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Como fazer das festas um negócio lucrativo

Quem lembra das festas de aniversário infantis de antigamente? Era literalmente “uma festa” de decorações, lembrancinhas e itens mil feitos artesanalmente por nossas mães. Bolo enfeitado, mesa cheia de bonequinhos, personagens em isopor, bolo enrolado em papel celofane, balinha de coco em papel de seda e dá-lhe papel crepom!

Essa “onda” de aniversários artesanais ficou fora de moda por uns tempos mas vem ressurgindo num formato cada vez mais sofisticado. A diferença é que as mães cuidam da organização e definição dos temas, deixando os detalhes a cargo de empresas especializadas.

Para entender melhor desse nicho super lucrativo para muitos Elosetters, entrevistamos a produtora de festas Estela Curioni, da Caraminholando – Atelie de Festas. Ela nos conta um pouco desse universo e dá dicas preciosas para aqueles que criam lembrancinhas personalizadas, mexem com tecidos, biscuit, crochê e diversas técnicas. Com planejamento e foco dá para atuar nicho muito bacana. Confiram!

Olá Elosetters! Minha trajetória é muito parecida com a da muitas artesãs: com o nascimento do meu segundo filho e a vontade de passar mais tempo em casa me dedicando à maternidade, transformei minha paixão por produção de festas no meu negócio criativo.

O que antes era apenas um talento e diversão virou profissão e hoje além de trabalhar com o que mais amo consigo curtir mais os meus filhos.

Mas vocês não estão aqui para saber sobre mim, e sim sobre como vender mais para fornecedores de festas personalizadas!

Bem, eu gostaria primeiro de dizer que compro a maioria dos produtos para minhas festas nas lojas do Elo7 – e que o mesmo acontece com muitas empresas deste segmento. No meu caso, já cheguei a ter festas 100%  Elo7, o que é maravilhoso pois trabalhando com artesãos tão talentosos consigo realizar festas cada vez mais personalizadas e com a cara do cliente. Veja só essa realizada com o tema circo e outra com o tema fazenda. Todas com a participação de marcas do Elo7.

Hoje em dia o que o cliente mais quer é transformar o aniversário do filho numa experiência. Cada detalhe, cada doce e atração deve transformar aquela festa em um momento inesquecível. Para ajudar nessa fantasia, as festas estão cada vez mais temáticas. Histórias de contos de fadas, brincadeiras antigas, piquenique, bailarinas e outros personagens são o “norte” que irá direcionar toda a decoração. E é nessa etapa que a personalização começa.

O resultado final fica bem bonito e harmônico, mas o processo de fazer uma festa temática é bem complexo e cheio de etapas. Lidar com diversos fornecedores (no nosso caso, artesãos) com produtos e prazos diferentes pode ser bastante complicado, principalmente pelos prazos curtos que acabamos tendo para preparar tantas coisas.

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Deixo abaixo 7 dicas para que você “dê um up” nos produtos que já faz para atrair mais produtores de festas e por consequência vender mais:

1. Fique ligado nas tendências
Você sabia que festas com o tema “piquenique”, “bigodes” e personagens de contos de fada estão na moda? Que maçã do amor é um dos doces mais procurados no último mês e que um simples laçarote numa lata pode ser considerado uma lembrancinha ou enfeite para festa? Siga blogs de tendências de festa como: Alguma Bossa, Constance Zahn e Color Party. Leia revistas variadas, preste atenção aos pedidos de novos clientes… toda a informação está aí e ser a primeira a ter um produto personalizável “da moda” é uma grande vantagem. Vale inclusive sites internacionais que mesmo para quem não fala a língua inglesa, as referências de imagens falam por si! Confira a Amy Atlas, Hostess with the Mostess e Kara’s Party Ideas.

2. Ofereça o kit completo, ou muitos itens de um mesmo tema
Vai fazer uma lembrancinha de mini cesta de piquenique? Produza também a toalha xadrez, ofereça personalização, crie convites… Quanto maior o “kit” mais os olhos “enchem” e a vontade de comprar aumenta! ;)

3. Tenha preço para grandes quantidades
Ofereça desconto em grandes pedidos, esse é o requisito mínimo para organizadores de festas e eventos, pois irão consumir muitas unidades e devem ter condições especiais de pagamento. É uma prática comum no mercado e passa maior profissionalismo ao artesão.

4. Entregue mais rápido
Se o seu foco são lembrancinhas, tenha certeza de que o que o fornecedor mais precisa depois da qualidade é o prazo de entrega. Quando a gente gosta do produto e vê estampado na descrição “prazo de entrega 30 dias” não temos nem como contatar o artesão, mesmo que o produto seja incrível, pois as mães nem sempre decidem a lembrancinha com tanta antecedência. Organize-se para entregar com um prazo mínimo de uma semana.

5. Entregue no prazo
Aniversários, batizados e casamentos são datas especiais e únicas. É inadmissível o atraso de fornecedores para eventos, pois as consequências são desastrosas. Imagine se numa festa de casamento o fornecedor dos noivinhos de bolo resolve não entregar a tempo. Sacou o drama? Então ofereça prazos menores e cumpra!

6. Deixe espaço para a customização
Em datas especiais as pessoas gostam de deixar tudo com a sua cara, colocando nomes, apelidos e símbolos em cada detalhe. Preveja um espaço vazio para a customização e informe isso na descrição. Um aviso simples como “este produto é customizável” já dá a dica para o produtor de eventos e aumenta as chances de venda.

7. Documente tudo
Os produtos customizados são por encomenda e inevitavelmente haverão muitas idas e vindas de e-mails e telefonemas. Após acertar alguma coisa sempre envie um e-mail confirmando materiais, cores, prazos e valores para depois não acabar recebendo uma avaliação negativa, uma crítica ou prometendo coisas que não poderá cumprir.

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Eu disse que iriam ser 7 dicas, mas não posso deixar de comentar o que não é dica, mas obrigação para quem quer vender qualquer produto na internet, seja para eventos ou não: tenha boas fotos. Iluminação, cenário, muitos produtos para compor a cena, fotos de diferentes ângulos e detalhamento das peças

E aí, o que acharam das dicas? Vocês já venderam produtos para festas e eventos? Conte um pouco sobre suas experiências, compartilhe nos comentários!

Estela é engenheira civil e mãe do Gabriel e do Vitor. Juliana é administradora de empresas, mãe da Manu e da Tiz. "Caraminholam" para criar comemorações lúdicas e divertidas em um novo nível de serviço e profissionalismo desde o atendimento até a execução da festa. Caraminholando atelier de festas

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