde mais isso é possível oferecer este cuidado a não ser nos negócios artesanais?

Valorize o que você faz para que o mercado valorize também! Eu sei que as vezes é difícil.Tem a concorrência, a falta de tempo, as cópias, o bloquei criativo, a 25 lotada ….. Mas vamos perseverar e mostrar para todo o mercado o quão fora de série são os produtos artesanais.

Quem topa entrar neste movimento levante a mão! Ou melhor, deixe um comentário ;) .

***

Acompanhe todos os posts do Natal Fora de Série clicando no banner bastidor ali ao lado ou pelos posts já publicados:

  1. Natal Fora de Série + freebies: Agendas organizadoras
  2. Sua loja está pronta para o Natal? Vamos lá! 
  3. Movimento de Valorização do Artesanal

Toda quinta temos um encontro marcado aqui no blog com artigos especiais para se preparar e aproveitas as oportunidades do final de ano.

Sobre Andrea

Publicitária, blogueira e crafter, pensa em artesanato 24/7. Entusiasta do faça-você-mesmo, está sempre a procura de um novo desafio manual. Co-fundadora do blog Superziper.com.

Veja mais posts deste autor.

118 comentários

  1. Lília Castro

    Tô Nessa!Rsrsrs

    • Andrea, penso da mesma forma com relação a valorização do artesanato. Amo este ofício, já vendi em feiras e exposições mas só agora venho me interessando por esta opção virtual. Tenho navegado pelo Elo7, na busca de mais segurança. Estou bastante inclinada a entrar de cabeça nesta nova experiência. Começei com uma pag no facebook “papelãoarte” e já fiz um cadastro no elo7, falta incluir os produtos e adquirir a conta pro. Gostaria de poder incluir os produtos e poder visualizar a loja sem que ela ficasse, no primeiro momento, disponível publicamente. Adoro suas dicas e acredito estar bem próxima a minha integração neste novo desafio. Abraços!

  2. O artesanato entro sim na minha vida como terapia, depois virou oficina no Programa Escola da Família que foi o que garantiu minha faculdade de administração de empresas, depois virou MEI, surgiu a conta pró no Elo7, twitter, facebook, blogger e dia 20/10/2012 se tornará loja física também… o artesanato mudou minha vida e acredito que aqueles que recebem os produtos que faço, e de outros artesões que também trabalho e dos colegas do Elo 7, também tem sua vida transformada, nem que seja por um só instante, ao receber aquela peça única e exclusiva que tem seu nome escrito em cada detalhe. O artesanato tem que ser valorizado e apoiado, o Brasil e o governo devem ser incentivar esta forma de trabalho, que está presente em todas as regiões do Brasil e que sustentam tantas famílias e tantos sonhos.

  3. Olá! parabéns ao colunista do blog do Elo7 em compartilhar coisas boa que nos traz animo para vencermos mais uma batalha bom pra começa me identifiquei muito com essas msg, meu ponto mais crítico é na fora da venda uma que não sei exatamente calcular o valor da peço q faço e outra é algumas pessoas não valorizam o artesanato como se deve aqui no bairro onde mora estamos com um projeto do Grupo Social do Lagomar- Macaé RJ e pesquisando daqui, conversando dali achamos alguma pessoas q sabe fazer de tudo um pouco do artesanato, ou seja muitos artesãos estas “ocultos”como tenha um trcho nesse msg que diz:Valorize o que você faz para que o mercado valorize também! e isso é bom é o que devemos trabalhar em nossa mente. Bom é o que tenho a dizer. Mais uma vez parabéns! e agradeço a oportunidade de podermos nos expressar!

  4. Ói, Andrea!
    Parabéns por esta bandeira! tu tens dobradas razões em levantar este movimento.
    Estou dentro. Vejo há muitos anos a necessidade de nós artesões nos valorizar e unirmos neste propósito. Gostariamos de receber tua visita em nossa loja e também
    tua avaliação sobre nosso trabalho, o que seria muito útil ao nosso processo de criação.
    Nossa loja é Balagandã. Um abraço e mais uma vez parabéns! Vera Abreu

  5. Andrea, é muito bonito ver o respeito que o artesanato tem ganho ao longo dos tempos.
    Bjinhos!

  6. Gostei muito da frase e também do movimento, vou passar esse texto todo para os artesãos que irão participar de uma feira que estamos organizando em minha cidade, acredito que isto vai “iluminá-los”, poderia justificar qui o “iluminá-los”, mas a historia é muito longa e com certeza você já ouviu muitas iguais. Obrigada

