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Minha experiência de venda internacional, por Cris Mathias

Essa semana despachei um grande pedido para a Austrália. Todo o processo foi muito tranquilo, a cliente é brasileira mas mora na Austrália e lá ela tem um negócio com bijuterias. Ela entrou na loja, escolheu os produtos que queria e me passou a lista e também fez uma proposta para revenda. Eu fiz um preço de revenda, que aliás já venho fazendo com clientes de outros estados do Brasil, e ela efetuou o pagamento através do PagSeguro.

Nós nos falamos pelo telefone para fazer alguns acertos e nos conhecermos melhor.

Após o aviso de recebimento do pagamento pelo PagSeguro fui para o atelier montar as peças. Foi um pedido de 90 peças. Nos pedidos as clientes sempre fazem algumas observações e dizem o que querem nas peças. Eu trabalho de acordo com o desejo de cada cliente procurando adaptar o meu trabalho às recomendações. O fato da cliente ser brasileira facilitou nosso contato de maneira que podemos falar em português e também fazer toda a negociação de maneira tranquila. No meu caso, foi como fazer uma venda aqui mesmo.

Eu fiz um curso no SEBRAE há 2 anos que me informou sobre todo o procedimento de exportação. Mas na verdade o processo é muito simples. Os Correios têm um serviço internacional chamado Exporta Fácil. Ao entrar no site dos Correios, eles te dão todas as informações necessárias para o procedimento e por telefone eles também esclarecem todas as nossas dúvidas. Fui super bem atendida pelo pessoal do atendimento dos Correios. Foi bom ter chegado na agência com o meu pacote pronto e também com toda a documentação pedida, pois desta forma não precisei perder tempo.

No site dos Correios, clicamos em SUA EMPRESA, em seguida em Exportação e importação e finalmente, em Exporta Fácil. Os documentos necessários para utilização do serviço são: a AWB, o DSE e a nota fiscal do artesão (a AWB e o DSE comercial invoice são 2 formulários para a alfândega).

A AWB é preenchida no próprio computador e depois salva em uma pasta. A DSE (comercial invoice) também. Depois de preenchida corretamente com todos os dados que eles pedem (e na dúvida é só ligar para os Correios), é só imprimir 4 (quatro) cópias de cada formulário.

O que eu achei interessante foi pesquisar também sobre o país para o qual eu estava exportando: moeda, alfândega, economia, cultura, costumes etc. Cada país possui um código e é preciso saber este código fornecido na internet em códigos e bandeiras dos países.

No site dos Correios você pesquisa o tamanho das caixas disponíveis para esta transação e uma vez feito isso você pode pensar qual o tamanho seria o mais indicado para a sua mercadoria. Outras informações sobre peso podem ser vistas: uma caixa de até 2kg pode ir pelo LEVE PRIORITÁRIO. O leve prioritário é mais barato e chega mais rápido. Há mais 3 opções além do leve prioritário. Como a minha caixa tinha 2,184kg eu mandei pelo expresso econômico que demora entre 15 e 20 dias. É importante fazer um seguro de acordo com o valor da nota fiscal. Eu paguei R$91,80 por tudo, com seguro incluído. É bom saber que a nota fiscal e os dois formulários vão dentro de um saco plástico grudado à caixa.

Uma das 4 cópias do formulário é do artesão, a segunda é dos Correios, a terceira da alfândega e a quarta é do cliente.

Junto com esta via você recebe o número do objeto postado para passar para o cliente.

No mais é trabalhar bastante! Reforço o excelente atendimento dos Correios. Uma última dica é o artesão procurar uma agência dos Correios mesmo pois nem toda agência faz esse tipo de transação.

Qualquer dúvida, consulte também a ajuda online do Elo7. :)

Foto capa: Sebrae

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