Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Rosy MacQueen: O que é identidade visual (Parte II)

Rosy MacQueen: O que é identidade visual (Parte II)

No post anterior falamos um pouco sobre o que é marca, e a relação de confiança que se deve construir com os seus clientes. É uma marca forte que fará seu produto ser lembrado e recomendado.  Para ajudar a difundir a promessa da sua marca, a Identidade Visual é essencial.

Você provavelmente já viu na rua alguém com uma roupa ou acessório bacana, e ficou morrendo de vontade de perguntar onde a pessoa comprou. Ou algum item do visual de alguém a fez simpatizar-se imediatamete. Concorda que um guarda-roupa descuidado ou sem-graça não provocaria essa identificação?

Muito bem, a Identidade Visual é como o guarda-roupa da sua marca. E o estilo deste guarda-roupa depende da personalidade de quem o veste.

A personalidade da sua marca

Então eu proponho um exercício. Vamos dar à sua marca uma personalidade!  Pegue papel e lápis e descreva-a usando adjetivos.

Um erro que muita gente do ramo artesanal comete é descrever a marca somente com o adjetivo “feito à mão”. Cuidado, pois isso, não define bem a personalidade. É preciso ser mais específico! Uma marca feita à mão pode ser “tradicional, aconchegante e bucólica”, e consequentemente terá um “guarda-roupa” bem diferente de um negócio feito à mão “urbano, antenado e descontraído”. Não há personalidade “certa”, para cada marca, elas são naturalmente diferentes.

Para entender melhor essas diferenças, que tal buscar sites de algumas marcas que você gosta, ou suas lojas favoritas no Elo 7, e observar seus diferentes estilos e “guarda-roupa” de cada uma?

Navegue na web e procure sites que você considere: moderno, tradicional, elegante, descontraído, urbano ou vintage. Pergunte-se:

* Como este sites se comunicam com seus consumidores?

* Você se identifica com essa comunicação?

No próximo post faremos mais um exercício para encontrar a personalidade da sua marca, não perca!

Enquanto isso, se tiver alguma dúvida, não esqueça de consultar a ajuda online do Elo7! :)

(imagem: Alix – The Cherry Blossom Girl)

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.