  7. Regina Miranda

    Andrea, adorei seu post… eu concordo plenamente…. o artesanato deixou de ser passatempo ou hobby…. eu comecei assim, fazendo pra presentear, simplesmente porque gosto de artesanato, mas hoje, é meu trabalho e tenho orgulho de dizer, quando me perguntam minha profissão, “sou artesã”. As pessoas ainda tem um certo preconceito com o artesanato, mas já está mudando… Beijos e sucesso….

  8. Babi Oliveira

    Adorei esse movimento! Desde criança sempre adorei fazer artesanato e aprender novas técnicas. É uma prazer enorme criar uma peça e outro maior ainda ver alguém valorizando nosso trabalho. O produto artesanal é único e tem toda uma história por trás dele. Carinho, cuidado e capricho: os três Cs pra tornar uma peça especial. Eu amo o artesanato e espero que ele ocupe um espaço cada vez maior na minha vida. Viva o artesanato!!! o/

  9. Apoiadissima! Adorei a ideia! O artesanato não é minha renda principal por fatores financeiros mesmo, mas é de coração o meu mais nobre tesouro que Deus me deu, o dom de criar, repaginar algo colocando um traço da minha alma. É recompensador ver seu trabalho tirando um sorriso das pessoas! Parabéns pela iniciativa! Abraços

  10. Assino embaixo…
    Lilian

  11. Vanessa Taconelli

    Eu topo…e q não ?

  12. Eu adoro fazer artesanatos, claro que sempre dou uma espiada pela net para ver as novidades, mas dentro do que está na moda eu crio os meu próprios moldes e dou o meu toque pessoal em cada peça, e não faço peças iguais, meus anjos porta alianças tem sempre algo diferente entre um e outro, e assim com outros produtos também, para dar a impressão de peça única e deixar as clientes satisfeitas com o resultado final. Mas nada disso seria feito se não fosse o Elo7 que me deu a oportunidade de vender meus produtos e o blog que sempre nos ajuda a melhorar nossa exposição da loja dando suporte, explicando como melhorar as vendas. Parabéns pela matéria Andrea! Sucesso para todos artesãos do Elo7 !

  13. concordo em gênero, número e grau! e literalmente mão na massa com criatividade

  14. Parabéns Andrea pelo artigo,muito bom !!!
    Ah, já tô dentro !! rsrsrsr
    Bete

  15. Adorei a materia :)

  16. Silvia Mazinini

    Eu topo. Adorei o post, é tão bom ler algo animador…

  17. FLAVITCHA MAIA

    sOU ARTESA E HOJE SENDO DIA 13 DE OUTUBRO JA ESTOU COM MINHA LOJA COMPLETAMENTE PREPARADA PARA O NATAL E DIVULGO MUITO MEU TRABALHO NESTA EPOCA POIS AS PESSOAS AMAM PRESENTES FORA DE SERIE

  18. Renata Donnini

    Olá Andrea, você disse tudo em poucas palavras! O artesanato ganhou um papel importante no mercado brasileiro. Tenho muita satisfação em criar coisas diferentes todos os dias e fico mais feliz ainda quando as clientes recebem o produto e enviam avaliações emocionantes! É uma delícia saber que o produto que criamos com tanto amor e dedicação agradou, não é verdade? Estou com você nesse movimento. Abraços.

  19. Eu topo e apoio totÁlmente totÁl mÉsmo mÉsmo!!!
    Foi por acreditar que o artesanato atual pode ser um empreendimento sustentável que eu resolvi deixar 12 anos de carreira na área de TI para me dedicar a ter uma empresa no ramo criativo e a minha paixão pelo artesanal bonito, de qualidade, valorizado, alegre e realizador de sonhos.
    Acredito também que o artesanato pode atuar no resgaste dos valores que com a tecnologia e a massificação foram se perdendo, a vida fica muito mais divertida e leve quando percebemos que o maior bem está em saber apreciar as coisas mais simples e valorizar cada conquista com muita alegria.
    Então, conte comigo nesse movimento sempre, por que eu acredito nisso!
    Estamos juntas nessa!
    Beijo

  20. Sou nova no Elo7 mas já percebi o quanto está repleto de profissionais competentes e apaixonados pelo artesanato, sou uma apaixonada também e espero alcançar meus objetivos com o auxílio de vocês. Parabéns a todos, e Andrea, com certeza, qualidade e carinho são tudo !!!! Bjos e sucesso !!!!

