Home | Negócio Criativo | Movimento de Valorização do Artesanal

Movimento de Valorização do Artesanal

“Dar um presente artesanal é evitar a espera nas filas nas grandes lojas e nos shoppings mas também é algo que possui um significado muito maior.
Quem compra presentes artesanais tem a satisfação de apoiar diretamente o trabalho de um artista ou artesão. Já quem recebe, ganha algo único, feito com carinho e atenção que podem ser sentidos e vistos no próprio produto.
Um presente artesanal é o resultado de talento e dedicação, fatores que estão ausentes nos produtos provenientes da fabricação em massa/ industrial.”

Há mais de quatro  anos eu traduzi lá no meu blog esta frase que faz parte do Movimento Buy Handmade (ou “compre produtos feitos à mão”). Na época ela viralizou rapidamente e foi reproduzida em inúmeros sites e blogs na Internet. Sinal de que o boom do movimento artesanal moderno estava chegando aqui. Vi, nos últimos anos, a Internet, mudar a cara do artesanato e dos artesãos. Graças à ela, pessoas criativas ganharam visibilidade, formaram comunidades e organizaram eventos incríveis em todo o país. O artesanato, antes rotulado tristemente como ‘terapia de dona-de-casa’, ganhou  status de empreendimento e virou um negócio com oportunidades reais. Até a máquina de costura da vovó perdeu a poeira e virou objeto de desejo. E é claro, o crescimento do Elo7 teve tudo a ver com isso. Um site que eu vi nascer pequenino em 2008 e agora conta com mais de 85 mil artesãos expondo mais de 1,5 milhões de peças online para todo o Brasil e vendendo até para o exterior! Hoje já é possível transformar criatividade em negócio!

Mas agora é hora desta gente criativa mostrar seu valor. Na minha opinião apenas fazer um produto de artesanal não é garantia de sucesso. Não, de jeito nenhum! Por isso não se contente em reproduzir uma técnica de A mais B. Vá além e acrescentam seu toque criativo, único, original em tudo que fizer. Procure seu diferencial. Valorize o fato que você usa materiais de ótima qualidade (você usa, né?) e que seu acabamento é superior ao dos produtos massificados e tristes. Cuide muito bem desta relação direta, pessoal e respeitosa que você como criador tem com seus clientes/consumidores. Existe um fator insubstituível nos produtos artesanais, sabia? Só eles têm alma do criador em sua essência, têm o carinho de alguém que cuidou de cada etapa de sua produção. Isso transparece e resulta em objetos, únicos, exclusivos e personalizados sob medida. Onde mais isso é possível oferecer este cuidado a não ser nos negócios artesanais?

Valorize o que você faz para que o mercado valorize também! Eu sei que as vezes é difícil.Tem a concorrência, a falta de tempo, as cópias, o bloquei criativo, a 25 lotada ….. Mas vamos perseverar e mostrar para todo o mercado o quão fora de série são os produtos artesanais.

Quem topa entrar neste movimento levante a mão! Ou melhor, deixe um comentário ;) .

***

Acompanhe todos os posts do Natal Fora de Série clicando no banner bastidor ali ao lado ou pelos posts já publicados:

  1. Natal Fora de Série + freebies: Agendas organizadoras
  2. Sua loja está pronta para o Natal? Vamos lá! 
  3. Movimento de Valorização do Artesanal

Toda quinta temos um encontro marcado aqui no blog com artigos especiais para se preparar e aproveitas as oportunidades do final de ano.

Sobre Andrea

Publicitária, blogueira e crafter, pensa em artesanato 24/7. Entusiasta do faça-você-mesmo, está sempre a procura de um novo desafio manual. Co-fundadora do blog Superziper.com.

Veja mais posts deste autor.