Home | Negócio Criativo | Colunista: Guia de design da Rosy MacQueen (ParteI)

Colunista: Guia de design da Rosy MacQueen (ParteI)

Apresentamos nossa nova colunista, a designer Rosy MacQueen. Ela é fera no design e já desenvolveu vários projetos gráficos para grande editoras.  Irá trazer uma abordagem mais prática e inspiracional sobre gestão de marca, um tema que é essencial para todos os artesãos que querem ter uma presença na web. Ela vai simplificar o que parece complicado e mostrar dicas para não-designers  melhorarem a sua identidade visual. E agora com a palavra, Rosy:

Parte 1 – Gestão de Marca e Identidade Visual
Pesquisando sobre lojas na internet, encontrei em um blog esta frase que me chamou a atenção. “Antes de um banner, você precisa de uma Identidade, e aí sim, um banner incrível e fotos incríveis que reforçam essa Identidade”.

Uma identidade visual forte é um elemento chave da gestão de marca. Para muitas pessoas, isso é privilégio de grandes empresas e multinacionais. Mas essa não é uma estratégia que só os grandões devem usar. Até os negócios pequeninos podem se beneficiar de ter uma marca forte.

Mas o que é uma Marca?
Marca não é apenas um logotipo ou uma frase de efeito. É a relação emocional e psicológica entre você e seus consumidores. A gestão de marca está relacionada com a criação e a manutenção da confiança, o que implica o cumprimento de promessas. Para começar, responda as seguintes perguntas:

  • O que sua marca promete?
  • Quais as expectativas que seus clientes têm de sua loja?
  • Seu produto é inovador ou tradicional?
  • Seu negócio é comprometido com uma causa, como a reutilização de materiais ou o melhor atendimento?
  • Você promete baixo custo ou oferece itens de alto valor?

Quando você satisfaz as expectativas dos seus consumidores, você está cumprindo a promessa de marca. Do contrário, o consumidor não repetirá a compra nem recomendará sua loja aos amigos.
Você mesma já deve ter tido boas e más experiências com diferentes marcas, não é mesmo? E quando você vê elementos da identidade desta marca, como um logotipo ou embalagem, logo a ‘tal experiência’ vem à mente!
E a identidade visual que vai te ajudar no processo de difundir sua promessa de forma coerente em todos os materiais de comunicação, seja na sua loja Elo 7, em seu blog ou cartões de visita, etiquetas e embalagens.

Qualquer dúvida, consulte também a ajuda online do Elo7! :)

No próximo post vamos falar mais sobre ela! Até lá!

(imagens: Dominik Krebs e Jason Ho por SXC)

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.