Gente, vamos ser bem sinceros(as)? Não dá uma raivinha quando encontramos aquele produto incrível numa loja e, quando vamos comprar, percebemos que o produto esgotou?
“Produto indisponível”, “produto fora de estoque” e até mesmo – dependendo do caso – “produto sob encomenda” são frases que fazem sair fumacinha da cabeça, principalmente quando estamos super desejando uma peça a ponto de comprar imediatamente. Depois de ficar frustrado(a), o que você faz? Vai atrás de um produto semelhante em outra loja. E se você faz isso, pode ter certeza que seu cliente o fará também.
O Dia das Bruxas foi ontem, mas mentalizar a cena de um cliente que “quase” comprou um produto e terminou no concorrente dá pesadelos horripilantes até no lojista mais desapegado, né mesmo?
Vamos mudar isso de uma vez por todas! A dica do especial Natal Fora de Série é:
Claro que os produtos artesanais são únicos e na maioria das vezes produzidos sob encomenda. A gente entende, apóia e propõe um Movimento de Valorização do Artesanato. O que estamos sugerindo aqui é ter um estoque de segurança dos produtos mais vendidos, principalmente nessa época de fim de ano, onde a procura aumenta.
O ideal dos ideais é ter estoque da loja inteira, mas você pode começar aos poucos se não tem esta possibilidade.
Pense estrategicamente! Consulte o seu caderno, planilha de controle ou histórico de vendas no Elo7 e veja o que teve mais saída no último Natal. Aproveite os feriados de Novembro e invista na produção de mais peças!
Se começou a vender agora, faça uma pesquisa de mercado (pode ser pela internet mesmo) e veja quais itens os clientes estão procurando essa época para montar seu estoque. E tenha certeza de divulgar os produtos específicos no destaque da loja ou destaque da busca (se você tiver) e nas suas redes sociais.
Presilhas: Ana Tuyama
Você também vende produtos em lojas físicas? A palavra de ordem é organização! Tente o máximo possível não misturar os estoques dedicados à sua loja virtual e o que vai para canais offline (bazares, feiras e lojas de rua).
Imagine se você consegue vender um produto num bazar e ao voltar de lá percebe que um cliente comprou o mesmo produto na sua lojinha? A solução será negociar um prazo maior de entrega para o cliente, o que sempre gera desgastes desnecessários.
E se os seus fornecedores não tiverem mais aquela mesma matéria-prima? A confusão está criada… Por essas e outras, tente não misturar os estoques, pois a reputação da sua loja pode entrar em jogo.
Ter um estoque estratégico é muito importante para a sua loja virtual. Se o produto pode ser comprado rapidamente, é entregue no prazo e a mercadoria é de qualidade, o cliente fica satisfeito e todo mundo sai ganhando. E isso é a base para o sucesso do seu negócio criativo.
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- Natal Fora de Série + freebies: Agendas organizadoras
- Sua loja está pronta para o Natal? Vamos lá!
- Movimento de Valorização do Artesanal
- Venda mais com promoções e frete grátis… você pode!
- Com segurança, seu cliente compra mais
Toda quinta temos um encontro marcado aqui no blog com artigos especiais para se preparar e aproveitar as oportunidades do final de ano.