Home | Negócio Criativo | Joana Ludwig: Quem quer um dia com 50 horas?

Joana Ludwig: Quem quer um dia com 50 horas?

Joana Ludwig é uma elosetter que adora empreender. Proprietária da Banana-Cazza, ela já mostrou um pouco da sua história em entrevista aqui no blog e irá escrever artigos que vão inspirar você a ter um negócio com foco e produtividade!

******

Hoje vou conversar um pouco com você, que assim como eu é lojista do Elo7 e quer ter muito sucesso e prosperidade no seu negócio do coração! Ultimamente tive algumas experiências enriquecedoras que mudaram meu dia-a-dia e meu negócio para melhor, e gostaria de compartilhar algumas dicas práticas.

Hoje vamos falar sobre falta de tempo, que deve ser um grande problema para a maioria das lojistas.

Se você é aquela pessoa que trabalha 18h por dia, de segunda a segunda, não tem tempo nem de ir ao banheiro, vive com dor em alguma parte do corpo e ainda se orgulha disso, é bom você começar a repensar os seus hábitos. A síndrome da supermulher chega de mansinho e acaba fazendo com que a gente ocupe todo o tempo com toda a sorte de atividades e no fim das contas não conseguimos fazer nada. Não é mesmo?

Você sempre diz: “Mas eu dou o meu melhor e a coisa nunca deslancha. Eu nunca chego lá! Eu só me mato e não acho a recompensa!” E eu te digo: Como você quer que os resultados sejam diferentes se você continua fazendo a mesma coisa?
É o mesmo que fazer um bolo sem bater os ingredientes até o ponto certo, e querer que o bolo cresça e fique uma delícia!

Se você não está gostando do resultado, vai ter que mudar as atitudes. E sabe por que na maioria das vezes é tão difícil mudar? Porque as atitudes já viraram hábito e você nem se deu conta.

Por experiência própria eu digo que a “falta de tempo” na verdade é falta de concentração nas prioridades. Vamos resolver isso agora, usando disciplina e boa vontade?

Lá vai a dica: ao invés de fazer a agenda do dia, faça uma Agenda de Prioridades.

Comece hoje mesmo. Anote tudo o que você terá que fazer durante esta semana. O que deve ser feito em cada dia e durante quanto tempo deve ser feito.

Anote “o que” deve ser feito, e “quanto” daquilo deve ser feito.
Por exemplo: Confeccionar produtos de encomenda do cliente A e B.
Se você não estipular o quanto, pode ser que faça o cliente A, comece o B e ai pare pela metade, pensando: “Ah, amanhã eu termino!”.

Se necessário, anote “como” você vai fazer.
Por exemplo: Responder aos e-mails de clientes e fornecedores com objetividade. Objetividade significa que você vai se concentrar só em responder a estes e-mails, sem ficar floreando muito nos textos, sem ficar olhando de 2 em 2 minutos se tem alguma mensagem no facebook e sem ficar abrindo outros e-mails que não sejam de clientes ou fornecedores.

Escrever o “porque” é muito importante. Quando existe um motivo, você vai não só cumprir tarefas mas se sentir realizada com elas.

Agora o mais importante: CUMPRA O QUE VOCÊ ESCREVEU, inclusive em relação aos horários!

O ideal é acordar meia hora antes, tomar um bom café, montar esta agenda e, aí sim, começar o seu dia de trabalho. Porque muitas vezes a gente pensa: “Ah, eu só vou abrir o e-mail para ver se tem alguma coisa importante…” Daí acaba abrindo também o facebook, o twitter, o site da loja, outros sites interessantes de e-mails que você recebeu, e ao invés de ficar 15 minutos focado nos e-mails importantes, pronto! Lá se vai a manhã inteira (quando não o dia inteiro), e você tem aquela sensação de que não conseguiu fazer nada.

Vou colocar um exemplo de uma Agenda de Prioridades que você pode fazer e que vai mudar o seu dia-a-dia!

adenda de prioridades

Lembre-se de também colocar em sua agenda as coisas importantes para você, como almoço, café da manhã, manicure (sim, é possível!), supermercado… enfim, tudo que você achava que não teria tempo para fazer. Isso faz você respirar, relaxar a mente, alimentar o corpo e voltar a trabalhar com mais energia.

Outra dica é fazer o possível para terminar a agenda com o último compromisso às 18h ou 19h. Não passe disso! Senão você acaba ficando “bitolado” no trabalho e não vai enxergar as oportunidades e novos conhecimentos que podem estar à sua frente.

Este é o começo da mudança.
Fico aguardando as boas notícias!

Um beijo,
Jo

(imagens: Rock N’ Shoot Studio)

É Coach de Carreira para desenvolvimento de pessoas e negócios criativos, e compartilha conteúdos através do seu site Joludwig. Acredita que todos estamos conectados e que compartilhar nossas experiências faz parte do ciclo da vida.

Veja mais posts deste autor.