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Qual é a essência da sua marca?

nath yamauti: descobrindo mais sobre a sua marca

No post passado, falamos sobre a importância da personalização da loja, demos dicas práticas de como deixá-la com a cara da sua marca.

Depois dessa parte, temos uma nova pergunta: como está o seu cartão de visita? E a embalagem do seu produto, condiz com a qualidade do produto que vai dentro dela? O seu cliente consegue reconhecer que o produto é seu só de abrir o pacote dos Correios?

Construir uma boa identidade visual não é tarefa simples, mas vamos discutir alguns pontos que podem te ajudar a ir por um caminho mais tranquilo.

Todo mundo tem uma característica especial que fica em evidência no meio da multidão. Algumas pessoas têm um apego especial por uma cor, aquele vermelho que aperece nos acessórios, na roupa e até no carro. Tem gente que poucos se lembram do nome, mas aquela letra linda e redonda, firme e toda delicada surge nas lembranças de escola. E aquela pintinha no ombro ou no rosto que te faz única?

nath yamauti: descobrindo mais sobre a sua marca
Tenho certeza que com o seu negócio não é diferente. Invista um tempo para descobrir mais sobre a característica marcante e que faz as pessoas lembrarem e desejarem o seu produto.

  • Qual é a diferença fundamental na sua loja que te destaca dos demais?
  • O que atrai seus clientes?

Essas perguntas são importantes porque envolvem a estratégia do seu negócio, são imprescindíveis na construção da sua marca.

Para tornar essa tarefa mais fácil, coloque no papel pelo menos 5 palavras que definam a missão do seu produto. Dessa missão, escreva os motivos, motivações e metas que te levaram a fazer um produto artesanal pela primeira vez. Alguns exemplos:

“faço produtos únicos a mão”, “tornar o mundo ainda mais belo“, “produtos feito com matérias-primas que não agridam o meio ambiente”, “aumentar em 10% a minha renda mensal”…

Você pode ter 5 motivações, 3 valores e 2 motivos, enfim, o importante é que você tenha seus propósitos claros, pois eles te ajudarão de tempos em tempos a olhar para o seu negócio e entender com confiança se ele está de fato atendendo às suas expectativas.

Mesmo sendo um negócio artesanal e online, podemos usar as mesmas estratégias que as grandes empresas usam para alavancar suas vendas e criar um relacionamento com seus clientes. Quando planejamos um nome interessante, fácil de ser lembrado. Uma identidade visual bonita para a sua loja e para os seus produtos, um tom de voz atencioso para escrever e falar com o comprador, tudo isso torna a sua loja ainda mais especial aos olhos do público.

Por isso, ao construir o seu logo, pense duas vezes antes de escolher uma imagem aleatória na internet. Leve em consideração que quanto mais o nome, as cores e o símbolo que representam o seu negócio estiverem relacionados com as qualidades do seu produto, mais forte será a sua marca.

Aproveitando o exercício de missão da sua marca, anote as 5 características e qualidades que você usa para transmitir aqueles valores que são tão importantes para você e para a sua empresa.

Exemplos:

  • Cores pastel e uma fonte caligrafada combinam com bijouterias mais femininas e românticas
  • Cores modernas e vibrantes para um um público jovem e descolado
  • Um visual rústico com tons pastel vai bem com uma proposta de peças de decoração em barro e macramê

Olhe bem para seus produtos e pergunte-se: será que a sua loja de cupcake pode ser associada a “caseiros, ingredientes gourmet e sofisticados” ou tem um apelo mais “divertido, colorido, ideal para a sua festa”?

nath yamauti: descobrindo mais sobre a sua marca

Pense nas suas marcas favoritas, nas lojas que te agradam no geral e se existe uma identidade nelas. Você consegue entender que o estilo daquela loja está nos produtos, na própria ambientação da loja, na embalagem que você leva para casa? E o site delas, o que elas têm em comum com o cartão de visita ou mesmo com a propaganda que você viu na revista?

E mais do que isso, em cada uma das suas marcas favoritas você consegue reconhecer os valores e as qualidades que elas transmitem para você? Pois da mesma forma que seus valores pessoais te guiam nas suas escolhas, tenha certeza que seus clientes também serão atraídos pela proposta que você oferecer.

E ainda que ela não fale diretamente com quem vai comprar, ao escolher um presente que tenha a cara de uma amiga grávida ou um amigo programador, com certeza um sling de algodão natural vai ser considerado para uma mãe natureba ou uma camiseta de vídeo game daquela loja geek.

É por isso que cuidar da sua marca é importante, porque mais do que torná-la perceptível ao público, dizer que você existe e está no mercado, ela atrai pessoas que estejam em sintonia com os valores que ela propõe. E para que isso aconteça, nada melhor que defini-las e torná-las perceptíveis através da sua marca.

Faça a sua listinha de missão e características. Se você tiver alguma dúvida, é só falar com a gente pelos comentários ou pelo e-mail do blog: comunidade@elo7.com.br.

Temos mais dicas sobre nome, logo e identidade visual na sessão de “Sua marca e identidade visual” no Guia do Vendedor.

Continuamos nosso papo no próximo post.
Até a próxima!

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