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Ter mais vendas pode não ser a solução para o seu negócio

Se você está aí todo encafifado tentando descobrir como ter mais vendas e conseguir mais clientes para resolver todos os problemas do seu negócio criativo, eu tenho uma coisa pra te dizer que vai fazer você achar que eu estou ficando louca: aumentar o seu número de vendas pode colocar em risco o seu negócio.

Se você não está com tudo em ordem, ter um catatau de novos pedidos vai te deixar mais perdido que cego em tiroteio. Principalmente se você estiver cobrando abaixo do que deveria.

Ter mais vendas pode não ser a solução para o seu negócio

Ter mais vendas pode não ser a solução para o seu negócio

Eu sei bem como é trabalhar com margem de lucro zero ou perto disso. Surgem imprevistos no meio do caminho porque eu não calculei tudo o que devia, porque precisei pagar alguém pra ajudar, etc. Eu não tinha margem pra absorver estes custos sem tirar do meu lucro. E ter mais vendas nestas condições não é legal.

Na escola aprendemos que ao multiplicarmos qualquer número por zero ou um pouquinho mais que zero, o resultado continua sendo zero perto disso. E só! Então, se hoje o seu lucro é inexpressivo, ao multiplicar esse lucro pequenininho por mais vendas vai continuar tendo um resultado bem pequenininho também. Agora, aumento de trabalho você vai ter bastante, pode ter certeza.

Olha só esse exemplo rápido:

Imagine que você faça 10 vendas por mês, mas daria conta tranquilamente de 50 pedidos. Ao alcançar esta meta terá um aumentou no seu ganho em 5x e isso parece bem expressivo, né?

Mas digamos que você tenha um lucro de R$10,00 por peça. Fazendo 50 vendas você vai ter um total de R$500,00 livres pra você no fim do mês. É suficiente pra você? Pra quem tem um hobby que dá um dinheirinho extra pode ser excelente, mas pra quem quer ter um negócio de verdade esse montante é muito pouco. E eu acho que você pode muito mais que isso.

Você aumentou 5x o seu ganho e provavelmente teve um aumento de 5x no seu volume de trabalho também. Você terá que lidar com um número maior de clientes, cada um com necessidades e expectativas diferentes. Além disso terá menos tempo livre e na conta bancária vai ter só um mísero dinheirinho extra. Valeu a pena conseguir mais vendas? O que implica na sua vida trabalhar 5x mais? Já pensou nisso?

É de extrema importância ter certeza que ao ter mais vendas você terá o retorno que você espera. O cálculo não deve ser apenas financeiro. O seu tempo, sua dedicação e energia também tem que entrar nessa composição.

Será que este é o seu caso?

Pra te ajudar a ver qual é o seu caso, eu vou te dar um exemplo bem simplificado:

A Marina é designer de bijus. Ela vende suas peças por R$35,00 e gasta R$15,00 para produzir cada uma. O que sobra pra ela são R$20,00 por peça. Você pode pensar que é uma boa margem de lucro pois é mais do que ela gastou.

Agora vamos considerar que ela tenha levado 2:30h para criar, testar e produzir a peça. Some a isso mais 1h para tirar uma boa foto para compartilhar nas redes sociais e colocar na loja virtual. Dividindo o lucro pelo número de horas que ela trabalhou até aqui, o resultado é de R$5,70 por hora trabalhada. Hmmm. Já começou a não ficar tão bom, mas vamos a diante.

Cálculo:
Tempo de criação + produção + divulgação = 3:30h
Lucro = R$20,00

Lucro / Tempo => 20 / 3,5hs = R$5,70 por hora

Observação: para efeitos desse exemplo eu não estou considerando todo o tempo que ela leva para escrever posts pro blog, divulgar o seu negócio, responder clientes, embalar pedidos, etc. Isso tudo toma tempo, bastante tempo. E tudo isso é imprescindível ao negócio dela e precisa ser contabilizado e remunerado. Mas aqui vamos ver o que acontece se considerarmos apenas a criação e a produção das peças.

Como devo fazer o meu cálculo?

