Home | Receitas | Nuggets de legumes e batata doce: faça a versão saudável

Nuggets de legumes e batata doce: faça a versão saudável

Os nuggets são a perdição de algumas crianças (e adultos também!). Mas de saudável, eles não têm praticamente nada! Então, que tal preparar nuggets de legumes e batata doce, uma versão mais saudável e totalmente caseira? A receita promete agradar até o exigente paladar dos pequenos! Confira.

Nuggets de legumes e batata doce: ingredientes

  • 1 1/2 batatas doce (se preferir, faça com batatas comuns)
  • 1/2 cenoura cortada em cubos
  • 1/2 xícara (chá) de ervilhas cozidas
  • 1/2 lata de milho cozido
  • farinha de rosca ou farinha panko para empanar
  • sal, pimenta do reino e temperos a gosto

Modo de preparo

Descasque e cozinhe as batatas. Para essa receita, o ideal é usar a batata doce, que é mais seca do que a comum. Você também pode assá-las ou fazer o cozimento no micro-ondas. Assim que estiver cozida, amasse com garfo ou passe no espremedor de batatas.

Cozinhe também a cenoura e as ervilhas. Depois de frios, misture todos os legumes, inclusive o milho. Acrescente sal e temperinhos que gostar (aqui usamos um mix de salsa, alho e cebola secos, sal defumado e um pouquinho de sal… capriche nos seus temperos!). Misture até dar ponto de uma massa que não grude na mão. Se não der o ponto, acrescente um pouco de farinha de rosca ou farinha panko.

Molde os nuggets. Passe na farinha de rosca.

Leve para assar em forno médio preaquecido a 180 – 200ºC por vinte minutos, virando na metade do tempo. Ou então frite em pouco óleo e frigideira antiaderente. Assim que dourar, estarão prontos para saborear!

+ Receita de molhos para salada, confira

+ Sorvete funcional de banana com cacau, veja como fazer em casa

+ Leites vegetais: prepare a versão feita com arroz

Gostou da versão mais saudável dos nuggets? Você também pode acrescentar outros legumes, como pimentões, brócolis, couve-flor. Faça com o que tiver na geladeira!

+ Produtos feitos à mão para veganos, confira

+ Cozinha criativa com decoração artesanal, veja a seleção de produtos

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.