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Segmentando meu negócio, por Joana Ludwig

Quando a equipe da Elo7 nos convidou para participar deste post, ficamos muito felizes, pois nós que por tantas vezes procuramos orientação e ideias no blog do Elo7, agora podemos retribuir por toda a ajuda que obtivemos, com a oportunidade de contar um pouco da nossa experiência. Além disso, sentimos que nossa iniciativa de segmentar a loja estava indo pelo caminho certo!

Sou Designer de Interiores formada e trabalhava gerenciando uma loja (física) de móveis e decorações. Depois que minha filhinha nasceu, decidi colocar em prática o desejo de trabalhar por conta. Conheci o Elo7 e montei a loja com minha mãe e minha irmã, ficando cada uma responsável por seus produtos, mas unindo forças, cada uma com sua experiência, para criar uma loja nota 10!A Joana Banana Design se tornou uma loja com vários tipos de produtos, vendíamos desde almofadas e saquinhos térmicos até acessórios para cabelo e corsets!

Depois que a loja entrou nos destaques as vendas aumentaram bastante e as coisas começaram a se movimentar: a linha de almofadas teve uma chamada na edição de aniversário da revista Casa Cláudia de maio, blogs com público segmentado começaram a fazer posts indicando nossos produtos de decoração e os posts com dicas de decoração no nosso blog começaram a ter muitas visitas.

Quando a loja estava para completar um ano de existência, comecei a fazer um levantamento que, na minha opinião, é muito importante para decidir os rumos que a loja deve tomar no ano seguinte. Reuni informações como volume de vendas, produtos mais vendidos, estados que compram mais, forma de pagamento mais utilizada etc. Analisei também as informações do Google Analytics.

Notei que na parte de decoração os produtos mais procurados e vendidos da loja foram as capas para pufe e as almofadas para cadeira, que são produtos feitos sob medida. O cliente pode escolher a medida e a estampa de acordo com o seu gosto e necessidade. Ou seja, existe um público segmentado que procura por esses produtos que são difíceis de encontrar no mercado de forma personalizada, como nossa loja se propõe a vender.

Assim, identifiquei uma oportunidade de aumentar o volume de vendas criando uma extensão da loja Joana Banana Design, especializada em produtos decorativos práticos e úteis para a casa, com essa opção de personalização. O público que procura por esse tipo de produto precisa de um atendimento diferenciado e se sente seguro ao ser atendido por um profissional da área. A venda se torna uma assessoria.

Ao mesmo tempo, o público que compra pela internet procura por facilidade e agilidade. Numa loja especializada a visualização dos produtos é mais fácil, e encontrar o que se está procurando se torna bem mais rápido.

Pronto! Nasceu a loja Banana-cazza! A ideia agora é ampliar a linha de produtos com foco na praticidade e utilidade para a casa, sempre com qualidade e design.

O que posso passar dessa experiência é o seguinte:

– É muito importante pesquisar, se atualizar, conhecer histórias de outros empreendedores, e sempre ter a mente aberta para novas possibilidades

– É muito importante que seja feito o levantamento das informações acima citadas. Assim você passa a conhecer o seu público e consegue traçar o caminho que a loja deverá seguir.

Mas, o mais importante disso tudo é que quando você faz o que gosta, com carinho e dando o seu melhor, os resultados acabam vindo.

Imagem da capa: https://www.sxc.hu

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