Imagine que a Marina quer tirar R$2.200,00 livres pra ela todo mês. Então temos que dividir este valor pelos 22 dias úteis do mês. O resultado é que ela precisa tirar R$100,00 livres pra ela todo dia. O que dá 5 vendas por dia, já que o lucro dela é de R$20,00 por peça. Não parece algo tão impossível assim, né?

Cálculo:
R$2.200,00 / 22 dias úteis = R$100,00 por dia
R$100,00 por dia / R$20,00 de lucro de cada peça = 5 peças por dia

Isso fecha os R$2.200,00 por mês que ela tanto quer. Então agora é só conseguir vender mais, certo? Certo!

Mas antes de tirarmos qualquer conclusão vamos voltar ao cálculo do tempo que ela leva pra fazer as peças. Se ela dedica 3:30h para cada peça, para fazer 5 peças ela precisaria trabalhar 17:30h por dia! E isso é só para criação e produção! Ela ainda precisa fazer todas as outras atividades da loja, cuidar da casa, dos filhos, etc. E se ela pagar alguém pra ajudar vai sobrar menos dinheiro ainda. Difícil, né?

A Marina pode até conseguir atingir aquela meta de vendas, mas terá que abrir mão de muita coisa. Estará exausta ao final do mês e se perguntando se vale a pena tudo isso. Desse jeito parece que não vale, né? Tem muitos negócios criativos por aí nesta mesma situação, é bem comum.

Talvez você nunca tenha feito esse cálculo porque tem medo de chegar à conclusão de que precisa aumentar os seus preços. E morre de medo de perder seus clientes depois que fizer isso, acertei?

Mas o que eu posso te dizer é que trabalhar desse jeito não faz sentido nenhum. Não é porque você está trabalhando com o que gosta que pode aceitar ganhar pouco. Não!

Está se perguntando se o seu negócio vale a pena?

Eu te encorajo a fazer este mesmo cálculo agora de forma bem simples. Pega papel e caneta e responda às seguintes perguntas:

  1. Quanto você quer ganhar por mês ($ livre pra você)?
  2. Quanto você gasta para produzir uma peça do produto que você mais vende?
  3. Quanto sobra pra você?
  4. Quantas peças você precisaria vender por dia pra chegar ao que você quer ganhar por mês?
  5. Isto é viável? Você consegue fazer este número de vendas e produzir as peças por dia?
  6. Sobra dinheiro pra você reinvestir no seu negócio? Ou você precisaria vender ainda mais?

Talvez você até já tenha chegado à conclusão de que precisa aumentar os seus preços mas não sabe como calcular o preço adequado. Pra isso existem algumas ferramentas e fórmulas para te ajudar.

Mas, tem uma pegadinha aí também. Ao colocar todos os números bem alinhados e organizados pra que o seu negócio seja rentável, você pode se apavorar com o preço final do produto. Você pode achar que se usar esse novo preço vai acabar te deixando fora do mercado porque seus clientes vão desaparecer assim que virem os novos preços. Esse medo é legítimo, mas existem algumas formas de fazer isso dar certo. E eu quero poder te ajudar nisso, que é tão importante para a sobrevivência do seu negócio.

Jornada do Preço para Produtos Artesanais

Durante o mês de julho e agosto está acontecendo a Jornada do Preço para Produtos Artesanais que vai te ajudar a fazer estas mudanças tão necessárias. Porque só uma calculadora e uma planilha não vão te dar todas as respostas que você precisa. Números são muito frios e não consideram o aspecto humano que também deve estar presente na formação dos seus preços.

Então, pronto para as mudanças? Espero poder te ajudar no que for preciso, não se sinta sozinho nessa, viu!
Até a próxima!

Clarissa De Bem

Clarissa é uma artista múltipla. Descobriu desde criança a paixão por todo tipo de expressão artística. Arquiteta por formação ela já se aventurou por diversas áreas da arquitetura, do design gráfico, da dança, das artes plásticas e da decoração de festas.

E no desenrolar dos seus negócios criativos descobriu mais uma paixão, o marketing autêntico (ou de propósito). Hoje divide seu tempo entre sua arte no Clarissa De Bem e compartilha seu conhecimento e experiências no Viver de Craft para criativos que querem ter um negócio de verdade.

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