Home | Negócio Criativo | 7 dicas para comprar máquina de costura!

7 dicas para comprar máquina de costura!

Está difícil escolher a sua máquina de costura? Sabemos que a definição de um modelo é uma etapa estressante mesmo para quem já tem bastante experiência em costura. Reunimos aqui algumas dicas que podem ajudar você a planejar direitinho a sua compra evitando frustrações ou até mesmo economizando. Vamos a elas?

#1 Informe-se!
Se estiver escolhendo a sua primeira máquina, é essencial se informar bastante. A costureira do seu bairro, os artesãos que você tem contato, amigos que costuram, professores, fóruns e comunidades de artesanato podem te dar uma luz inicial. Assim você já vai tendo uma ideia de valores, conhecendo melhor as marcas disponíveis no mercado e eliminando opções. Se já é íntimo das máquinas, pule para a segunda dica! ;)

#2 Qual o seu perfil?
Trace o perfil completo do produto que irá ser produzido na sua nova máquina. Materiais e frequência de uso são detalhes que parecem bobos, mas fazem toda a diferença na escolha. Abaixo, algumas perguntas que podem ajudar a traçar esse perfil:
– Que produtos você faz?
– Irá utilizar tecidos leves ou pesados?
– Irá utilizar exclusivamente tecidos planos ou malhas?
– Fará quilting e/ou patchwork?
– Irá fazer bordado à máquina?
– Utilizará pontos decorativos?
– Terá um espaço reservado para ela ou precisa que seja portátil?
– O ruído habitual da máquina é um empecilho?
– Aplicará botões à máquina?
– Qual o valor máximo que você poderá pagar?
– Quais características/acessórios são essenciais?
– Você já tem uma preferência por marcas? Quais? Por qual motivo?

#3 Defina prioridades
Com as perguntas respondidas, fica mais fácil definir quais são as suas necessidades. Saber o que é essencial evita a compra de um modelo muito básico ou acabar gastando demais em máquinas cheias de funções que você não vai usar nunca. Sabendo o que precisa, é a hora de pesquisar modelos e marcas.

#4 Nova ou usada?
Muita gente opta pelas máquinas antigas por terem estrutura robusta e serem mais potentes, além de serem mais econômicas. Se essa for sua opção, considere:

– Elas costumam vir embutidas em mesas de madeira que ocupam bastante espaço, mas se você precisar de mobilidade e mesmo assim quiser investir numa usada, você pode comprar uma caixa de madeira em lojas especializas para embutir a máquina – e usá-la onde quiser.
– Fique atento(a) a qualquer sinal de cupim, de ferrugem e confira se todas as peças originais estão ok.
– Evite comprar de desconhecidos e busque lojas que forneçam manutenção e garantia.

#5 Pesquise e barganhe
Quando o assunto é comparação entre preços e modelos, a internet é uma mão na roda! Além dos sites dos fabricantes das marcas, sites como Buscapé, Bondfaro e UolShopping auxiliam a encontrar o menor preço, comparar produtos de marcas diferentes e até mesmo ler a avaliação dos compradores.

#6 Faça um “test drive”
Algumas lojas permitem testar a máquina antes de comprar, é só pedir com jeito. ;) Leve linha, bobina, tesourinha e retalhos de tecido para sentir a velocidade e ver como funcionam suas funções. Se você está trocando de máquina por uma mais potente ou que consiga fazer um ponto específico, aproveite para testar e evitar frustrações posteriores.

#7 Quem ama, cuida!
Toda máquina precisa de cuidados para manter-se em pleno funcionamento. Cuidando direitinho, mesmo as máquinas mais simples podem durar anos a fio. Lembre-se:

– Passe um pincel macio na caixa de bobina toda vez que terminar de utilizar a máquina, removendo pedaços de linha e poeira que ficam acumuladas;
– Pingue uma gotinha de óleo na caixa de bobina e nos furinhos indicados no manual;
– Evite pontos feios trocando periodicamente as agulhas. Com o tempo elas vão desgastando, o que dificulta muito a costura e
– Faça uma manutenção anual, mesmo que esteja tudo bem com a máquina. Principalmente se você depende dela para fazer os seus produtos. Não pesa no bolso e garante o funcionamento sem surpresas!

Você já passou por esse momento de indecisão antes de comprar uma máquina para chamar de sua? Conte pra gente o que achou dessa experiência e compartilhe suas dicas com a comunidade! ;)

(imagens: Caixa de costura A Prendada e Máquinas de costura divulgação)

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.