  21. Concordo plenamente, em tempos de “produzido na China” precisamos levantar a bandeira do artesanato! Vamos valorizar nossos produtos!!!
    Parabéns a todos os artesões que inúmeras vezes não se cansam de repetir “olha este é um trabalho diferenciado… é artesanal!!!”
    Bjs

  22. Faço parte deste movimento! Um trabalho feito à mão é algo único e pessoal!

  23. Posso copiar este texto e colocá-lo na minha página do Elo7?

  24. Eu to nessa!!! Na ultima quinta-feira lá estava eu na 25 de março, vespera de dia das crianças, uma loucura, mas o prazer de produzir suas peças com dedicação desde a escolha dos materiais até a peça acabada não tem preço, e no final ainda contar com a satisfação e o brilho nos olhos das clientes, é muito gratificante. Imagine trabalho com lembrancinhas, brindes, decoração de festas e o principal Buquês de Noiva em origami.
    Busco sempre trazer para os meus buquês de origami minha experiencia em floricultura e o resultado não poderia ser melhor.

    Ariane
    http://www.elo7.com.br/24797

  25. / euuu topo, amo o que faço, sei que se eu for pensar acharia que não vale a pena mas é meu sonho e todo sonho tem que ter algo lindo e encantador.

    um bju grande!

  26. Os produtos artesanais são diferenciados por serem peças feitas com muito carinho. Cada um com um toque especial…

  27. Não só topo como dou todo apoio!!!! O artesanato ainda é pouco valorizado. Quando alguém vai a uma Feira de Artesanato procura por produtos baratos e acaba desvalorizando o trabalho do artesão que não tem as despesas de um lojista mas talvez tenha mais trabalho e amor pelo que faz. Comprar um produto que foi feito com todo carinho e cuidado só mesmo das mãos de um artesão.

  28. O artesanato no Brasil caminha a passos de formiguinha, principalmente devido aos artesãos que não valorizam o que produzem para realmente quantificar o qto vale seu trabalho infelizmente, criando assim clientes que ainda vê o artesão como “gente que não tem o que fazer” ou “dona de casa”.Trabalho intensamente sobre a mudança desta questão e a mentalidade do verdadeiro “artesão” com relação a isto mas a realidade é outra por aqui. Grande incentivo seu post, espero que dê tudo certo e que muitas pessoas comecem a enxergar isto também como eu já enxergo há mais de 20 anos. Um abraço.

    • Oi Andrea (xará), claro estamos todas juntas nesta jornada. Que bom que você tem trabalhado nesta questão da valorização também. Já vejo uma mudança acontecendo mas é claro que temos muito a fazer ainda. Vai dar tudo certo sim! Obrigada pelo comentário. Bjs

  29. Lygia - Arte Livre Mosaico

    Oi Andrea, procuramos sempre produzir nossos objetos com muita qualidade e criatividade, pensando na satisfação do cliente, gostamos de surpreendê-lo, com peças criativas e de bom gosto!
    É muito gratificante quando alguém elogia, se identifica com a peça, gosta e compra, e fica feliz!! Mas às vezes só de receber um elogio já vale!! é bom demais da conta! Bjs

  30. Ateliê AmigArt

    Estou adorando essas postagens do Natal fora de série. Aprendo muito, as dicas são ótimas! Parabéns!!!

  31. Ateliê AmigArt

    Estou adorando essas postagens do Natal fora de série. Aprendo muito, as dicas são ótimas! Parabéns!!!

  32. Ateliê AmigArt

    Estou adorando essas postagens do Natal fora de série. Aprendo muito, as dicas são ótimas! Parabéns!!!

  33. Texto perfeito!

  34. você compra um produto e ganha uma história.
    leva o carinho e presenteia.
    nunca é um produto qualquer, é aquele pedaço de pano pensado, sonhado, cuidado.
    é filho único em suas pequenas particularidades, e é só seu.

  35. Eunice Esteves

    Adorei o post, Andreia ! Só tenho uma coisa a dizer – TAMO JUNTO!!!!!! BJS e obrigada!

