Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Rosy MacQueen comenta os exercícios enviados

Rosy MacQueen comenta os exercícios enviados

Olá pessoal! No post anterior, sugeri um exercício para ajudar no desenvolvimento da Identidade Visual da sua marca.

Em resumo, a proposta do exercício proposto por mim foi encontrar palavras e imagens que refletissem a personalidade do seu negócio. Com essas imagens e palavras em mãos, criar um ´board´ ou painel visual  que servirá como guia e inspiração para os próximos passos na gestão de cada marca.

Algumas leitoras fizeram o exercício e enviaram o resultado! Vamos dar uma olhadinha nos comentários sobre cada um?

1) MALA ZALA

Mala Zala
1. Versátil
2. Urbana
3. Vibrante

A Mala Zala  (imagens do início do post ) tem produtos direcionados para quem tem um gosto mais clássico mas também quem gosta de texturas descoladas (versátil), produtos com visual e função que remetem à vida na cidade, como acessórios para facilitar o dia a dia (urbana) e cores e estampas são sempre alegres e contrastantes (vibrante). As imagens escolhidas casam bem com a seleção de palavras. Para entender como é só escolher alguns produtos e tentar compor com algumas imagens, por exemplo: uma clutch Mala Zala combina com um dos looks escolhidos? A capa para livro estaria harmônica na decoração do quarto da foto?

Como o atelier também tem uma linha para crianças, ela escolheu algumas imagens do universo infantil.

Alguns produtos de outras pessoas também foram selecionados, o que é muito interessante como inspiração e referência de caminhos visuais que você gostaria de seguir.

2) A COSTUREIRINHA

A Costureirinha
1. Zakka
2. Vintage
3. Romântica
4. Aconchegante
5. Feminina

A Costureirinha (imagens acima) está começando, mas seus produtos já demonstram grande personalidade. Zakka, por exemplo, é um estilo que reúne um universo de coisas antigas e fofas, e objetos com pequenos sinais de que foi usado e amado. Uma linha que tem tudo a ver com as outras palavras – a marca tem claras influências de estilos de outrora, como um vestidinho que parece saído dos anos 60 (vintage), peças com cortes e cores que combinam com o jeito romântico de se vestir (romântica), transmitem conforto e o ar vintage naturalmente remete à sensação de aconchego (aconchegante) e inclui saias e vestidos em tecidos e estampas super femininos, peças clássicas deste universo (feminina) .

Além de selecionar suas próprias palavras, ela pediu um feedback aos amigos e recebeu várias outras, algumas inclusive casaram com as escolhidas por ela, com certeza importantes por refletirem a essência da marca.

Veja como as imagens e produtos das fotos têm tudo a ver com as palavras! A Costureirinha já tem um ótimo guia que a ajudará a manter a consistência no desenvolvimento de sua identidade.

 3) ATELIÊ FEARTE

Atelier Fearte
1. Clássica
2. Divertida
3. Romântica

O Atelier Fearte (imagens acima) faz objetos decorativos em madeira e MDF, como gaveteiros e caixas. São produtos decorativos ou funcionais, com texturas e cores que remetem ao gosto mais clássico (clássica), inclui uma linha com estampas lúdicas (divertida) e usa cores, formas e texturas que remetem ao estilo romântico (romântica).

Além destas palavras que são claramente adequadas a alguns produtos, outra que poderia ser usada para descrever a marca no geral é “campestre” pelos temas e formas usados nos objetos. Por exemplo, a bandeja combinaria com a mesa de uma casa de campo, assim como o porta-treco combina com uma cômoda em estilo country.

Uma observação: As imagens selecionadas pela Fearte foram fotos dos próprios  produtos do atelier. Sugiro que para este exercício vocês busquem outras imagens externas. Vale fotos de ambientes, pessoas e objetos que combinem com a personalidade da marca!  Isso com certeza será de grande ajuda inclusive no desenvolvimento de novos produtos!

 4. BISCUIT DA MADÁ

Biscuit da Madá
1.Romântica
2. Lúdica
3. Divertida

A Biscuit da Madá (imagens acima) faz lembrancinhas em biscuit e objetos decorativos. Alguns têm cores e estampas em estilo romântico (romântica), e muitas vezes a decoração dos objetos é feita com cores e personagens fofos (lúdica). Além disso, vários dos produtos são os próprios personagens, alegres e divertidos (divertida), o que torna as palavras escolhidas bem adequadas. Mais uma vez, as fotos enviadas também foram  produtos do próprio atelier, por isso deixo a mesma sugestão: buscar outras imagens externas  que remetam à personalidade da marca ;)

 *******************

Quais produtos de outras pessoas combinam com os seus? Procure fotos de produtos.

Que estilo de casa poderia ser decorada com seus produtos? Procure fotos de casa e decoração.

No guarda-roupa de quem suas peças têm tudo a ver? Procure fotos de roupas e moda.

Essas são algumas perguntas que podem ajudar na busca dessas imagens. Uma ferramenta que pode ajudar bastante na busca destas referências é o Pinterest. Vale uma visita!

Como o assunto rende pano para várias mangas fiz uma série de três posts sobre o tema, confira o primeiro, o segundo e o terceiro que já fora publicados aqui no blog

Nos próximos posts vamos utilizar na prática esse guia para desenvolver os elementos da identidade. Cores, formas, letras, logotipo…

Um tema super interessante para ajudar a deixar sua marca forte e alinhada com seus objetivos!

Não esqueça de sempre consultar a ajuda online do Elo7, caso tenha alguma dúvida.

Beijos e até lá ;-)

(as imagens do post foram enviadas pelas artesãs para ilustrar sua identidade visual)

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.