Home | Moda | Melina Martins: Cores e estampas para o verão 2013

Melina Martins: Cores e estampas para o verão 2013

tangerine tango

Temos uma colaboradora nova! A produtora de moda Melina Martins trará informações úteis para o desenvolvimento de produtos criativos antenados com as últimas tendências de moda e consumo. Em seu artigo de estréia ela fala sobre as tendências mais fortes do verão 2013. Atualize-se desde já :)

*****

O verão 2013 promete uma explosão de cores, texturas e estampas. Uma mistura entusiástica de sentimentos bons e cores próximas do sol. Elas vêm limpas como matizes e a mais famosa é o laranja e suas variantes. O pantone Tangerine Tango 17-1463 é o mais cotado.

tangerine tango

Empresas têxteis, confeccionistas e até de cosméticos apostaram com força nesse laranja aberto e bem quente. Marcas como a Sephora investiram em linhas baseadas nesse pantone.

cartela de cores verão 2013

Além dessa, as cores que compõem a cartela de Verão/13 são: off white, branco, tons de azul turquesa que passam pelo azul Klein e migram para o verde água. Já os alaranjados, amarelados e avermelhados formam um grupo de força. O branco também tem grande importância nessa estação. Outro grupo de cores que se destaca são os pastéis, tons ‘assorvetados’ (candy colors)em tons bem clarinhos como o verde, amarelo, rosa, azul e lilás.

cores pastéis

Ainda falando de cores, uma tendência que veio com força foram os tons neon, também chamadas de fluo, que tem como principais cores o rosa choque, o verde limão, o amarelo limão e o laranja fluo.

cores neon

Nas estampas destaca-se uma linha étnica com motivos tribais, parecidos com as tatuagens dos nativos, algo como geométrico tribal. As folhagens e paisagens também estão presentes. Listras imitando malharia retilínea também aparecem.

tribal geometrico

Os bichos continuam. Onças, tigrados, python e croco ganham espaço nessa família. Nas texturas surge uma explosão e as transparências roubam espaço. Organzas e chiffons são as bases mais importantes, muito bem acompanhadas do crepe que volta com força total e em todas as gramaturas e tipos de fio. Com brilho ou opacas, as transparências vieram pra fazer sucesso.

transparencias

Outras bases importantes são a viscose 100% e a sarja com acabamento coating que fica com aspecto de couro. Rendas e paetês fecham o grupo onde a transparência faz parte aliada ao glamour.

Os Elosetters que trabalham com moda e acessórios devem sempre ficar ligados às novas tendências cores, motivos de estamparia e novos tecidos-base. Uma dica é ficar de olho no brilho e nos bordados, que estarão muito presentes nessa estação – os metálicos estão em alta e por isso os acabamentos com brilho farão muito sucesso. A cor mais forte é o dourado, mas outros metálicos como prata, azul, rosa e preto também têm destaque nesse grupo.

metalicos

Espero que vocês possam fazer um trabalho lindo com estas as dicas de Verão/13!

Um beijo e bom trabalho!

 

Melina Martins trabalha há 12 anos com Moda e é pós-graduada em Negócios da Moda. Apaixonada por Pantone e cores, decoração, fotografia e maquiagem.

Adora a correria da cidade tanto quanto a calmaria do interior, andar de bike e passear no parque.

No blog do Elo7, Melina vai trazer dicas de moda e tendências que ajudem artesãos e designers a dar um toque sempre atual às suas criações.

 

(imagens do post: Divulgação Pantone, SPFW, blog  Gostei e Agora)

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.