  36. Ana- Santa Surpresa

    assino embaixo !!!!

  37. Ana- Santa Surpresa

    assino embaixo !!!!

  38. Ana- Santa Surpresa

    assino embaixo !!!!

  39. Sou a favor lógico,mais não basta quem faz valorizar pois isso já é natural , só quem passa horas trabalhando numa peça sabe o valor que ela tem,falta uma campanha de conscientização dos clientes pois não adianta só quem faz valorizar o trabalho artesanal ,quem compra também tem que valorizar e não agir como se estivesse fazendo o favor de preencher nosso tempo ocioso.

    • Olá, obrigada pelo seu comentário M.ARTE. Tem muita gente que faz que ainda não valoriza, por incrível que pareça… Por isso minha proposta em começar a valorização por nós artesãos para depois partir para o consumidor . Já é um ótimo começo, não acha ? Um abraço

      Andrea

      • Concordo plenamente Andrea, os culpados pela falta de valorização são os próprios artesãos que jogam seus preços lá embaixo pensando que vão vender como água.

  40. Maria Borralheira

    Olá, Andrea… Fez-me muito bem ler suas palavras, fazer com que o nosso trabalho artesanal e o conceito do que fazemos torne-se algo valorizado no mercado, é muito difícil, pois mesmo com esse “boom” do reconhecimento do artesanato temos ainda muito que caminhar para a devida valorização do que fazemos. E a elo7 nos dá uma grande oportunidade para darmos um pontapé inicial tanto para a visualização quanto para a comercialização de nossas peças. Obrigada!
    http://www.elo7.com.br/borralheira

  41. Maria Borralheira

    Olá, Andrea… Fez-me muito bem ler suas palavras, fazer com que o nosso trabalho artesanal e o conceito do que fazemos torne-se algo valorizado no mercado, é muito difícil, pois mesmo com esse “boom” do reconhecimento do artesanato temos ainda muito que caminhar para a devida valorização do que fazemos. E a elo7 nos dá uma grande oportunidade para darmos um pontapé inicial tanto para a visualização quanto para a comercialização de nossas peças. Obrigada!
    http://www.elo7.com.br/borralheira

  42. Maria Borralheira

    Olá, Andrea… Fez-me muito bem ler suas palavras, fazer com que o nosso trabalho artesanal e o conceito do que fazemos torne-se algo valorizado no mercado, é muito difícil, pois mesmo com esse “boom” do reconhecimento do artesanato temos ainda muito que caminhar para a devida valorização do que fazemos. E a elo7 nos dá uma grande oportunidade para darmos um pontapé inicial tanto para a visualização quanto para a comercialização de nossas peças. Obrigada!
    http://www.elo7.com.br/borralheira

  43. Cris - Belinha Lembrancinhas

    Nosso trabalho é unico!!!! Sempre em busca de novas idéias…Eu acredito no artesanato…. Apoio totalmente!!!

  44. Cris - Belinha Lembrancinhas

    Nosso trabalho é unico!!!! Sempre em busca de novas idéias…Eu acredito no artesanato…. Apoio totalmente!!!

  45. Cris - Belinha Lembrancinhas

    Nosso trabalho é unico!!!! Sempre em busca de novas idéias…Eu acredito no artesanato…. Apoio totalmente!!!

  46. o/ Nada como um presente exclusivo, feito a mão… carinho total!
    Grande Beijo
    Elisa

  47. o/ Nada como um presente exclusivo, feito a mão… carinho total!
    Grande Beijo
    Elisa

  48. o/ Nada como um presente exclusivo, feito a mão… carinho total!
    Grande Beijo
    Elisa

  49. Tô dentro demais!

  50. Oi Andrea (xará), claro estamos todas juntas nesta jornada. Que bom que você tem trabalhado nesta questão da valorização também. Já vejo uma mudança acontecendo mas é claro que temos muito a fazer ainda. Vai dar tudo certo sim! Obrigada pelo comentário. Bjs

  51. Oi Andrea (xará), claro estamos todas juntas nesta jornada. Que bom que você tem trabalhado nesta questão da valorização também. Já vejo uma mudança acontecendo mas é claro que temos muito a fazer ainda. Vai dar tudo certo sim! Obrigada pelo comentário. Bjs

