Home | Negócio Criativo | Histórias de Sucesso | Sustentabilidade e moda alinhadas: conheça o Excambo

Sustentabilidade e moda alinhadas: conheça o Excambo

Pessoas criativas, novos formatos de negócios, economia criativa e sustentabilidade são nossas grandes motivações! E para fechar o ano, nossa “história de sucesso” de hoje apresenta a vocês o projeto Excambo, criado e realizado por duas amigas, a designer Aline Vieira e a engenheira têxtil Lais Pennas. O objetivo é apresentar a sustentabilidade e moda alinhadas, possibilitando a troca de peças e artigos de uso pessoal em encontros e bazares.

Vamos conhecer mais sobre a proposta e como funciona?

+ Conheça o site do projeto e fique sempre a par da agenda e novos encontros.

sustentabilidade e moda

Sustentabilidade e moda: o que é o Excambo

A proposta básica do Excambo é promover trocas de roupas paradas, criando um acervo rotativo e sustentável. Como as próprias realizadoras definem: “A peça de roupa mais sustentável é aquela que já existe.” E essa máxima é a mais pura verdade, certo? Permitindo o reaproveitamento e novo uso para tudo que está estagnado no armário, a vida útil se prolonga e todos podem promover a sustentabilidade  na prática e de forma econômica.

O conceito que levou Aline e Lais a criarem esse projeto está na ponta da língua:

Em um mundo de relações superficiais e vazias, queremos buscar e oferecer um resgate ao sentido por trás do consumir moda. Queremos oferecer autenticidade, percepção do valor e conexões emocionais do consumidor com o produto de moda.  Queremos alcançar, auxiliar e incentivar quem esteja disposto a consumir menos, a buscar alternativas e a viver apenas com o necessário.

Com essa missão clara, a dupla promove encontros que promovem a troca. São  peças de roupa infantis, femininas e masculinas que podem ser trocadas por meio de uma tabela pré estabelecida pelo Excambo.

+ Produtos eco para casa e festas: veja no Elo7.

+ Moda artesanal também é sustentável.

modaesutentabilidade1

Resposta positiva e motivadora do público

Se de início parecia que as pessoas ficariam receosas com a troca e apegadas aos itens de seus guarda-roupas, as primeiras experiências já provaram o contrário. E o sucesso garantiu a continuidade e novas datas de eventos!

O público tem surpreendido muito! É incrível ver a relação que o consumidor cria com a peça de roupa. O mais gratificante é quando vemos a troca acontecendo. Costumam comentar: “No meu armário estava parado há anos, que bom que ela adorou e vai usar!”

As criativas contam que a disputa é sempre grande e todos ficam ávidos para aproveitar ao máximo do escambo. Nesse dia, é certo que quem participa inicia uma nova prática de consumo consciente.

Para conhecer melhor o projeto, fique de olho na página no Facebook e na nova agenda que deve vir para 2017.

+ Conheça outros negócios criativos e inspiradores!

+ Inspirações da natureza, veja a história da criativa americana.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.