Home | Novidades | Tendências no artesanato para 2017: fique por dentro

Tendências no artesanato para 2017: fique por dentro

Nós aqui da redação do Blog do Elo7 sempre estamos de olho nas tendências no artesanato. Não à toa, visitamos com frequência feiras artesanais para reportar tudo o que você verá daqui para frente. Além disso, estamos antenadas também com as novidades que já pipocam na web. Então, nada melhor do que um compilado para encerrar o ano de 2016 de olho nas tendências artesanais para 2017!

Acompanhe tudo o que será visto nos próximos meses!

Tendências no artesanato: cores

Não dá para começar a falar de tendência sem mencionar a cor para o próximo ano escolhida pela Pantone! O greenery, um tom de verde bem fresco e cheio de vida é a aposta para 2017. E, se a cor estará em tudo (moda, decor, utilitários), não será diferente no artesanato. E o greenery traz consigo uma onda de esperança de dias melhores e sintonia com a natureza e seus produtos.

Então, para 2017, além de muito verde, prepare-se para encontrar produtos artesanais feitos com fibras naturais, reaproveitamento de materiais, madeira, pedras…

Para a moda, o preto cede espaço para o azul marinho. Fique atento à cor para a sua produção de moda artesanal.

+ Saiba mais sobre a escolha da Pantone para 2017

+ Greenery na moda, inspire-se com as ideias desse post

Tendências no artesanato: produtos naturais

Quem produz cosméticos artesanalmente já deve ter percebido a onda verde também nessa área: os cosméticos naturais estão chegando com cada vez mais força e os pequenos produtores estão apostando certo em matérias-primas livres de sulfatos, parabenos, óleos minerais e derivados de petróleo.

Balm para barba da loja Barba Roots

E vale para tudo: desde o sabonete até o xampu e condicionador, passando também pelo desodorante. Aliás, os desodorantes industriais estão começando a dividir espaço com a produção artesanal que utiliza alternativas mais saudáveis e menos agressivas ao meio ambiente e à pele também!

Fique de olho em: óleo de jojoba para os cabelos e produtos para o cuidado da barba.

+ Cosméticos naturais e feitos à mão, encontre no Elo7

+ Produtos para cuidar da barba, aqui tem!

Tendências no artesanato: empoderamento feminino

Nunca se ouviu tanto falar em empoderamento como em 2016. Um ano tão turbulento como foi este trouxe algo positivo: sororidade, ou seja, a irmandade entre as mulheres. E a prática chega também nas pequenas produtoras. Cada vez mais mulheres estão buscando fortalecer outras mulheres, adquirindo serviços (muitos deles taxados como exclusividade masculina) e produtos de todos os tipos, inclusive os artesanais.

Minha competição não é com outras garotas. Eu estou com elas, não contra elas.

É possível encontrar nas redes sociais grupos exclusivamente femininos com a proposta de fortalecer o empreendedorismo criativo de mães, ativistas ou apenas simpatizantes da cultura feminista. \o/

+ Girl power cheio de criatividade e estilo

+ Low poo e no poo, já conhece as técnicas?

Tendências no artesanato: festa homemade

Há algum tempo as festas infantis, de adultos e até casamentos voltaram a ter aquele ar de festa feita em casa. E no próximo ano, a tendência segue firme e forte! Para os criativos festeiros de plantão, vale ficar de olho em personalizados para festa com temas de séries (ao invés de personagens específicos), mais lúdicos ou ainda com temas pouco convencionais, como os flamingos.

A chalkboard que ganhou espaço em 2016 continua na decoração da festa, agora em painel grande, preferencialmente atrás da mesa do bolo e no melhor estilo feito à mão!

Para tema de festa, 2017 promete ser o ano das fadas e florestas! O tema jardim das fadas inspira uma decoração delicada e bem feminina, repleta de borboletas, plantas e… fadinhas, claro! E por falar em fadas…

+ Star Wars em tudo, inspire-se com o post

+ Chalkboards personalizados do jeitinho que você precisa

Tendências no artesanato: misticismo

A astrologia ganhou em 2016 um lado cômico! Os memes com as características dos signos estão o tempo todo na timeline das redes sociais, o que fez despertar em muitas pessoas o interesse pelo assunto. A necessidade de se voltar para dentro em busca de alívio do stress e ansiedade também aumentou a procura de produtos e serviços com uma pegada mais alternativa e mística.