  52. Olá, obrigada pelo seu comentário M.ARTE. Tem muita gente que faz que ainda não valoriza, por incrível que pareça… Por isso minha proposta em começar a valorização por nós artesãos para depois partir para o consumidor . Já é um ótimo começo, não acha ? Um abraço

    Andrea

  53. Olá, obrigada pelo seu comentário M.ARTE. Tem muita gente que faz que ainda não valoriza, por incrível que pareça… Por isso minha proposta em começar a valorização por nós artesãos para depois partir para o consumidor . Já é um ótimo começo, não acha ? Um abraço

    Andrea

  54. Você sempre valorizou, Elô ! Vamos nessa, bjs Andrea

  55. Você sempre valorizou, Elô ! Vamos nessa, bjs Andrea

  56. Falou tudo!!! Realmente não tem preço a peça única……bjs.

  57. Estou dentro!
    Vamos valorizar nosso trabalho!

  58. Mario Kassio

    super apoiado o/

  59. Edilene Pedroso

    Tem todo meu apoio.

  60. Edilene Pedroso

    Tem todo meu apoio.

  61. Edilene Pedroso

    Tem todo meu apoio.

  62. Débora Tfardoski

    apoadíssimo! bjusss

  63. Débora Tfardoski

    apoadíssimo! bjusss

  64. Débora Tfardoski

    apoadíssimo! bjusss

  65. Débora Tfardoski

    apoadíssimo! bjusss

  66. cleide gonzalez de oliveira

    tem meu apoio sempre apesar que estou um pouco desanimada com as vendas desde que abri a loja nunca consegui vender nada mas como a esperança e a ultima que morre vamos ve se agora no natal eu consiga efetuar a primeira venda. atraves da elo7

    • Oi Cleide, tudo bem?

      Demos uma olhada na sua loja (http://www.elo7.com.br/89230) e há muitas coisas bacanas que você pode fazer por ela! Que tal investir num melhor foco e iluminação das fotos? Tente também mostrá-los fora da embalagem (caso da agenda de fuxicos) e se possível em uso, para que o cliente possa saber como usá-la.

      O seu link pode ser personalizado para ficar com o nome da sua loja o invés de um código, como agora. Você pode investir em identidade visual e fazer um banner bonito e vistoso para deixar os seus clientes se sentindo “em casa” e comprarem mais!

      Invista um tempo e olhe para sua loja com carinho. Assim como uma loja física, os produtos precisam ser bons mas também bem apresentados e acompanhados de um excelente atendimento. Vender produtos artesanais é simples mas exige muita dedicação também!

      Você conhece o Guia do Vendedor? Lá reunimos diversas dicas que você pode implementar para melhorar suas vendas e deixar sua loja tinindo! Veja aqui: http://blog.elo7.com.br/guia-do-vendedor

      Sucesso! :D

  67. Espaço Morena Flor

    Espaço Morena Flor! Apoio em gênero,número e grau…Este Natal vai fazer a diferença com produtos artesanais…Vamos arregaçar as mangas e valorizar o amor que nossas peças traduzem!

  68. Espaço Morena Flor

    Espaço Morena Flor! Apoio em gênero,número e grau…Este Natal vai fazer a diferença com produtos artesanais…Vamos arregaçar as mangas e valorizar o amor que nossas peças traduzem!

  69. Espaço Morena Flor

    Espaço Morena Flor! Apoio em gênero,número e grau…Este Natal vai fazer a diferença com produtos artesanais…Vamos arregaçar as mangas e valorizar o amor que nossas peças traduzem!

  70. Espaço Morena Flor

    Espaço Morena Flor! Apoio em gênero,número e grau…Este Natal vai fazer a diferença com produtos artesanais…Vamos arregaçar as mangas e valorizar o amor que nossas peças traduzem!

  71. Dona Fuxikô

    Boraaaa!!!!

  72. Dona Fuxikô

    Boraaaa!!!!

  73. Dona Fuxikô

    Boraaaa!!!!

  74. Dona Fuxikô

    Boraaaa!!!!

  75. Tbm apoio

  76. Tbm apoio

  77. Tbm apoio

  78. Tbm apoio

  79. gica / babyG

    babyG já está nessa!!!!

  80. gica / babyG

    babyG já está nessa!!!!

  81. gica / babyG

    babyG já está nessa!!!!

  82. gica / babyG

    babyG já está nessa!!!!

