Home | Gente que Inspira | Entrevista | Top 10 Dicas para a Páscoa, com Dany Sabadini

Top 10 Dicas para a Páscoa, com Dany Sabadini

A Páscoa já está chegando. E pode ser uma oportunidade de vendas para quem faz chocolate, ou até para quem está pensando em entrar neste ramo. O Blog do Elo7 chamou a Dany Sabadini para dar dicas para quem está pensando em se jogar no mundo dos ovos, brigadeiros & cia.

Agora com vocês, a Dany e seus chocolates:

Sou capixaba, da terra do chocolate Garoto, e lembro de quando era criança e fui visitar a fábrica pela primeira vez:  quando vi o chocolate sendo moldado e se transformando fiquei apaixonada!  Desde sempre gostei de trabalhar com chocolate e há pouco tempo descobri um dom para desenvolver produtos. É muito gostoso ver o seu produto sendo degustado e elogiado por todos, dá muito prazer trabalhar com chocolate.

Aqui vão minhas dicas para quem quer começar a se aventurar neste universo doce e delicioso:

1. Encontre bons fornecedores! Existem em todas as cidades lojas especializadas em chocolates e confeitaria, mas é preciso pesquisar preços pois os valores podem variar de loja pra loja em até 25%. Se for trabalhar com uma quantidade grande de encomendas vale a pena comprar em lojas que só vendem à atacado, isso aumenta muito a margem de lucro. Recomendo a Chocolândia e a Santo Antônio.

 2. Armazenamento é o maior desafio! Como os chocolates artesanais não tem um prazo de validade muito grande é preciso ter um controle rigoroso sobre as datas de validade de cada produto, principalmente os recheios com frutas.

3. Chocolate derretido, não!  Para lidar com o chocolate nobre (com manteiga de cacau) é necessário fazer temperagem, ou seja, depois de derreter o chocolate  você deve resfriá-lo no mármore, antes de começar a moldá-lo.

4. Limpeza e higiene são essenciais na hora de trabalhar com qualquer alimento! É preciso ter espaço livre, pois trabalhar com chocolate ocupa espaço. Invista numa  mesa grande, formas, panelas, derretedeiras e tudo mais.

5. Ovos são tradicionais mas existem outras opções/produtos!  Na páscoa o ovo de chocolate ganha uma certa visibilidade mas as trufas, cupcakes e outros doces fazem muito sucesso o ano inteiro,  aproveite

6. Para  produtos comestíveis boas fotos são fundamentais! Já ouviu a frase “comer com os olhos” ? Já abriu uma revista e viu uma foto de chocolate e começou a salivar? Então….. Tire as melhores fotos possíveis para ganhar seus clientes pela imagem do seu chocolate.

7. Invista em amostras! Existe a possibilidade de enviar amostras pra clientes que pretendem fazer compras maiores. É o caso das amostras de brigadeiro e charutos de chocolate, nas quais você pode cobrar até 50% a mais do valor para produzir uma pequena quantidade para prova.

 8. Conheça seu público e faça opções! É preciso conhecer o seu público para decidir  o tipo de chocolate e ingredientes que serão usados nos produtos. Existe a cobertura fracionada que não é chocolate, mas o gosto e aparência são bem parecidos e passam por chocolate. E o chocolate nobre, que tem cacau  é mais caro, mas é o ideal para um público mais exigente.

9. Embalagem é importante! A embalagem produzida é responsável pela venda por impulso. Nada melhor que uma linda embalagem para encher os olhos dos clientes. E já existe no mercado embalagens prontas para chocolates e ovos que facilitam todo o trabalho de embrulhar.

+ Confira embalagens lindas para seus doces e chocolates

 10. Planeje a produção e faça cursos! Pense em comprar seus chocolates alguns meses antes da época de produção. Fazer cursos para aprender técnicas também é bem importante, eu fiz vários cursos da Chocolândia e super indico.

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.