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Especial preço: Analisando o valor do seu produto

Na semana passada pedimos a vocês que respondessem algumas perguntas sobre cálculo de preços. Sabemos que avaliar o valor do nosso trabalho em números não é tarefa fácil e mesmo assim tivemos centenas respostas! Ficamos muito felizes, pois com esse feedback a gente produz mais e mais conteúdo útil para vocês lojistas.

A maioria dos artesãos nos contou que utiliza aquela velha regrinha de calcular os custos de produção e “multiplicar por 2 ou 3”. Esta regra não está errada, e funciona muito bem na maioria dos casos, principalmente para produtos artesanais. O problema é que muita gente não faz ideia de como calcular estes custos corretamente. É aí que a coisa se complica e acabamos deixando de valorizar os nossos produtos. Quem já ouviu a frase “fulano está pagando para trabalhar”? Então…

Hoje começamos uma série de posts especiais sobre preço. É um assunto polêmico, que não tem regra única, mas gostaríamos de compartilhar algumas informações com vocês. Hoje para começar, queremos propor uma análise séria sobre os produtos que você faz,  antes mesmo de pegar a calculadora. Vamos lá?

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Tome um minuto e responda a si mesmo com a maior sinceridade possível:

Como toda mãe coruja, nós olhamos para nossas criações como se fossem perfeitas. Afinal, só a gente sabe a dedicação e carinho que empenhamos em cada peça! Porém temos ser sinceras sobre o quanto ela vale para o consumidor final. Se eu faço uma necessárie bacaninha mas que já existem muita similares no mercado ela pode valer menos que uma diferente, inédita cujo molde eu mesma desenvolvi. E vale lembrar que um acabamento especial e detalhes que ninguém pensou antes e outros pequenos caprichos também fazem toda a diferença na hora de definir o valor de um produto.

O tal do “valor agregado”

Você já parou para pensar porque uma pessoa escolhe comprar um produto artesanal “A” e não o ” B” ? Pare e reflita por alguns segundos. A originalidade, o capricho, a personalização, o atendimento,  o status da marca são apenas alguns motivos. Traga isso para todos as suas criações e você estará imediatamente aumentando a percepção de  valor do seu produto.

Mas afinal, o que é isso? Valor agregado é o valor adicional que adquirem os bens e serviços durante o processo produtivo. Isso significa que: quanto maior for o valor agregado do seu produto, mais pessoas irão querer pagar a mais por ele.

A importância da originalidade e da qualidade

O cliente não é bobo. Assim como você, ele vai pesquisar em diversos lugares até encontrar e comprar o produto que deseja. Ao final, a decisão de compra será feita observando o preço e a qualidade da peça. Duvida? Então pense num exemplo mais prático:

Maria está procurando por uma carteira de poás. Ao pesquisar em diversas lojas ela encontra uma que tem o preço mais barato mas com algumas costuras tortas. Em outra, o preço está um pouco acima mas o acabamento é impecável. Em qual ela realizará a compra? Você pode pensar que Maria é um pouco muquirana e opta pela primeira opção. Mas ao tirar a carteira da bolsa para pagar uma compra, desastre ! Todas as moedas caem no chão pois uma costura se desfez! Chato, né? Dependendo de como Maria for, ela irá dizer todos os impropérios possíveis não só sobre a loja que vendeu a carteira de má qualidade como dos produtos artesanais como um todo. Ela poderá espalhar essa má impressão para todos os amigos e conhecidos. Todo mundo saiu perdendo :(

Por fim, é copiando que a gente aprende a andar, falar, ler e escrever. Mas mesmo os bebês em certo ponto, desenvolvem um jeito próprio, único de ser. Por isso é dever de cada artesão colocar um toque pessoal nas peças que cria para que elas sejam únicas. Isso difere o produto artesanal do produto massificado. Seja original e único em suas criações.

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Este foi o primeiro post da nossa série sobre preços. Como viram, iremos a fundo em cada item relacionado ao tema e traremos uma visão completa e focada no nosso universo.

O que você achou deste post? Você já parou para refletir sobre isso tudo que falamos e sobre como influenciam no lucro do seu produto?

Diga pra gente nos comentários!

Ah! E qualquer dúvida consulte também nossa ajuda online. :)

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