  83. Oi Cleide, tudo bem?

    Demos uma olhada na sua loja (http://www.elo7.com.br/89230) e há muitas coisas bacanas que você pode fazer por ela! Que tal investir num melhor foco e iluminação das fotos? Tente também mostrá-los fora da embalagem (caso da agenda de fuxicos) e se possível em uso, para que o cliente possa saber como usá-la.

    O seu link pode ser personalizado para ficar com o nome da sua loja o invés de um código, como agora. Você pode investir em identidade visual e fazer um banner bonito e vistoso para deixar os seus clientes se sentindo “em casa” e comprarem mais!

    Invista um tempo e olhe para sua loja com carinho. Assim como uma loja física, os produtos precisam ser bons mas também bem apresentados e acompanhados de um excelente atendimento. Vender produtos artesanais é simples mas exige muita dedicação também!

    Você conhece o Guia do Vendedor? Lá reunimos diversas dicas que você pode implementar para melhorar suas vendas e deixar sua loja tinindo! Veja aqui: http://blog.elo7.com.br/guia-do-vendedor

    Sucesso! :D

  84. Oi Cleide, tudo bem?

    Demos uma olhada na sua loja (http://www.elo7.com.br/89230) e há muitas coisas bacanas que você pode fazer por ela! Que tal investir num melhor foco e iluminação das fotos? Tente também mostrá-los fora da embalagem (caso da agenda de fuxicos) e se possível em uso, para que o cliente possa saber como usá-la.

    O seu link pode ser personalizado para ficar com o nome da sua loja o invés de um código, como agora. Você pode investir em identidade visual e fazer um banner bonito e vistoso para deixar os seus clientes se sentindo “em casa” e comprarem mais!

    Invista um tempo e olhe para sua loja com carinho. Assim como uma loja física, os produtos precisam ser bons mas também bem apresentados e acompanhados de um excelente atendimento. Vender produtos artesanais é simples mas exige muita dedicação também!

    Você conhece o Guia do Vendedor? Lá reunimos diversas dicas que você pode implementar para melhorar suas vendas e deixar sua loja tinindo! Veja aqui: http://blog.elo7.com.br/guia-do-vendedor

    Sucesso! :D

  85. Oi Cleide, tudo bem?

    Demos uma olhada na sua loja (http://www.elo7.com.br/89230) e há muitas coisas bacanas que você pode fazer por ela! Que tal investir num melhor foco e iluminação das fotos? Tente também mostrá-los fora da embalagem (caso da agenda de fuxicos) e se possível em uso, para que o cliente possa saber como usá-la.

    O seu link pode ser personalizado para ficar com o nome da sua loja o invés de um código, como agora. Você pode investir em identidade visual e fazer um banner bonito e vistoso para deixar os seus clientes se sentindo “em casa” e comprarem mais!

    Invista um tempo e olhe para sua loja com carinho. Assim como uma loja física, os produtos precisam ser bons mas também bem apresentados e acompanhados de um excelente atendimento. Vender produtos artesanais é simples mas exige muita dedicação também!

    Você conhece o Guia do Vendedor? Lá reunimos diversas dicas que você pode implementar para melhorar suas vendas e deixar sua loja tinindo! Veja aqui: http://blog.elo7.com.br/guia-do-vendedor

    Sucesso! :D

  86. Simplesmente Arte

    Concordo e apoio.

  87. Simplesmente Arte

    Concordo e apoio.

  88. Simplesmente Arte

    Concordo e apoio.

  89. Simplesmente Arte

    Concordo e apoio.

  90. Já estou com essa campanha no Facebook e colocando coisas novas no ar. Apóio totalmente! Hoje não invisto mais em minha loja por absoluta falta de tempo de produzir, já que tb trabalho e tenho minhas clientes que compram diretamente comigo na minha banca em uma feira de artesanato. Meu trabalho é valorizado pelo material de qualidade utilizado e acabamento perfeito. Vamos nessa!!!

  91. Já estou com essa campanha no Facebook e colocando coisas novas no ar. Apóio totalmente! Hoje não invisto mais em minha loja por absoluta falta de tempo de produzir, já que tb trabalho e tenho minhas clientes que compram diretamente comigo na minha banca em uma feira de artesanato. Meu trabalho é valorizado pelo material de qualidade utilizado e acabamento perfeito. Vamos nessa!!!