Colar de constelação de signo da Lore Atelier

Para 2017, continua valendo a vibe desse ano: produtos com constelações de signos, aromaterapia para diversas situações (relaxar ou dar um chá de ânimo), utilização de pedras para energizar e por aí vai.

+ Acessórios com pedras naturais, veja a tendência

+ Colares de constelações de signos, encontre o seu aqui

Tendências no artesanato: bordados

O riot embroidery (ou bordado moderno, de manifesto) teve muito destaque em 2016. E com ele, o redescobrimento da técnica de bordar (que muito provavelmente sua avó teve que aprender quando jovem antes de casar), que ganhou muitos adeptos mundo afora. Os bordados apareceram presos aos bastidores e para o próximo ano, as apostas ganham outros formatos, como flâmulas e painéis.

+ Conheça mais sobre o riot embroidery, o bordado do manifesto

+ Encontre bastidores bordados aqui

Tendências no artesanato: customização

E já que a palavra de ordem ultimamente é economizar, a onda de customização de roupas está cada vez mais em alta. Os pins, patches e bordados são opção para transformar um look em poucos minutos! Para quem produz tais produtos, os ventos de 2017 são animadores!

+ Veja como aplicar os patches e pins nos seus looks

+ Encontre patches feitos à mão e cheios de criatividade

Tendências no artesanato: (mais) madeira na decoração

A madeira rústica está mais presente e continuará assim pelo próximo ano: painéis de madeira vão para a sala e até para a cozinha, bolachas de tronco (ou tronco de árvore em fatia) decoram a mesa e até as paredes. Para os empreendedores criativos que utilizam a madeira como matéria-prima, fiquem de olho nos produtos mais rústicos e cheios de personalidade.

+ Produtos para decorar sua casa feitos com paletes

Tendências no artesanato: acessórios para a cabeça

Os lenços são a aposta da vez para prender os cabelos com charme e estilo. As headbands e tiaras estão menos usuais e as amarrações diferentes com lenços chegam para ficar! Fique atento à essa tendência, caso seja um criativo ou criativa designer de acessórios. ;)

+ Turbantes para fazer sua cabeça!

+ Faça você mesmo seu próprio turbante

Curtiu nosso compilado de tendências no artesanato? Deixamos alguma tendência de fora? Compartilhe aqui com a gente nos comentários!

Imagens: Pinterest

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.

11 comentários

  1. Eu gostaria de saber o que essas novas tendências ditam sobre a papelaria criativa e encadernação artística??? Esse tipo de artesanato ainda tem futuro???

    • Cris Oliveira

      Oi Cris! Claro que tem futuro! \o/ A papelaria está super em alta, principalmente no que diz respeito ao novo tipo de agenda: o planner ou bullet journal é a nova agenda, a tendência começou há uns 2 anos, mas agora esse tipo de encadernação chegou com força total e é totalmente personalizável, ponto para os criativos que trabalham com esse tipo de material! A encadernação também tem ganhado mais espaço nas festas, com os livros para recados (que são vistos desde os aniversários infantis até os mais tradicionais de casamento). Vale investir nesses produtos! Um feliz 2017 com muito sucesso pra vc!

  2. Muito legal sua postagem! Gostei muito da parte sobre decoração de festas que fica na minha área! Obrigada pelas dicas!

    • Cris Oliveira

      Oi Tania, super obrigada! E que venha esse 2017 cheio de trabalho e muitas festas criativas! Beijo!

  3. Olá Boa tarde. Gostaria de saber as tendências do artesanato em tecido, como enxoval para bebês, acessórios e utilidades para bebês, enxoval para casal e decoração de casa. Muito obrigada

    • Cris Oliveira

      Oi Laís! O forte a partir de agora é a personalização, inclusive no enxoval ;) Feliz 2017!

  4. Margarete A.F. Fernandes

    Olá, Cris!! Adorei as propostas artesanais baseadas nas novas tendências… Já estou pensando como utilizar as cores em alta para confeccionar enfeites e roupinhas para bebê e peças em tecido para deixar a casa mais aconchegante… Abraços!!!

  5. Olá,muito boa a matéria,personalizados está na minha área,vou incrementar o verde.Obrigada pelas dicas!

  6. Faço croche, gostaria de saber qual vai ser a tendência para esse ano , trabalho mais com amigurumis e roupinhas para bebê , obrigada!

  7. Fernanda Groth

    senti falta da parte de crochê e tricô… =/

  8. Roberta kailly

    E velas artesanais é um bom negócio para investir este ano?