Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Satisfação e fidelização dos clientes: como encantá-los

Satisfação e fidelização dos clientes: como encantá-los

Sabia que garantir a satisfação e fidelização dos clientes é um item essencial para potencializar as vendas na sua loja? Você pode achar que o atendimento da sua loja é bom, mas a boa notícia é que sempre há o que melhorar nela. Confira as nossas dicas para surpreender seu cliente, vem ver!

Satisfação e fidelização dos clientes

Satisfação e fidelização dos clientes

Tempo para resposta

Este é o item principal para manter o interesse do cliente pelo seu produto. Algumas compras são feitas por impulso. Caso você demore para responder pode correr o risco do cliente escolher o produto em outra loja, ou mesmo mudar de ideia e não querer mais!

Seja pró-ativo

Procure entender as necessidades do seu cliente e atendê-las com antecedência sempre que possível. Após verificar que seu cliente recebeu o pedido, pergunte para ele se o produto atendeu as suas expectativas. Veja também se ele tem alguma dúvida sobre a utilização ou conservação do produto. Mostre que você está à disposição caso ele precise de qualquer ajuda.

Não terceirize os problemas

Por mais que muitas vezes nós não temos controle sobre fatores relacionados ao produto ou à entrega do pedido, não podemos usá-los como justificativa para não ajudar nossos clientes. Por exemplo, imagine que você venda uma peça artesanal de um material frágil e quando este produto chega na casa do cliente, chega quebrado. O que fazer?

Você pode justificar e dizer que a culpa foi da empresa de transporte por não ter cuidado com a entrega. Mas nesse caso sua cliente ficará frustrada e outros clientes correrão o risco de receber o produto quebrado. Nesse caso, veja de que forma você pode evitar que isso aconteça novamente, por exemplo, embalando o produto com mais camadas de plástico bolha.

Veja também:

+ Como gerar satisfação em seus clientes?

+ 5 dicas para ter um atendimento nota 10

Seja gentil, atencioso e proativo

Saber se comunicar com seus clientes não só irá te ajudar a aumentar a confiança deles em sua loja, como poderá ser seu o seu grande diferencial! Caso ocorra algum problema ou imprevisto, mantenha sempre o seu cliente atualizado. Não espere ele reclamar ou questionar para você explicar a ele sobre o ocorrido. Seja sincero e, se possível, dê alternativas para resolver a situação ou conte para ele quais providências você está tomando para contornar a situação. Ao fazer isso você irá mostrará que você se importa com a satisfação dele e desta forma conseguirá fidelizá-los!

Imagem de capa: Tia Mi Scrapbooking Design

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no A.Craft.

Veja mais posts deste autor.

Deixe uma resposta