  92. Já estou com essa campanha no Facebook e colocando coisas novas no ar. Apóio totalmente! Hoje não invisto mais em minha loja por absoluta falta de tempo de produzir, já que tb trabalho e tenho minhas clientes que compram diretamente comigo na minha banca em uma feira de artesanato. Meu trabalho é valorizado pelo material de qualidade utilizado e acabamento perfeito. Vamos nessa!!!

  93. Já estou com essa campanha no Facebook e colocando coisas novas no ar. Apóio totalmente! Hoje não invisto mais em minha loja por absoluta falta de tempo de produzir, já que tb trabalho e tenho minhas clientes que compram diretamente comigo na minha banca em uma feira de artesanato. Meu trabalho é valorizado pelo material de qualidade utilizado e acabamento perfeito. Vamos nessa!!!

  94. Eu também estou nesta, tenho vendido bastante! Minha loja também está no facebook, meu estoque está preparado e adoro vocês.O Elo7 me fez realizar um sonho antigo: vender o que eu gosto e sei fazer bem. Obrigada meninas!

  95. Eu também estou nesta, tenho vendido bastante! Minha loja também está no facebook, meu estoque está preparado e adoro vocês.O Elo7 me fez realizar um sonho antigo: vender o que eu gosto e sei fazer bem. Obrigada meninas!

  96. Eu também estou nesta, tenho vendido bastante! Minha loja também está no facebook, meu estoque está preparado e adoro vocês.O Elo7 me fez realizar um sonho antigo: vender o que eu gosto e sei fazer bem. Obrigada meninas!

  97. Eu também estou nesta, tenho vendido bastante! Minha loja também está no facebook, meu estoque está preparado e adoro vocês.O Elo7 me fez realizar um sonho antigo: vender o que eu gosto e sei fazer bem. Obrigada meninas!

  98. Apoiadíssimo. Este é o momento do artesanato. Em todas as suas formas e cores. Nunca valorizou-se o artesanato com agora. Estou investindo em meu sonho: expor todo o meu potencial criativo, pois penso nisso até mesmo quendo estou dormindo. As idéias surgem e pronto! Mais uma criação. Viva o artesanato! Marca regstrada deste povo maravilhoso e criativo, o povo brasileiro!
    Tânia Moura

  99. Estou dentro deste movimento!!!! A motivação e inspiração, que vocês proporcionam, é ferramenta importante para quem está começando!!! Obrigado!!!

  100. Muito legal o texto, estou compartilhando na minha página.

  101. o/ eu apoio

  102. Ei topo muuitttoo!!! rsrs (Elosetter desde dez/2012)

  103. Ei topo muuitttoo!!! rsrs (Elosetter desde dez/2012)

  104. Ei topo muuitttoo!!! rsrs (Elosetter desde dez/2012)

  105. Tanto sou a favor que até copiei um pedacinho da conversa acima e colei na minha fan page. Adoro artesanato, e adoro fazer artesanato. E concordo que temos que aprender a nos valorizar, entendo que por sabermos fazer as coisas, elas se tornem simples… simples para nós! Não para quem não sabe fazer. E mesmo o simples para nós, custa tempo, dedicação, carinho em cada peça. E depois que já sabemos fazer com muita prática, temos uma idéia nova e lá vamos nós de novo “perder” tempo fazendo mais uma coisa diferente…

  106. Painel Ângela Álvares

    Concordo, apoio e divulgo (postei uma parte do texto na minha Fan page com os créditos). Não consigo fazer mais por falta de tempo, me valorizei e hoje sou valorizada, é assim…demorou, mas com o tempo consegui minha clientela constante e fiel.

  107. Painel Ângela Álvares

    Concordo, apoio e divulgo (postei uma parte do texto na minha Fan page com os créditos). Não consigo fazer mais por falta de tempo, me valorizei e hoje sou valorizada, é assim…demorou, mas com o tempo consegui minha clientela constante e fiel.

  108. Painel Ângela Álvares

    Concordo, apoio e divulgo (postei uma parte do texto na minha Fan page com os créditos). Não consigo fazer mais por falta de tempo, me valorizei e hoje sou valorizada, é assim…demorou, mas com o tempo consegui minha clientela constante e fiel.

  109. Estou divulgando este movimento,adorei!!!Apoiadissimo