“As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam.” (Bernard Shaw)
Olá! Nós somos Gabriela e Fernanda da Fato Consultoria e vamos aparecer aqui no blog para dar dicas de gestão para negócios criativos. Nosso post de estréia começa com esta frase do dramaturgo e romancista George Bernard Shaw, que diz que nós criamos as circunstâncias e os caminhos ao longo da nossa vida. Concordamos com ele e costumamos dizer que para ter sucesso, principalmente na área profissional, precisamos estar minimamente planejados.
Mas o que significa PLANEJAR?
Segundo o dicionário seu significado é:
“Traçar; fazer o plano de. Projetar, fazer tensão de. Programar, planificar. Planear.”
Planejar nada mais é do que determinar o que se quer alcançar e por qual caminho devemos trilhar, ou seja, planejar o dia a dia para antecipação de cenários futuros. Sem planejamento ou direcionamento nos negócios ficamos à mercê das urgências e das tomadas de decisões, muitas vezes irracionais e impensadas que atrapalham muito o bom andamento das tarefas.
Muitos acreditam que elaborar um planejamento é uma tarefa bastante complexa, mas não é. Na verdade, é muito mais uma questão de metodologia e de organização das informações gerenciais do que complexidade de tarefas. Na prática é começar elencando quais informações você já possui e quais terá que providenciar e iniciar um planejamento trimestral para o alcance desta meta.
É muito gratificante após os três meses checar o que foi planejado e o que foi conquistado. Em seguida inicia-se outro processo de planejamento dos próximos três ou quatro meses e assim o negócio vai sendo formatado de forma organizada, pensada e planejada.
- Estabeleça uma meta/estratégia alcançável nos próximos 3 meses
- Elabore um roteiro/planilha com as ações a serem realizadas. Ele deve responder às perguntas:
-Estabeleça metas claras e mensuráveis: coloque números para o resultado esperado.
-Lembre-se que as metas devem ser desafiadoras e possíveis de serem alcançadas.
– Estabeleça um período para rever seu planejamento, neste caso três meses, para acompanhar as ações a serem realizadas e os resultados. Caso necessário defina novas ações para correções e melhorias.
*FONTE: SEBRAE-SP