Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | 10 perguntas a fazer na hora de inserir fotos na loja

10 perguntas a fazer na hora de inserir fotos na loja

Sempre que uma loja nova abre no Elo7 (oba!) reforçamos a importância de investir em boas fotos. Ao visitar a loja o principal estímulo que o cliente terá serão as imagens de seus produtos. São elas que irão encantar (ou não) e gerarão contato ou vendas (ou não). Portanto, capriche! Uma bela foto atrai muitos compradores. Fotos ruins prejudicam a imagem da sua loja como um todo e podem espantar o cliente para sempre.

Para ajudar, preparamos uma lista de 10 coisas que você deve se perguntar antes de inserir uma nova foto na sua loja. Talvez você já saiba mas não custa nada lembrar.

Vamos lá!

1) A foto está nítida e o produto bem focado? 

A nitidez da foto é fundamental! Compare estas duas fotos, qual está melhor?

Um cliente nunca irá comprar um produto que mal consegue enxergar.

Como resolver o problema? Ao clicar, evite chegar muito perto do produto com a máquina, porque certamente a foto ficará desfocada.

Para conseguir clicar produtos pequenos, use sempre a função “macro” (ícone da florzinha) de sua câmera digital. Veja este vídeo ou procure no manual da câmera como usar a função macro. Tire a foto a uma distância superior a 40cm e evite usar o zoom para fazer a aproximação.

2) A foto está sem flash?

Nunca, mas nunca mesmo, use flash ao tirar fotos do seu produto.Isso porque  com o uso do flash as cores vão ficar distorcidas e o objeto ‘chapado’. Esqueça o botão do flash e reserve esta função apenas para fotos de festa!

A segunda foto está bem melhor, né ?

3) O fundo da minha foto destaca o produto?

Você pode optar por fazer uma foto mostrando apenas o produto contra um fundo liso e nada mais. Neste caso fica bacana preparar o fundo que pode ser uma cartolina, EVA de cor clara ou madeira clarinha. Evite usar tecido de fundo pois os “amassadinhos” sempre aparecem na foto.

Também é bacana fotografar o produto contextualizado, como uma almofada no sofá. Outro exemplo seria uma modelo carregando uma bolsa ou vestindo uma camiseta.  Isso ajuda o cliente a ter uma noção do tamanho do produto e também sugere um uso e/ou combinação.

Leia este post com mais dicas de composição e fundos para suas fotos.

4) O produto está bem iluminado?

Com a iluminação correta, a foto fica com as cores bem próximas às do produto original. Uma dica para fazer com que a foto fique boa sem ter muito trabalho é fotografar durante o dia, colocando o produto em uma mesa próxima a janela.

Nunca fotografe contra a fonte de luz. Por exemplo, se estiver numa área externa, o sol deve estar atrás de você, iluminando o produto de frente.

Se não conseguir fotografar durante o dia siga nosso PAP e faça um mini estúdio caseiro.

5) O produto está bem enquadrado?

Elo7 cria uma miniatura de cada foto automaticamente e caso queira, você pode editá-la. Vale prestar atenção nisso pois você quer que seu produto saia bem tanto na foto grande como na miniatura.

Para a miniatura dar certo preste atenção no enquadramento da foto principal: posicione o produto bem centralizado na área útil da foto, deixando sobrar um pequeno espaço ao redor dele. Esta pequena margem é importante para que seu produto não apareça cortado na miniatura. Por outro lado, se deixar uma margem muito grande o seu produto aparecerá muito pequeno na miniatura.

Fotos na orientação horizontal geralmente produzem uma miniatura melhor que na vertical.


6) Tenho mais de uma foto de cada produto?

O Elo7 permite que você cadastre 5 fotos por produto. A primeira deve ser sempre a melhor, aquela que mostra o produto por inteiro em todo seu esplendor artesanal. :) O comprador deve olhar a foto e entender o que você está vendendo.

Para as fotos complementares vale mostrar detalhes, texturas e acabamentos.

Faça bom proveito das 5 fotos. Quanto melhor o cliente entender o seu produto, maiores as chances de venda.

7) Minhas fotos precisam de algum ajuste?

As fotos tiradas em ambientes com pouca luz geralmente ficam um pouco escuras e melhoram com pequenos ajustes. Para fazer as correções, baixe as fotos no seu computador e use programas de edição de imagens como Photoscape ou Picasa e ajuste os seguintes parâmetros:

  • brilho
  • contraste
  • nitidez
  • enquadramento

8) A foto está sem marcas d’água, borda e datador?

Nunca coloque marca d’agua, textos ou bordas nas fotos! Eles sabotam os seus produtos. Idem para o datador que deve ser sempre desabilitado da máquina.

Se a sua foto estiver sem marca d’agua e sem bordas seu produto poderá entrar na home  page do Elo7 e até ser escolhido para ações promocionais. Saiba mais sobre estes critérios aqui.

9) Já fez o básico? Agora pense em deixar suas fotos especiais 

Como se destacar da concorrência? Se a sua foto já está boa,  pense em como torná-la melhor ainda. Desta forma ela valorizará o seu produto e  ajudará a construir o conceito da sua marca. Use um fundo super legal, componha com objetos auxiliares e mantenha a mesma linha estética para todas as fotos da loja.

10) A foto é vendedora ?

O seu retorno será proporcional ao tempo que você gastará na produção de suas fotos. Um bom investimento, pois certamente valorizará sua marca e impactará em vendas!

Ah! E procure cadastrar fotos com mais de 1000 pixels. Isso ajudará na visualização dos detalhes de seus produtos. ;)

Veja aqui mais dicas básicas para tirar fotos de produto para a sua loja.  Ah! Não esqueça da nossa ajuda online, hein?

(A almofada gentilmente cedida para este post é da Banana-Cazza.)

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.