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Especial Preço: Aprenda a precificar seu produto

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Hoje finalizamos nossa série básica sobre precificação! No primeiro post aprendemos que cada produto artesanal é único e que para avaliar o preço deles precisamos também pensar seriamente sobre qualidade e originalidade. Já ouviu falar em “valor agregado”? Então, tem tudo sobre isso lá no primeiro post.

No segundo, falamos sobre todos os custos de ter o nosso negócio criativo, sem considerar matéria-prima ou gastos com embalagem. É essencial saber o Custo Fixo do seu negócio criativo antes de partir para os cálculos dos valores de cada produto. Leia o post e monte a sua tabela!

Agora chegou a hora de aprender um pouco mais sobre Lucro e Custos Variáveis. Vamos lá?

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O lucro é a razão de ser de qualquer negócio, seja ele grande, médio ou pequeno, como no caso dos artesãos“, dissemos no post anterior. É com esse dinheiro que você poderá reinvestir no seu negócio, ter rentabilidade e perspectiva de crescimento.

Com relação ao lucro, observamos entre os artesãos duas opiniões recorrentes que precisam ser revistas com urgência:

Erro número um: achar que lucrar é ruim.
A palavra “lucro” em geral remete a “ganhar em cima”, “tirar vantagem” e outros sentimentos negativos. Isso é normal, mas temos que entender que em termos financeiros essa palavra tem outro significado: saúde. Uma empresa que lucra bastante é saudável! Não há motivos para começar a vender os seus produtos se um dos objetivos não for o crescimento financeiro. Pense nisso com carinho e verá que só assim poderá inovar e criar peças cada vez mais interessantes para mais pessoas. Lucrar é legal! ;)

Erro número dois: achar que do lucro sai o seu salário.
Muitos artesãos pensam que a porcentagem de lucro é a fonte de sua renda. Isso é muito, muito, muito errado, gente! Vamos pensar um pouco mais?

Se lucro é o dinheiro que será reinvestido no seu negócio criativo e você passa a gastá-lo com despesas que não dizem respeito a ele, estará impedindo seu crescimento! Grave, né? Mas tem solução! Basta reler o post anterior e incluir nos seus custos fixos um salário fixo, ou valor/hora. Assim você garante a saúde do seu negócio!

Veja uma reportagem bem bacana com opiniões de diversos profissionais sobre o lucro, vale para ampliar a visão sobre essa parte tão importante (para não dizer essencial) da precificação.

Bem, isso depende de vários fatores. Primeiro, você deve ter em mente o seu objetivo. E também saber que existe uma taxa para um lojista revenda seus produtos em grande quantidade (atacado) e outra para venda direto ao consumidor final (Elo7, bazares, feiras).

O lojista irá revender o seu produto, então recomendamos a taxa de lucro mais baixa, pois ele irá multiplicar o seu valor por dois ou por três para seus clientes, além do fato de comprar em grandes quantidades, o que compensa o lucro baixo.

Já para as vendas na sua loja do Elo7, aconselha-se utilizar a taxa de lucro padrão, pois os preços são fixos mas no caso de promoções ou descontos deve-se ter uma “gordura” que possa ser reduzida.

Para expor em feiras, utiliza-se a taxa maior, pois sabemos que a pechincha é mais comum e a comissão deve ser inclusa no valor do produto final para não ter prejuízos.

Dica: Qualquer que seja a taxa escolhida: 30%, 50%, 100% ou até mesmo 200%, saiba de cabeça essa porcentagem na hora de negociar valores para não sair perdendo. Lembre-se que promoções são atrativos para o consumidor comprar mais ou uma forma de renovar o estoque. Promoções nunca devem prejudicar a rentabilidade do seu negócio criativo.

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Ok, agora que já sabemos o que é lucro e a sua importância, vamos calcular os Custos Variáveis de cada peça. Custos Variáveis são aqueles que variam diretamente com o volume de produção ou venda, na mesma proporção.

A matéria-prima utilizada para produzir cada peça é um Custo Variável, pois ela irá depender do volume de vendas ou produção daquela peça.

Os gastos com embalagem também são Custos Variáveis, pois variam diretamente com a quantidade de produtos vendidos.

Seus gastos com propaganda e marketing (anúncios nos sistemas de busca e redes sociais, publieditoriais, envio de produtos, etc) também são Custos Variáveis se você apenas investe de acordo com o volume de vendas. Se o valor é sempre o mesmo, inclua nos Custos Fixos.

Os gastos com transporte/frete, quando não embutidos no preço final para o consumidor, são também Custos Variáveis.

Veja a tabela que Júlia montou de seus Custos Variáveis:

Dica: Quando ficar em dúvida sobre o que é Custo Fixo ou Variável, vale fazer sempre a mesma pergunta: este custo varia de acordo com o volume de vendas ou se mantém mesmo quando não vender nenhum produto? ;)

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Para saber quanto custará cada produto, tenha em mãos a tabela dos Custos Fixos do seu negócio criativo e a de Custos Variáveis do seu produto.

A fórmula que sugerimos é a seguinte:

Preço final do produto = ((Custo Fixo Unitário + Custo fixo Variável) x (1 + Lucro) x ( 1 + Comissão)

Para o pagamento de todos os Custos Fixos mensalmente é necessário fazer um rateio total destes custos entre seus produtos e serviços. Vamos utilizar o exemplo da Júlia:

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Se ela consegue produzir um broche por hora, a capacidade total de produção dela é de 84 broches por mês.

Utilizando a fórmula acima, dividimos o valor do Custo Fixo Total (R$ 982,84) pelo total de produtos que ela pode produzir (84), para encontrar o Custo Fixo Unitário.

Sendo assim, seu Custo Fixo Unitário é de R$11,70 por peça.

Dica: Quanto mais produtos você conseguir fazer e vender, menor será o custo fixo embutido por produto.

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Como Júlia fabrica o mesmo produto apenas com variações de estilo (os materiais são os mesmos), ela montou uma tabela única de seus custos variáveis. Para encontrar o Custo Variável Unitário ela aplicou a fórmula abaixo:

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Ela dividiu o Custo Variável Total (R$ 377,80) pelo número total de produtos que ela produz por mês (84).

Seu Custo Variável Unitário é de R$ 4,50 por peça.


LUCRO

Considerando o valor agregado de sua marca, a originalidade de suas peças e o público-alvo, Júlia optou por uma taxa de lucro de 100%.

COMISSÃO

Júlia tem a Loja Elo7 e portanto irá embutir no preço do produto a taxa de 12%. Quando expõe em bazares ou feiras ela altera os preços com as taxas cobradas por estes meios. Já ao realizar vendas em maiores quantidades para lojistas (acima de 100 peças) ela ajusta sua taxa de lucro para 30%.

Preço final do produto = ((R$ 11,73 + R$ 4,50) x (1 + 100%)) x (1 + 12%) = R$ 36,36

OBS: Este é apenas um guia básico. Existem muitas outras maneiras de calcular o preço do produto com especialistas no assunto. Estas instruções têm o intuito de auxiliar quem está começando e têm por base o Manual de Apoio Ao Artesão, do Centro Cape

Para quem já é craque ou quer se aprofundar mais, sugerimos uma visita ao SEBRAE mais próximo.  A Consultoria Fato também possui serviços de consultoria que auxiliam o artesão na gestão de seu negócio. 

(os broches “da Júlia” na verdade são da artesã Yali e foram usados apenas para ilustrar os exemplos)

Sempre que precisar, consulte também nossa ajuda online.

Sobre Elo7

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