Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Como calcular uma remuneração mínima de artesãos

Como calcular uma remuneração mínima de artesãos

Descubra como definir um pagamento justo e mínimo para o artesão.

Definir o que é um preço justo para um produto artesanal provoca discussões devido à dificuldade de atribuir um preço a características não tangíveis cujos valores são difíceis de serem definidos, tais como a identidade étnica e cultural. Um esforço interessante neste sentido está sendo desenvolvido por uma organização chamada “World of Good”.

Há vários esforços no sistema internacional de Comércio Justo para ajudar a definir o que é um preço justo para um produto artesanal. É, hoje, um ponto sem definições e que provoca discussões devido à dificuldade de atribuir um preço justo a aspectos cujos valores são dificílimos a serem definidos, tais como a identidade étnica e cultural, o trabalho do artesão que, muitas vezes, se confunde com o artista, entre outros.

Com o objetivo de definir um pagamento mínimo para o artesão, criaram uma ferramenta on-line que qualquer pessoa pode usar através da internet.

Através desse projeto, a Organização visa dar uma melhor condição de vida para artesãos e seus familiares que vivem com menos de US$ 4 ao dia. Vale salientar que a ferramenta não se propõe a calcular o preço de venda dos produtos, e sim, apenas uma remuneração mínima para cada produtor a partir da análise do tempo necessário para a criação de cada peça, o preço do material gasto e o custo de vida referente ao local onde o indivíduo vive. A partir deste piso, que visa garantir um padrão de vida mínimo, cada produtor ou grupo produtor pode negociar os valores agregados que consideram “justos” para seus produtos e contextos regionais culturais e étnicos.

O teste está disponível no site: www.fairtradecalculator.net.

Este projeto está sendo testado atualmente com aproximadamente 2000 produtos de diversas nacionalidades. Oriundos de países como o Vietnã, Guatemala, Quênia, Tailândia, e Camboja. Quem quiser fazer parte dos testes pode entrar em contato a partir do site.

A intenção da organização é transferir esse projeto, que ajuda a definir uma espécie de piso de remuneração aos artesãos, à instituições como IFAT, FTF, FLO, que, por serem maiores, podem torná-lo conhecido em âmbito mundial.

Autor: Louise Alves Machado
Fonte: SEBRAE

Imagem capa: https://www.sxc.hu

Para outras informações, consulte nossa ajuda online.

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.