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Consultoria Fato: Planejando seu Negócio Artesanal

“As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam.” (Bernard Shaw)

Olá! Nós somos Gabriela e Fernanda da Fato Consultoria e vamos aparecer aqui no blog para dar dicas de gestão para negócios criativos. Nosso post de estréia começa com esta frase do dramaturgo e romancista George Bernard Shaw, que diz que nós criamos as circunstâncias e os caminhos ao longo da nossa vida. Concordamos com ele e costumamos dizer que para ter sucesso, principalmente na área profissional, precisamos estar minimamente planejados.

Mas o que significa PLANEJAR?

Segundo o dicionário seu significado é:
“Traçar; fazer o plano de. Projetar, fazer tensão de. Programar, planificar. Planear.”

Planejar nada mais é do que determinar o que se quer alcançar e por qual caminho devemos trilhar, ou seja, planejar o dia a dia para antecipação de cenários futuros. Sem planejamento ou direcionamento nos negócios ficamos à mercê das urgências e das tomadas de decisões, muitas vezes irracionais e impensadas que atrapalham muito o bom andamento das tarefas.

Muitos acreditam que elaborar um planejamento é uma tarefa bastante complexa, mas não é. Na verdade, é muito mais uma questão de metodologia e de organização das informações gerenciais do que complexidade de tarefas. Na prática é começar elencando quais informações você já possui e quais terá que providenciar e iniciar um planejamento trimestral para o alcance desta meta.

É muito gratificante após os três meses checar o que foi planejado e o que foi conquistado. Em seguida inicia-se outro processo de planejamento dos próximos três ou quatro meses e assim o negócio vai sendo formatado de forma organizada, pensada e planejada.

como começar

  1. Estabeleça uma meta/estratégia alcançável nos próximos 3 meses
  2. Elabore um roteiro/planilha com as ações a serem realizadas. Ele deve responder às perguntas:
– O que será feito para alcançar esta meta/estratégia?
– Quem irá fazer?
– Por que fazer?
– Quando irá fazer?
– De que forma será feito?
– Quanto irá custar?
– Como irei pagar?
– Por quanto irei vender?
– Como irei vender? Onde?
– Qual o resultado esperado?

-Estabeleça metas claras e mensuráveis: coloque números para o resultado esperado.

-Lembre-se que as metas devem ser desafiadoras e possíveis de serem alcançadas.

– Estabeleça um período para rever seu planejamento, neste caso três meses, para acompanhar as ações a serem realizadas e os resultados. Caso necessário defina novas ações para correções e melhorias.

*FONTE: SEBRAE-SP

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