Home | Receitas | Pão caseiro de liquidificador que não precisa sovar

Pão caseiro de liquidificador que não precisa sovar

Pão caseiro de liquidificador que não precisa sovar – existe uma maravilha mais fácil de fazer do que essa? Todo mundo sabe que pão caseiro é quase uma arte para se fazer, mas com essa receita dificilmente você errará a mão! Basta seguir a receita à risca e deixar o pão descansar bem antes de assá-lo. Vamos ao preparo?

Pão caseiro de liquidificador que não precisa sovar

Bateu aquela vontade de comer pão caseiro? Essa receita é muito fácil e prática! Para prepará-la você vai precisar de:

Ingredientes

Pão caseiro de liquidificador que não precisa sovar

  • 250ml de leite morno (atenção, é morno mesmo, e não quente!)
  • 1 sachê de fermento biológico seco (10g)
  • 1/2 xícara de chá de óleo de girassol, milho ou soja
  • 2 ovos
  • 1/4 de xícara de chá de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • Manteiga ou óleo para untar

Que tal uma receita de pão caseiro de liquidificador?

Preparo

Leve o leite, o fermento, o óleo e os ovos para o liquidificador e bata em velocidade média até que a mistura fique homogênea. Misture em um bowl a farinha de trigo, o açúcar, o sal e acrescente a parte líquida da receita. Misture com colher de pau ou silicone até que a massa fique homogênea.

Deixe a massa crescendo (se o clima estiver frio, aqueça o forno por 3 minutos, desligue e deixe a massa crescer no forno aquecido com o bowl coberto por um pano) por 40 minutos a 1 hora, tudo dependerá da temperatura do dia. O ideal é que a massa dobre de tamanho nesse período.

Pão caseiro de liquidificador que não precisa sovar

Unte uma ou duas fôrmas próprias para pão com manteiga ou óleo e enfarinhe, retirando o excesso da farinha e distribua a massa (se a sua massa cresceu bem, você pode dividir a receita em duas fôrmas, caso contrário, asse em uma só para que seu pão fique com boa altura).

Leve para assar em forno preaquecido por 10 minutos a 180ºC por aproximadamente 30 minutos ou até que o seu pão caseiro de liquidificador fique douradinho!

Pão caseiro de liquidificador que não precisa sovar

+ Pão low carb: prepare com apenas dois ingredientes

+ Pão de queijo de frigideira, faça em 5 minutos

Dicas para o pão dar certo:

  • Muita atenção à temperatura do leite. Se estiver muito quente, o fermento não funcionará e o pão não dará certo. O ideal é que fique morno, temperatura confortável ao toque.
  • Respeite o tempo de crescimento da massa. Para fazer pão, não pode ter pressa, principalmente se o clima estiver frio.
  • Se o dia está gelado por aí, não deixe de fazer o truque de dar uma leve aquecida no forno para acelerar o crescimento da massa. Mas não deixe-o muito quente! Basta aquecê-lo por 3 minutinhos e não esquecer de desligá-lo antes de deixar a massa lá dentro para crescer! ;)

E para deixar seu pão lindo à mesa, que tal um porta-pão exclusivo? Veja as opções aqui!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.

25 comentários

  1. Minha filha de 11 anos me viu copiando a receita e pediu para fazer, o resultado foi fantástico! Super prático e delicioso, o pão fez sucesso no café da tarde.

  2. Deu super certo! Vou fazer novamente com espinafre e tenho certeza que vai ficar ótimo!

    • Cris Oliveira

      Vivia, com espinafre deve ficar show! Se testar, conta pra gente como ficou? Beijo!

  3. Gostei muitoooooo!

  4. Quase nem acreditei. ….pão caseiro no liquidificador? Fiz e foi o maior sucesso. Parabéns. …Obrigada por compartilhar estas deliciosas gostosuras . Um abraço Fabi

  5. hum vou tentar fazer parece que fica uma delicia

  6. Wilce Dallagnol

    Para esse pão, posso trocar a farinha de trigo por farinha de arroz e polvilho doce ou azedo e ou fécula de batata??? Quais as medidas a serem usadas??? Aguardo. Tenho pessoas Celíacas e não podemos com o trigo. Grata!

    • Cris Oliveira

      Wilce, não testamos essa receita com farinhas sem glúten, portanto não podemos precisar se a receita teria o mesmo resultado utilizando fécula, farinha de arroz ou polvilho. Se testar e der certo, compartilha com a gente também? Assim poderíamos atualizar o post para dar a dica para os celíacos também! Um beijo!

  7. Este é um pão doce? Posso usar mais sal? Caso queira fazer como a Vivian com espinafre ou outro coisa qual a proporção, o que muda? Obrigado e grande abraço.

    • Cris Oliveira

      Oi Leone! Na verdade é um pão de sabor neutro, nem doce, nem salgado, mas você pode adicionar os ingredientes que quiser para recheá-lo, tanto doce ou salgado. Só não utilize recheios quentes e nem com muita água (no caso do espinafre, deixe ele bem sequinho antes de adicionar como recheio). Os demais ingredientes não mudarão. ;)

  8. Denise Cristina Correira

    Boa tarde Wilce e Cris. Em casa já fiz bolo com farinha integral e de arroz. Notei que essas farinhas deixam o bolo mais seco, por isso aumento um pouco o ingrediente mais líquido ou 1 ovo a mais. Não usou cozinheira por isso essa dica é de uma curiosa. Vou fazer o pão.

    • Cris Oliveira

      Oi Denise! QUe boa dica! Realmente a farinha integral deixa mais seca a preparação e um ovo a mais deve fazer toda a diferença! Obrigada por compartilhar com a gente! beijo!

  9. Posso usar ao invés de leite?

    • Cris Oliveira

      Oi Ana Claudia! O que exatamente você gostaria de substituir? Acredito que a pergunta veio incompleta ;)

  10. Mto gostoso.
    Eu amei!!!

  11. FATIMA CRISTINA PEREIRA DOS SANTOS

    AMEI ESSE PAO, SUPER FÁCIL DE FAZER….DEPOIS DE PRONTO,AINDA QUENTE,PASSEI MANTEIGA POR CIMA….FICOU UMA DELÍCIA….APROVADISSIMO…

  12. Acabei de fazer, delicioso…A
    dorei…Obrigada pela receita

  13. Oi pode ser feito em forma normal?

  14. Oi posso fazer em forma normal? Qadrada

    • Cris Oliveira

      Oi Micheli! A fôrma normal é muito grande para essa receita. A com furo no meio dará mais certo!

  15. ROSEMARY CARVALHO

    olá, qual outra farinha posso está usando sem ser a de
    trigo, desde de já obrigada!!

  16. Dá super certo. Acrescentei aveia, linhaça e castanha picada, ficou muito bom.

  17. Achei a massa meio mole, depois que cresce fica melhor? Da pra modelar com as mãos ? Pãezinhos.

    • Cris Oliveira

      Oi Leticia! A massa é mais mole mesmo e não dá para modelar, melhor se assar em fôrma de bolo inglês, aquela própria para pão ;)